Dicas para retenção de clientes pós datas comemorativas

As datas comemorativas são valiosas oportunidades para alavancar vendas e expandir negócios. As pessoas estão propensas a consumir mais e com isso, nesses períodos mais possíveis clientes podem conhecer a sua marca. Mas, depois desse momento, como fazer a retenção de clientes? 

Principalmente para o varejo, as datas comemorativas como Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, são períodos de alta demanda. Muitas pessoas não deixam de presentear e no momento de escolherem o produto ou serviço podem chegar até o seu negócio para comprar. 

É fundamental manter um relacionamento ativo com estes consumidores que conheceram a sua marca no período festivo para gerar mais resultados. Para isso, o caminho é adotar uma boa estratégia de retenção de clientes e seguir atingindo metas de vendas em outros períodos do ano. Continue a leitura para conferir dicas!

O que significa fazer a retenção de clientes?

Antes de qualquer dica, para entender o que é fazer a retenção de clientes, saiba que essa estratégia pode ser descrita como um conjunto de ações adotadas por uma empresa visando manter clientes que já compraram do seu produto ou serviço ativos. 

A ideia com estas ações é engajar essas pessoas que já conhecem a sua marca e convencê-los a continuar comprando. Quando um negócio se dedica a realizar a retenção de clientes, ele atua em construir boas experiências para conquistar a satisfação do consumidor e consequentemente, sua fidelidade.

Por que é fundamental reter clientes?

Bom, para alcançar a retenção de clientes é preciso conquistá-los e deixá-los satisfeitos, e sabemos que ter mais consumidores contentes e fiéis resulta em mais crescimento, lucro e reconhecimento de negócios no mercado.

Além disso, vale mencionar alguns números que reforçam o quanto o esforço na atenção aos clientes que já relacionam com a sua marca é importante: 

De acordo com estudo da Harvard Business Review, aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% tem o potencial de expandir os lucros de 25% a 95%. E segundo Kotler, conquistar novos clientes custa entre cinco e sete vezes mais do que manter os já existentes.

Como fazer a retenção de clientes pós datas comemorativas

Agora que entendeu o que significa e a importância de realizar a retenção de clientes, confira dicas para conquistar os consumidores que fizeram negócio com a sua marca durante períodos de datas comemorativas para continuarem realizando compras com sua empresa.

Cumpra o que é prometido no momento da venda

Ofereça uma experiência de compra sem custos e cause uma boa impressão nos clientes. Procure cumprir tudo o que foi prometido durante o processo de vendas, como o prazo de entrega, por exemplo. 

Seja transparente em relação a preços, durabilidade do produto e com isso, conquiste a confiança do cliente com a sua marca. Demonstrando que o cliente não terá surpresas e pode acreditar em tudo que garante entregar com seus produtos ou serviços, as chances dele fechar negócio novamente serão maiores.

Estabeleça um relacionamento com os consumidores

Outra medida para a retenção de clientes é manter a sua marca na memória do consumidor e estabelecer um relacionamento com ele. 

Para isso, procure manter o cliente informado sobre novidades do seu negócio e envie sugestões de produtos ou serviços similares ou relacionados ao que ele já comprou, por exemplo. Faça uso de newsletter ou envie mensagens através dos canais que o seu cliente tem mais costume de usar. 

Ofereça vantagens

A proposta da retenção de clientes é fazer com que os consumidores comprem mais vezes, certo? Então, adote estratégias para estimular com que realizem novos pedidos com a sua marca.

Para isso, algumas boas opções são oferecer benefícios como frete grátis ou cupons de desconto para uma nova compra ou mesmo um e-book com algum conteúdo relacionado ao que foi adquirido. 

Tenha um atendimento de qualidade

Outra medida fundamental para alcançar a retenção de clientes é oferecer um atendimento de qualidade para o consumidor. Todo ponto de contato com o cliente é uma chance para encantá-lo. E para garantir um atendimento eficiente é importante: 

  • Responder com agilidade;
  • Estar sempre disponível para o cliente;
  • Estar no canal que ele costuma/gosta de usar;
  • Atender de forma personalizada;
  • Ter conversas gentis que se aproximem do cliente.

Retenção do cliente com efetividade

Agora, para garantir que as estratégias para a retenção de clientes sejam implementadas com efetividade, você deve contar com a Neppo. Com a nossa plataforma de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel, você garante atendimento eficiente, disponível 24 horas, personalizado.

Além disso, integra todos os canais no mesmo sistema, envia novidades para o consumidor de forma automática pelo meio que ele tem preferência, registra dados dos clientes de maneira simples e organizada. 

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