Como saber qual a visão que o público tem do seu produto? Será que o impacto que a sua empresa causa nas pessoas é positivo ou negativo? Esses insights, ou seja, todas essas informações, valem a pena entender quando o assunto é estar à frente da concorrência.
Você, provavelmente, já desistiu de alguma compra porque ouviu alguém reclamar de alguma marca. Em meio a tantos canais de comunicação que usamos hoje em dia, como e-mail, WhatsApp e redes sociais, fica ainda mais demorado encontrar as críticas e sugestões feitas pelos usuários, mas a análise de sentimento é uma aliada nessa hora. Vamos entender como isso funciona.
Extrair os sentimentos a partir de textos na internet é uma das áreas mais pesquisadas em Processamento de Linguagem Natural (PLN), Inteligência Artificial (IA) e Linguística Computacional.
A análise de sentimento permite classificar as mensagens de texto destinadas a sua empresa. O mais comum é separar o que merece atenção pelas categorias positiva, negativa ou neutra.
A partir disso, é possível identificar se os possíveis compradores e clientes estão felizes, com raiva, satisfeitos ou confiantes, por exemplo. Vale lembrar que até os áudios podem ser convertidos em escrita, então, trata-se de um método que coleta todo o material necessário para a interpretação ser precisa e eficiente.
Um cliente satisfeito pode se tornar um cliente fiel, aquele que vai voltar a comprar o seu produto e também recomendá-lo para os amigos e familiares. Sendo assim, o sentimento das pessoas em relação a sua marca é um dos fatores que está relacionado ao sucesso das vendas.
Por isso, é tão importante que a empresa acompanhe e avalie qual o feedback dos clientes e também os comentários vindo de pessoas que estão curiosas com o produto e buscam saber mais.
Além da fidelização e aumento das vendas, a análise de sentimento conta com várias outras vantagens. Podemos citar a agilidade e a eficiência dessa técnica que contabiliza até mesmo se o emoji usado pela pessoa é feliz ou triste.
Para fazer a análise, a IA é treinada para entender o texto de maneira semelhante aos humanos. Ela vai coletar mensagens em todos canais em que a empresa está presente, como e-mail, WhatsApp, Telegram, comentários em redes sociais e avaliações em sites.
Todos os textos coletados vão ser analisados de acordo com técnicas de PNL. Podem ser estabelecidas regras de classificação de palavras que determinam se a frase é positiva ou não.
Você pode realizar análise de sentimento de forma manual ou programada pela inteligência artificial (IA). E é claro que optamos pela forma mais ágil, econômica e eficiente, que é com a ajuda da tecnologia. Entenda mais sobre as vantagens da análise de sentimento no atendimento ao cliente e não tenha dúvidas de que vale a pena investir em soluções que permitam implementar essa tática.
A análise de sentimento permite avaliarmos a satisfação do cliente e ajuda a entender as suas necessidades para que você possa oferecer o produto adequado e personalizar o atendimento para desenvolver melhor o relacionamento com o cliente.
Nos tópicos abaixo, vamos falar sobre as vantagens de implementar a análise de sentimento na sua empresa e como essa técnica contribui para você alcançar as suas metas no mundo dos negócios.
Uma vez que a análise de sentimento mira para os problemas, fica mais fácil de trazer a solução mais adequada e, consequentemente, aumentar a satisfação do cliente e melhorar as vendas.
Por exemplo, um comprador comenta em alguma publicação das redes sociais da sua empresa que está contente com a qualidade do produto, mas insatisfeito com o atendimento. A análise de sentimento vai filtrar esse comentário e chamar a sua atenção para resolver esse ponto negativo, indicado pelo consumidor.
Checar comentário por comentário e chat por chat é uma tarefa que um funcionário gastaria muito tempo e, ainda, poderia deixar algum detalhe importante para trás.
Com a IA, a análise de sentimento é feita de forma rápida e eficiente. A sua equipe não só poupa tempo, mas também economiza esforços, pois se trata de uma atividade que exige certa concentração quando realizada manualmente.
Essa técnica também permite monitorar a satisfação do cliente em tempo real durante uma campanha de marketing, por exemplo, para que você possa tomar, rapidamente, a providência mais vantajosa.
Quando alguém está em dúvida em relação a adquirir um produto, a decisão de comprar pode vir quando o possível comprador lê opiniões positivas em sites de avaliação. A análise de sentimento também pode filtrar tudo isso para facilitar a sua vida.
A avaliação obtida em pesquisas de satisfação, por exemplo, pode ser usada para programar as respostas a serem enviadas, fortalecendo o relacionamento entre o cliente e a empresa por meio do oferecimento de um atendimento personalizado.
A IA consegue medir o clima da conversa, por meio de ferramentas como o chatbot, um suporte lógico que funciona como um assistente virtual, capaz de manter uma conversa de atendimento em tempo real. Saiba mais aqui.
Agora que você conheceu o que é a análise de sentimento e entendeu como a IA automatiza e torna a jornada do consumidor mais prática, é o momento de você começar a usar essa ferramenta em sua empresa. E a Neppo está aqui para te ajudar!
Para saber qual é a forma mais adequada para aprimorar o atendimento do seu negócio, incluindo adotar a análise de sentimento, deixe o seu contato aqui, que a nossa equipe vai falar com você.
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG
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