Como aplicar o User Experience (UX) no atendimento digital?

O User Experience (UX) no atendimento digital tem o objetivo de garantir a satisfação do cliente através de uma experiência positiva com a empresa. E todos nós sabemos que um atendimento de qualidade é um fator decisivo na hora de fechar uma compra. 

Para entender o que é UX e como aplicar no atendimento digital do seu negócio, continue a leitura e confira as dicas para aproveitar os benefícios desta estratégia na sua marca. 

O que é User Experience (UX) no atendimento digital?

User Experience (UX) significa experiência do usuário. No atendimento digital, essa experiência será o que um consumidor sente ao interagir com uma empresa. 

Este é um fator relevante para qualquer negócio, afinal, se a experiência for boa, certamente, o consumidor vai voltar a comprar com sua marca, mas se o UX for ruim, é bem provável que você perca o cliente. Por isso, devemos nos preocupar em oferecer sempre o melhor atendimento e garantir que qualquer interação do usuário com a sua empresa seja de excelência. 

Qual a importância do user experience no atendimento digital?

O UX coloca o cliente em foco. Pense na seguinte pergunta: “como podemos oferecer o melhor para o cliente? Como esse produto e o meu atendimento vão impactar positivamente na experiência dele?”. As respostas podem ser usadas para guiar atitudes que vão fortalecer o seu relacionamento com os consumidores.

Dessa forma, o user experiência no atendimento é importante para que os clientes se sintam bem em relação a sua marca. Isso vai contribuir para que eles comprem mais e estabeleçam uma parceria duradoura. 

Benefícios do UX no atendimento digital

Para você entender de vez a importância de cuidar do user experience em seu negócio, listamos algumas vantagens de você garantir um atendimento online que cause boas impressões no consumidor:

  • Maior conversão de vendas: Quem tem uma boa experiência antes de tomar a decisão fica mais propenso a fechar negócio;
  • Fidelidade: quando o cliente é bem tratado, ele vai se lembrar da marca para a próxima compra e indicá-la para outras pessoas;
  • Superação das expectativas: ir além da entrega do produto e oferecer uma experiência personalizada ao cliente é uma forma de conquistá-lo, aumentando a sua satisfação. 
  • Economiza recursos: o UX fortalece o relacionamento com o cliente e diminui as chances de erro, portanto, os custos também serão reduzidos. 

Como posso usar o user experience no atendimento digital?

Agora que você entendeu o que é UX e qual a sua importância, vamos conferir como podemos, na prática, aplicar essa estratégia na rotina da sua empresa. Abaixo, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a experiência do cliente com o seu atendimento digital. 

Conheça o cliente

Antes de tomar qualquer atitude, é fundamental que conheça as preferências do cliente e como é feita a interação dele com os seus canais de venda. Saber quais meios de comunicação têm mais visibilidade e trazem mais lucro em vendas é fundamental para você melhorar a experiência do consumidor e evoluir o seu negócio.

Vale lembrar que a empatia e eficiência em qualquer canal de venda é sempre muito importante. Esteja de prontidão para tirar todas as dúvidas e mostrar a funcionalidade dos seus produtos com cordialidade. 

Interação do cliente com o aplicativo ou site

Se a sua loja vende pelo aplicativo ou site, pense na experiência do cliente ao comprar por esses canais. Avalie se as informações são concisas e fáceis de serem encontradas. 

O design da página também reflete no UX, afinal, o cliente é atraído por aquilo que tem uma estética bonita. Sendo assim, procure sempre disponibilizar uma aparência virtual simples, com cores e letras harmônicas e atrativas.

Receber feedbacks e propor melhorias

Todo cliente gosta de ser ouvido. Para você melhorar o seu atendimento, o primeiro passo é saber o que gera a insatisfação do cliente. Uma forma de entender o sentimento do cliente é perguntando diretamente para ele. 

Você pode realizar enquetes nas redes sociais, disponibilizar algum canal de  reclamações, deixar uma caixinha de feedback após uma compra e perguntar quais são as sugestões. Lembrando que os elogios também são úteis para a sua equipe manter o que está sendo bom para o cliente. 

Reduza a fila de espera

Sabemos que nenhum cliente gosta de esperar. Para o consumidor sair satisfeito com a compra, não só a qualidade do produto importa, como também a agilidade do atendimento. 

Para diminuir as filas de espera, a estratégia mais indicada é automatizar o atendimento com soluções que permitam otimizar o contato com o consumidor, como uma plataforma de atendimento digital

Melhore o UX: invista no atendimento inteligente

Bom, agora que já conhece as maneiras de aplicar um user experience no atendimento, para completar as dicas, a gente detalha sobre como colocar esta estratégia em prática com efetividade. 

Para registrar dados e conhecer bem o cliente, conseguir coletar feedbacks com facilidade, reduzir o tempo de atendimento com automatização e muito mais, conte com uma solução de atendimento digital inteligente. 

Com a nossa plataforma Neppo Omnichannel, você oferece soluções rápidas para as necessidades dos clientes, melhorando a satisfação deles e aumentando significativamente as oportunidades de vendas. Além disso, nosso serviço permite que você reúna todos os canais de comunicação no mesmo sistema, para nenhuma informação passar despercebida. 

A plataforma da Neppo está com você!

Para você estar à frente da concorrência, é fundamental que você se preocupe com o UX e ofereça um produto, aliado à excelência do atendimento. Esteja à frente da concorrência e escolha a Neppo Omnichannel para te ajudar a cuidar do seu atendimento com eficiência e conquistar consumidores! Faça um teste gratuito. 

 

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