5 erros que atrapalham o seu atendimento no WhatsApp

O atendimento no WhatsApp ficou cada vez mais comum, tendo em vista que 99% dos smartphones nacionais têm o aplicativo instalado e, desse percentual, 93% das pessoas abrem a ferramenta todos os dias, segundo uma pesquisa feita pelo Opinion Box.

Sendo assim, o WhatsApp passou a ser um canal de vendas no qual você precisa oferecer um atendimento de qualidade para atrair o usuário, vender, e torná-lo um cliente fiel.

Mas como fazer isso? Podemos começar não cometendo erros básicos, e para ajudar nisso, listamos abaixo 5 comportamentos que atrapalham o seu atendimento pelo WhatsApp.

Por que atender no WhatsApp?

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) indica que 72% das empresas utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes. Mas, por que o aplicativo tem essa popularidade entre os negócios? É simples, o atendimento no WhatsApp é prático, ágil e oferece conforto tanto para o cliente quanto para o empreendedor.

O aplicativo permite o uso de chatbots, um bot (robô) capaz de conversar com quem chama, e você não deixa ninguém esperando pela resposta.  Por isso é uma excelente estratégia para aumentar as vendas.

Benefícios de atender no WhatsApp

O WhatsApp está na rotina das pessoas, o que gera mais oportunidades de contato entre a empresa e o cliente. Isso também contribui para aproximar o público e a loja, pois a marca passa a ser um número salvo no celular, permitindo diversas interações.

O aplicativo possibilita o uso de automatizações. No WhatsApp Business API (Interface de Programação de Aplicação), uma versão voltada para o e-commerce (comércio eletrônico), você pode programar respostas automáticas e investir em um chatbot para cuidar dos atendimentos para você, diminuindo a fila de espera e oferecendo autonomia para o cliente.

5 erros que atrapalham o seu atendimento no WhatsApp

Você já sabe que a ferramenta conta com vários benefícios e pode ser explorada pelas empresas em estratégias de atendimento. Entretanto, algumas práticas podem prejudicar esse contato com o cliente e por isso é necessário evitá-las.

Assim, listamos alguns erros que você deve passar longe para que seu atendimento no WhatsApp proporcione uma experiência melhor ao cliente, gerando a sua satisfação e fidelização. Confira abaixo:

Usar uma conta pessoal

Fazer o contato com o cliente ou lead por meio de uma conta pessoal do aplicativo não transmite credibilidade para a pessoa e é um erro no atendimento. Desta forma, para ‘identificar’ empresas, o WhatsApp conta com duas versões que são destinadas aos negócios.

A conta WhatsApp Business, por exemplo, é uma delas. Você pode programar respostas básicas enquanto o cliente espera um funcionário para atendê-lo. Já o WhatsApp Business API serve para a automatização do atendimento. Isso significa que a tecnologia vai cuidar de todas as etapas de conversação para você.

Em meio a tantas ferramentas que podem ser utilizadas para o atendimento, o WhatsApp Business API é a versão que melhor atende a sua empresa, por isso, aposte nela. Para a implementação dessa versão, não basta fazer o download do aplicativo, é necessário também contar com um software. E, disso, a Neppo entende muito bem e estamos aqui para te ajudar, basta deixar seu contato aqui que vamos falar com você.

Não conhecer o cliente

Quando você conhece os gostos do seu público, é mais fácil atrair a atenção dele e personalizar o atendimento de acordo com as preferências de cada cliente.

Uma conversa personalizada, que entende as necessidade de cada pessoa, é uma porta que se abre para que o consumidor se sinta especial, satisfeito e volte a comprar na sua loja, o que gera maior número de vendas.

Desta forma, procure conhecer bem seu cliente para evitar erros de atendimento no WhastApp e também para fidelizá-lo e tornar ele um defensor de sua marca.

Conteúdo irrelevante

Além de estar disponível para os clientes fazerem consultas, o WhatsApp é uma ferramenta que também possibilita que você fortaleça o relacionamento com os clientes. Por isso, elabore uma estratégia de envio de mensagem que seja relevante para eles, com conteúdos como dicas de uso do produto, promoções, novidades, datas comemorativas e mais.

A intenção é ‘alimentar’ ou construir uma relação com o consumidor, assim é necessário conhecer o seu cliente e assim planejar os conteúdos dessas mensagens com base nisso. 

Enviar mensagens sem a autorização

O disparo de mensagens é uma técnica que tem o objetivo de atingir um grande volume de público. Porém, você deve estar atento para não enviar uma notificação para quem não permitiu a conversa. Isso pode gerar insatisfação e as pessoas podem bloquear ou denunciar o seu perfil, levando ao banimento da sua conta.

A autorização para que você possa enviar mensagens no WhatsApp das pessoas se chama Opt-in. Esse consentimento deixa combinado, de forma legal, que o consumidor aceita receber comunicações da sua empresa pelo aplicativo. Você pode pedir a permissão pelo seu site, por SMS ou até mesmo durante uma compra.

Não usar a tecnologia ao seu favor

A tecnologia é uma aliada no contato com as pessoas, e o atendimento no WhatsApp é a prova disso. Ela se tornou um recurso essencial para reduzir ou, em muitos casos, anular a fila de espera, o que contribui para a satisfação do cliente.

E no WhatsApp, uma inovação facilita ainda mais o atendimento: o chatbot. Ele tem a habilidade de conversar de forma semelhante ao humano, o que não causa estranhamento ao cliente, além de oferecer várias outras praticidades, como a agilidade nas respostas. Quando a tecnologia está presente no dia a dia da sua empresa, os processos ficam muito mais automatizados e simples, diminuindo os erros.

Evite erros: Seja omnichannel

Ser omnichannel significa estar pronto para atender em qualquer meio de comunicação que a sua empresa esteja. Se o cliente te chama no Instagram e depois no WhatsApp, a omnicanalidade permite que todas as conversas sejam salvas. Com isso, você demonstra que está prestando atenção, sem precisar perguntar as mesmas coisas que já foram ditas em outro lugar.

Com a Neppo Omnichannel, além de você evitar os erros que atrapalham o seu atendimento, você consegue centralizar as conversas, de modo que o cliente não precise salvar o contato de diferentes setores da sua empresa, como o comercial e financeiro. Basta que ele chame o perfil da sua empresa e a tecnologia vai guiá-lo para a área que ele deseja falar.

Engaje o seu atendimento no WhatsApp: conte com a Neppo

A nossa plataforma, Neppo Omnichannel, é integrada com o WhatsApp Business API. Trata-se de uma solução que oferecemos para um atendimento digital inteligente. O nosso software tem o objetivo de aprimorar a comunicação da sua empresa e fortalecer o relacionamento com o seu cliente.

Com isso, você vai potencializar os seus resultados ao automatizar o seu atendimento no WhatsApp, estando disponível a qualquer hora para conversar com o cliente. Investir em nossa solução é essencial para você vender mais.

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