Não é novidade para ninguém que uma estratégia fundamental e efetiva em qualquer negócio é a experiência do cliente. Até porque uma experiência positiva pode criar defensores da marca e apoiar o crescimento dos negócios, enquanto uma experiência negativa pode afastar os clientes e favorecer a depreciação da empresa.
Porém, existem alguns erros cotidianos que acabam impactando na experiência do cliente. Por isso, nesse texto vamos falar sobre os principais erros na experiência do cliente e fornecer dicas sobre como evitá-los com o uso da Neppo Omnichannel, garantindo uma experiência excepcional ao cliente e o crescimento sustentável do seu negócio.
Mas, antes, que tal entender o que é a Neppo Omnichannel?
Existem tantas possibilidades de canais de atendimento, que é possível disponibilizar aos clientes que sejam atendidos em vários, seja o SMS, e-mail, Facebook ou mesmo o Whatsapp, permitindo a eles escolher de acordo com o objetivo do seu contato e o prazo que tenha para obter a resposta, por exemplo.
Uma solução omnichannel como a da Neppo tem o propósito otimizar a gestão de tantas alternativas, unindo todos os canais em uma única plataforma e ainda possibilitar outras ações, que vão tornar a comunicação da empresa mais efetiva.
Assim, a Neppo Omnichannel, além de permitir que a empresa seja multicanal de forma simplificada, otimizando a gestão e operação das inúmeras possibilidades de canais no mesmo lugar, ainda conta integração com ferramentas de gestão e diversos outros recursos que vão ajudar a evitar os principais erros na experiência do cliente. Confira quais são as principais falhas e como a Neppo Omnichannel contribui para não acontecerem.
O primeiro erro grave é tratar todos os clientes da mesma forma. Hoje em dia, os consumidores esperam que as empresas ofereçam uma experiência personalizada, que seja relevante e trate o cliente com individualização.
Por meio da tecnologia da Neppo Omnichannel, em que você irá possuir todos os dados do cliente em uma única plataforma, é possível personalizar o atendimento com chatbots, enviando mensagens personalizadas seja de compra, venda ou até para perguntar como foi o último atendimento. Dessa forma, você valoriza cada cliente, criando um vínculo emocional que fomenta a lealdade à marca.
H2 Dificuldade na comunicação ou longos períodos de espera
A comunicação é a base de qualquer relacionamento, inclusive o comercial. Muitas empresas cometem o erro de tornar a comunicação com o cliente complexa e ineficiente, deixando o consumidor em longas esperas para conseguir atendimento ou dando respostas que não são efetivas.
E é óbvio que ninguém gosta de esperar, mas todos nós já nos deparamos com a inconveniente situação de ter que ficar por um longo período esperando para receber uma assistência ou atendimento. Longos tempos de espera podem afetar seriamente a percepção que um cliente tem da empresa.
Evite esse erro fornecendo canais de comunicação múltiplos, como e-mail, chat ao vivo e redes sociais. Responda sanando as dúvidas e preocupações dos clientes com assertividade, mostrando que você valoriza o tempo deles e está sempre disponível para ajudar.
E por meio da Neppo Omnichannel, os seus clientes poderão receber respostas imediatas para todas as suas necessidades. O uso de chatbots que existem na tecnologia da Neppo são capazes de responder e interagir 24 horas por dia com inúmeros consumidores ao mesmo tempo.
A equipe de atendimento ao cliente é o “rosto” da empresa e um fator crucial na experiência do cliente. Treinar uma equipe de forma adequada é essencial para evitar erros. Dessa forma, certifique-se de que todos os colaboradores estejam bem informados sobre os produtos e serviços oferecidos, saibam como lidar com situações difíceis e estejam alinhados com os valores e a missão da empresa.
Funcionários bem treinados serão capazes de fornecer um atendimento de excelência, elevando a satisfação do cliente. E uma forma de ajudar a empresa a proporcionar um suporte de qualidade, é por meio da tecnologia. Com os chatbots da Neppo Omnichannel, é possível configurar para entender as necessidades básicas do cliente, e caso não sejam capazes de ajudar propriamente os consumidores, um agente humano será acionado.
Desse modo, juntando treinamento e a tecnologia da Neppo, que permitirá aliar atendimento automático e humano, será muito difícil continuar repetindo os principais erros na experiência do cliente.
O feedback dos clientes é uma rica fonte de informações para o aprimoramento do negócio. Ignorar ou não valorizar o feedback é um erro que pode levar a empresa a perder valiosas oportunidades de melhoria.
Dito isso, crie uma cultura que incentive os clientes a compartilhar suas opiniões e sugestões. Analise cuidadosamente o feedback recebido e implemente mudanças positivas com base nessas informações.
Uma forma de conseguir ter esses feedbacks é por meio do uso da Neppo Omnichannel, nela é possível realizar pesquisas de satisfação, guardar todas as informações e assim utilizá-las para as próximas estratégias.
Evitar os principais erros na experiência do cliente é essencial para o sucesso e crescimento sustentável de qualquer empresa. Personalizar o contato, aprimorar a comunicação, investir no treinamento da equipe, resolver problemas de forma eficiente, e supervisionar o feedback do cliente são passos fundamentais para oferecer uma experiência excepcional.
Priorizar a satisfação do cliente é uma estratégia inteligente, pois os clientes satisfeitos se tornam defensores da marca e consequentemente, compram mais vezes. Ao evitar as falhas mencionadas neste artigo e adotar uma plataforma tecnológica, como a Neppo Omnichannel para auxiliar a evitar os principais erros na experiência do cliente, sua empresa estará no caminho certo para alcançar o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.
E para saber mais sobre a plataforma e fazer até um teste gratuito, fale com a nossa equipe comercial deixando seu contato aqui.
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