Controlar os custos de atendimento é uma necessidade para qualquer empresa. Apesar de despesas relacionadas ao serviço de atendimento ao cliente serem vistas em muitas organizações como um gasto necessário para conquistar e/ou fidelizar o público, independente da finalidade do custo, ele precisa ser moderado.
Afinal, ainda que a sua empresa também veja dessa forma, se não houver um bom controle de despesa, pequenos gastos diários podem evoluir para grandes quantias de dinheiro e comprometer os ganhos do seu negócio. Até porque, os custos excessivos podem afetar a lucratividade e a sustentabilidade do negócio. Porém, existem estratégias eficazes que podem ajudá-lo a gerenciar esses gastos de forma mais eficiente.
Considerando essa necessidade, qual seria a melhor maneira de realizar um controle de despesa efetivo e que ajude a sua empresa a diminuir custos excedentes? Continue a leitura e confira dicas importantes para controlar os custos de atendimento e determinar se você está gastando mais do que deveria.
O primeiro passo para controlar os custos de atendimento é avaliar por completo o seu serviço. Faça uma análise detalhada de como o suporte ao cliente é realizado em seu negócio. Identifique os processos, ferramentas e recursos que estão sendo utilizados e avalie se eles são realmente eficientes.
Para isso, uma medida importante é utilizar ferramentas de análise para monitorar o desempenho do atendimento, como tempo médio de atendimento, taxa de resolução no primeiro contato e volume de seleção por canal.
Assim, ao analisar o modelo de atendimento junto com métricas e dados, é possível identificar possíveis áreas de desperdício de recursos. Com base nessas informações, você ainda poderá verificar as áreas de melhoria e tomar decisões embasadas para otimizar os custos. Às vezes, as práticas podem estar gerando mais gastos do que o necessário.
A automação de processos é uma solução eficiente para reduzir custos de atendimento. Portanto, considere o investimento em soluções tecnológicas que permitam automatizar tarefas repetitivas, como o envio de respostas a perguntas frequentes ou mesmo a implementação de um autoatendimento em seus canais.
Uma plataforma de atendimento digital inteligente permite a automação de conversas e processos, além de muitas outras funcionalidades que otimizam o atendimento ao cliente. Isso não só economiza tempo, mas também permite deixar a equipe de atendimento mais produtiva e direcioná-la para tarefas mais estratégicas e atendimentos mais complexos. E ainda vale mencionar que contar com uma ferramenta assim tornará possível escalar o seu atendimento, permitindo atender ainda mais clientes de uma só vez.
Outro ponto para ser analisado, quando traçar um diagnóstico do seu processo, é a maneira que utiliza seus canais de atendimento. Nem todos os clientes têm as mesmas tendências de comunicação, portanto, é necessário oferecer uma variedade de opções, como telefone, e-mail, chat ao vivo e redes sociais.
No entanto, estar disponível na maior quantidade de canais possíveis não basta. É importante que o uso deles seja eficiente para garantir a efetividade no momento do atendimento, que reduz o tempo gasto em cada contato e contribui para a produtividade das equipes.
Afinal, com canais integrados, fica mais fácil o acesso à jornada do cliente com a marca, e assim é possível agilizar as tratativas. Sem contar que isso também contribui para oferecer uma experiência de excelência ao consumidor, com personalização de interações, sugestões, entre outros processos.
Por último e para entender de vez como controlar os custos de atendimento do seu negócio, aprenda a ouvir os feedbacks e tomar ações baseadas nisso. O feedback do cliente pode fornecer informações valiosas sobre a eficiência e a qualidade do seu atendimento. Dessa forma, esteja aberto para ouvir o que seus clientes têm a dizer e usar esses dados para aprimorar os processos de atendimento.
Ao fazer melhorias contínuas, você poderá reduzir problemas recorrentes e, consequentemente, controlar os custos de atendimento associados a eles.
Avalie seu modelo de atendimento, automatize processos, utilize os canais de atendimento de forma efetiva e analise métricas e dados para controlar os custos de atendimento para o seu negócio. E para garantir que a experiência oferecida ao cliente seja de excelência e ainda minimizar os gastos com esse processo, adote uma plataforma de atendimento digital inteligente, como a Neppo Omnichannel.
Contar com a tecnologia é uma solução certeira para aprimorar processos sem aumentar os gastos. Com a Neppo Omnichannel é possível ter todos os meios de contato com o consumidor no mesmo lugar, monitorar o desempenho do atendimento de forma facilitada e implementar inúmeros outros recursos que vão aprimorar a atenção dada ao cliente.
Faça um teste gratuito e veja na prática como uma solução de atendimento contribui para aprimorar a experiência do cliente, reduzindo custos. Deixe seu contato aqui, que um de nossos especialistas vai falar com você.
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Uberlândia /MG