Como controlar os custos de atendimento do meu negócio?

Controlar os custos de atendimento é uma necessidade para qualquer empresa. Apesar de despesas relacionadas ao serviço de atendimento ao cliente serem vistas em muitas organizações como um gasto necessário para conquistar e/ou fidelizar o público, independente da finalidade do custo, ele precisa ser moderado.  

Afinal, ainda que a sua empresa também veja dessa forma, se não houver um bom controle de despesa, pequenos gastos diários podem evoluir para grandes quantias de dinheiro e comprometer os ganhos do seu negócio. Até porque, os custos excessivos podem afetar a  lucratividade e a sustentabilidade do negócio. Porém, existem estratégias eficazes que podem ajudá-lo a gerenciar esses gastos de forma mais eficiente. 

Considerando essa necessidade, qual seria a melhor maneira de realizar um controle de despesa efetivo e que ajude a sua empresa a diminuir custos excedentes? Continue a leitura e confira dicas importantes para controlar os custos de atendimento e determinar se você está gastando mais do que deveria.

Avalie seu modelo atual de atendimento

O primeiro passo para controlar os custos de atendimento é avaliar por completo o seu serviço. Faça uma análise detalhada de como o suporte ao cliente é realizado em seu negócio. Identifique os processos, ferramentas e recursos que estão sendo utilizados e avalie se eles são realmente eficientes. 

Para isso, uma medida importante é utilizar ferramentas de análise para monitorar o desempenho do atendimento, como tempo médio de atendimento, taxa de resolução no primeiro contato e volume de seleção por canal. 

Assim, ao analisar o modelo de atendimento junto com métricas e dados, é possível identificar possíveis áreas de desperdício de recursos. Com base nessas informações, você ainda poderá verificar as áreas de melhoria e tomar decisões embasadas para otimizar os custos. Às vezes, as práticas podem estar gerando mais gastos do que o necessário.

Automatizar processos

A automação de processos é uma solução eficiente para reduzir custos de atendimento. Portanto, considere o investimento em soluções tecnológicas que permitam automatizar tarefas repetitivas, como o envio de respostas a perguntas frequentes ou mesmo a implementação de um autoatendimento em seus canais.

Uma plataforma de atendimento digital inteligente permite a automação de conversas e processos, além de muitas outras funcionalidades que otimizam o atendimento ao cliente. Isso não só economiza tempo, mas também permite deixar a equipe de atendimento mais produtiva e direcioná-la para tarefas mais estratégicas e atendimentos mais complexos. E ainda vale mencionar que contar com uma ferramenta assim tornará possível escalar o seu atendimento, permitindo atender ainda mais clientes de uma só vez. 

Utilize os canais de atendimento de forma adequada

Outro ponto para ser analisado, quando traçar um diagnóstico do seu processo, é a maneira que utiliza seus canais de atendimento. Nem todos os clientes têm as mesmas tendências de comunicação, portanto, é necessário oferecer uma variedade de opções, como telefone, e-mail, chat ao vivo e redes sociais. 

No entanto, estar disponível na maior quantidade de canais possíveis não basta. É importante que o uso deles seja eficiente para garantir a efetividade no momento do atendimento, que reduz o tempo gasto em cada contato e contribui para a produtividade das equipes. 

Afinal, com canais integrados, fica mais fácil o acesso à jornada do cliente com a marca, e assim é possível agilizar as tratativas. Sem contar que isso também contribui para oferecer uma experiência de excelência ao consumidor, com personalização de interações, sugestões, entre outros processos. 

Esteja aberto ao feedback dos clientes

Por último e para entender de vez como controlar os custos de atendimento do seu negócio, aprenda a ouvir os feedbacks e tomar ações baseadas nisso. O feedback do cliente pode fornecer informações valiosas sobre a eficiência e a qualidade do seu atendimento. Dessa forma, esteja aberto para ouvir o que seus clientes têm a dizer e usar esses dados para aprimorar os processos de atendimento.

Ao fazer melhorias contínuas, você poderá reduzir problemas recorrentes e, consequentemente, controlar os custos de atendimento associados a eles. 

Conclusão

Avalie seu modelo de atendimento, automatize processos, utilize os canais de atendimento de forma efetiva e analise métricas e dados para controlar os custos de atendimento para o seu negócio. E para garantir que a experiência oferecida ao cliente seja de excelência e ainda minimizar os gastos com esse processo, adote uma plataforma de atendimento digital inteligente, como a Neppo Omnichannel.

Contar com a tecnologia é uma solução certeira para aprimorar processos sem aumentar os gastos. Com a Neppo Omnichannel é possível ter todos os meios de contato com o consumidor no mesmo lugar, monitorar o desempenho do atendimento de forma facilitada e implementar inúmeros outros recursos que vão aprimorar a atenção dada ao cliente. 

Faça um teste gratuito e veja na prática como uma solução de atendimento contribui para aprimorar a experiência do cliente, reduzindo custos. Deixe seu contato aqui, que um de nossos especialistas vai falar com você. 

Nossos Produtos

Neppo Omnichannel e Inteligência Artificial

Tecnologia otimizando o atendimento para gerar resultados. Conheça nossas soluções:

OMNICHANNEL MULTICANAL - PLATAFORMA

CHATBOTS WHATSAPP E OUTROS CANAIS

Nosso Blog

Fique por dentro das nossas novidades e da área de tecnologia

Newsletter INSCREVA-SE

Ao se cadastrar, você está de acordo com nossa Política de Privacidade