Como implementar os chatbots para empresas?

Descubra como implementar os chatbots para empresas.

A gente entende que hoje parece impossível um atendimento disponível 24 horas e 7 dias por semana, mas existe uma solução de chatbots para empresas estarem sempre acessíveis para os clientes. Ficou curioso? Continue lendo! 

O chatbot é um tipo de assistente virtual que você programa para atender as necessidades da sua empresa. Como, por exemplo, responder clientes a qualquer momento, otimizar o tempo da equipe e reduzir gastos. Sim, você leu certo, reduzir gastos.

Ao longo deste artigo, a gente vai explicar mais sobre como implementar chatbots para empresas e a importância da utilização dessa solução para aumentar as vendas do seu negócio. 

Afinal, o que é chatbot?

Chatbot é um software capaz de dialogar com os clientes, resolvendo as demandas mais simples, sejam relacionadas a vendas, consultas, emissões de boletos, agendamentos, ou qualquer outra questão.

O assistente virtual vai auxiliar automaticamente quem chama, economizando o tempo da sua equipe e proporcionando uma melhor experiência ao cliente que será atendido de forma rápida.

No mercado geral o chatbot já não é tão novidade, justamente porque se tornou uma ferramenta necessária. Observe marcas líderes de mercado e imagine quantas pessoas teriam que ter na equipe de atendimento para lidar com todos os canais de comunicação manualmente. Inviável, certo?!

Por onde começar?

Para implementar chatbots na sua empresa, será necessário pensar em: canal, conteúdo e software. Para você entender mais sobre o funcionamento deles, explicamos melhor cada um a seguir. 

1. Canal

É o meio em que o chat – conversa – acontece (WhatsApp e Facebook, por exemplo). Esse canal de comunicação deve ser escolhido com base no seu público principal, ou seja, qual canal ele mais utiliza, e nas ferramentas que mais oferecem potencial para vendas. 

Inclusive, você já sabe a diferença entre Whatsapp Business e API Oficial? Confira aqui.

2. Conteúdo

O conteúdo é o texto criado com base na mensagem a ser enviada para direcionar o cliente na resolução da questão. Assim como o canal, a mensagem deve ser escrita de acordo com o público alvo, isso guia se será mais jovial com uso de emojis, por exemplo, ou se será mais sério e direto. Vale usar a criatividade!

3. Software

Por fim, o software é o programa que sustenta e conduz a conversa, como a plataforma da Neppo, do grupo Sankhya. 

O chatbot vai funcionar de acordo com uma base de conhecimento que programamos para que ele atenda o cliente da forma mais adequada. Ele aprende com cada interação recebida, fortalecendo o seu desempenho e anulando as falhas com base em Inteligência Artificial.

Use chatbots para empresas em diferentes áreas

Implementar chatbots beneficia mais de uma área da sua empresa. A inserção da tecnologia nas operações auxilia consideravelmente o desempenho geral dos colaboradores. Confira alguns exemplos de áreas que podem – e devem – utilizar chatbots:

  • Chatbot para marketing: captação de dados e leads; envio de promoções; fidelização através de mensagens parabenizando pela data comemorativa (aniversário ou dia das mães/dia dos pais, por exemplo).
  • Chatbot para vendas/financeiro: realização e atualização de cadastro; solucionar dúvidas; envio de boletos; feedbacks; e informações sobre prazos de entrega. 
  • Chatbot no atendimento: a assistência pode agendar e reagendar procedimentos; encaminhar para o setor responsável pela demanda do cliente; criar reservas; e mandar lembretes.

Vantagens do chatbot

Você já entendeu que o chatbot possibilita que o seu cliente seja atendido a qualquer momento. Agora, listamos outras vantagens que você vai ter quando implementar o chatbot no seu negócio.

Redução de custos

O chatbot vai resolver solicitações simples dos clientes e isso vai poupar tempo da sua equipe, que poderá focar em outras atividades. Mesmo que seja preciso investir para a implementação do chatbot, os resultados de otimização de verba aparecem imediatamente com o uso.

Além da redução de custos, ganha-se com o aumento das vendas com programações de campanhas, envio de mensagens de cobranças e muito mais. Ou seja, financeiramente, implementar chatbots é uma decisão acertada.

Experiência do Cliente

Imagine agora que a fila de espera do seu canal de atendimento está exaustiva, porque os atendentes – hoje – precisam cuidar de muitas demandas operacionais simples, como emitir segundas vias, responder dúvidas simples e outros.

Além de ruim para o seu negócio, a experiência que você promove para o seu cliente é uma experiência falha em agilidade e massante em resolutividade, ou seja, uma experiência ruim para o cliente.

Ao implementar chatbots, você soluciona dúvidas frequentes com facilidade, fica disponível 24 horas por 7 dias e consegue responder imediatamente às demandas dos clientes.

Como dito anteriormente, o chatbot também otimiza outros processos da sua empresa para além do atendimento. Outro exemplo é quando você precisa enviar imagens de promoções – uma a uma – para cada cliente. Isso leva muito tempo e muitas vezes não é viável. Mas com chatbot, isso pode levar apenas alguns segundos.

O chatbot muito mais humanizado

Quem pensa que o chatbot só responde de maneira fria e engessada, está totalmente enganado. A inteligência artificial usada nessas ferramentas é treinada hoje em dia para desenvolver conversas similares aos humanos. Dessa forma, o bot vai usar uma linguagem comum, com frases ideais para seu público-alvo. 

Automatização para campanhas

Não basta reduzir custos e fidelizar clientes, é preciso melhorar as vendas para um resultado completo, certo?! Com chatbot é possível mandar inúmeras mensagens instantâneas em ações de marketing, como Black Friday ou para outras oportunidades de alavancar as vendas.

É possível, também, programá-lo para captar e fornecer dados dos clientes para  guiar e incrementar ainda mais a sua estratégia de marketing. Com as informações dos consumidores na palma da sua mão, você pode colocar os produtos mais vendidos em destaque no site ou criar combos com os itens que estão no estoque há mais tempo, por exemplo.  

Afinal, como implementar o chatbots para empresas?

Agora que você já entendeu o que é chatbot e o tanto que ele auxilia no atendimento, no crescimento das vendas e na fidelização do cliente, enfim é hora de você implementar essa ferramenta na sua empresa.

Finalmente, procure soluções disponíveis no mercado, assim como citado anteriormente, a Neppo é uma empresa sólida no trabalho de desenvolvimento de chatbots. Entenda qual solução tem o melhor custo benefício com o que a sua empresa precisa e comece logo a programação da sua plataforma. Se você quer conhecer mais sobre a Neppo, clique aqui.

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