Como a integração de canais de atendimento ajuda a reduzir custos?

Fazer a integração de canais de atendimento é essencial para garantir uma boa experiência para o consumidor, permitindo uma conversa mais personalizada e vários outros fatores que resultam no aumento da satisfação do cliente. 

Com mais informações reunidas em um só lugar, além de agradar ao consumidor, a tomada de decisão vai ser mais prática, tornando mais fácil a identificação de custos excessivos que podem ser reduzidos. 

Ter canais integrados ainda significará que o negócio está dentro de uma das principais tendências para o atendimento: o omnichannel. Continue a leitura para entender mais sobre este termo e como a integração de canais de atendimento vai resultar na redução de gastos para uma empresa. 

O que é Omnichannel?

Se você lida com atendimento, ao procurar saber sobre tendências para manter seu negócio atualizado neste quesito, com certeza já se deparou com o termo ‘omnichannel’. Isso porque ter um atendimento que seja omnichannel se tornou indispensável.

Afinal, com a pluralidade de redes sociais e tipos de canais de contato que existem, ficou cada vez mais necessário que a empresa esteja onde o cliente estiver. Mas, isto não basta. É preciso que as informações obtidas em todos estes canais estejam centralizadas. E ser omnichannel significa que todos os seus canais de conversa são convergentes, ou seja, integrados. Algo que evita que você perca informações transmitidas nos diferentes meios de contato que usa com o consumidor e permite ter uma conversa eficiente e fluida com o cliente.  

Isso porque com o omnichannel como estratégia, seu negócio oferece ao consumidor uma experiência e discurso únicos independente do canal em que ele entre em contato. Ou seja, se ele começar a tirar uma dúvida pelo WhatsApp, e depois precisar retomar o contato com seu negócio por telefone, por exemplo, com um atendimento omnichannel, você sempre terá acesso ao histórico de interações e poderá seguir a conversa de onde ela parou. 

Qual a importância da integração de canais de atendimento?

Em um mercado comercial cada vez mais competitivo, cuidar do relacionamento com o seu consumidor é uma ação fundamental para agradá-lo e fazer com que ele volte a comprar na sua loja. 

Ser omnichannel, ou seja, fazer a integração dos canais de atendimento, o cliente poderá navegar pelo meio de comunicação que ele quiser, tornando a sua jornada de compra mais prática. Desse modo, a experiência dos usuários com a sua empresa ocorre de maneira fluida, sem que os dados sejam perdidos, demonstrando que o relacionamento com o cliente importa. 

Vantagens de fazer a integração de canais de atendimento

Ser omnichannel e ter os canais de atendimento integrados significa vários benefícios para o negócio. Dentre as principais vantagens, podemos citar:

  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Redução de custos;
  • Melhoria da gestão de dados;
  • Maior competitividade; 
  • Maior eficiência no atendimento.

Tudo isso é otimizado e impacta diretamente na redução dos custos. Vamos explicar melhor no tópico abaixo. 

Como a integração de canais de atendimento reduz custos?

Uma das principais vantagens de ser omnichannel é a redução de custos. Quando você tem as informações centralizadas em uma única plataforma, os esforços são menores e não é necessário contratar mais funcionários para atender cada canal de comunicação, por exemplo. 

E qual negócio não tem a redução de gastos como objetivo? Afinal, esse resultado permite que se possa investir o dinheiro em outras frentes, propiciando o crescimento da empresa. Abaixo, vamos listar algumas formas que você pode poupar dinheiro com a integração de canais de atendimento. 

Melhoria da gestão de dados

Os dados reunidos em um só canal proporcionam um controle mais próximo de todas as informações, sendo possível monitorar e avaliar, em tempo real, a qualidade do atendimento. 

Isso possibilita que a empresa encontre mais rápido os pontos de melhoria e tenha mais dados para analisar a situação e tomar a decisão mais apropriada para o momento. 

Acompanhamento mais próximo dos feedbacks

É por meio do feedback que o consumidor pode avaliar a sua experiência de compra. Essa opinião, mesmo que negativa, é importante para guiar identificar quais melhorias podem ser feitas em sua empresa.  

Com as informações na palma da mão, as melhorias podem ser feitas de maneira mais assertiva, otimizando os seus gastos. Isso também contribui para conhecer melhor os clientes. 

Mais eficiência no atendimento

Fazer a integração dos canais de atendimento é fundamental para melhorar o atendimento da sua empresa, tornando o contato com os consumidores mais ágil e eficiente. Isso promove mais a satisfação dos clientes em cada compra. 

Como fazer a integração de canais de atendimento do seu negócio?

Agora que já sabe as vantagens de ter o omnichannel como estratégia e entende como integrar os canais de atendimento do seu negócio vai resultar até mesmo na redução de custos, a próxima dúvida é: como fazer?

Saiba que a resposta para esta pergunta é mais simples do que imagina. Para isso, basta contar com a tecnologia. Com soluções de atendimento inteligentes você consegue ter todos os canais de atendimento na mesma tela e integrar os meios de contato com o cliente. 

Para promover esta integração no seu negócio, conte com a Neppo Omnichannel. Nossa solução vai registrar todas as interações do consumidor com a sua marca e reunir canais digitais e até mesmo o atendimento telefônico no mesmo lugar. Além de reduzir os custos com a integração de canais de atendimento, você ainda aproveitará inúmeras outras vantagens no seu negócio, como a automatização de processos e conversas, aumento de vendas, crescimento da capacidade de atendimento e muito mais.

Experimente na prática como a integração de canais de atendimento melhora o seu relacionamento com o cliente fazendo um teste grátis da Neppo Omnichannel. Basta deixar o seu contato aqui que a nossa equipe vai falar com você. 

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