A agilidade é um dos fatores ligado diretamente à qualidade percebida no atendimento de um negócio. Por isso, fazer uma gestão de filas de atendimento efetiva, garantindo que o consumidor não irá esperar muito para receber respostas do seu negócio, é fundamental.
Afinal, as pessoas estão cada vez mais imediatistas, e com isso os clientes estão cada vez mais acelerados, além de exigentes e críticos. O uso de canais que facilitam a comunicação é intensificado diariamente, e os meios que são usados para trocas de mensagens instantâneas são os preferidos. Dessa forma, os consumidores se acostumam cada dia mais a receber respostas com rapidez, e essa expectativa não é diferente em relação às marcas.
Portanto, é necessário traçar medidas que vão evitar a demora nos retornos aos consumidores, e assim evitar que fiquem insatisfeitos, e consequentemente, coloquem um fim na relação comercial.
Para otimizar processos e não perder clientes, adotar uma gestão de filas de atendimento efetiva nos canais online é um caminho indispensável. E neste conteúdo você entende mais sobre os impactos da falta de agilidade e confere dicas para garantir uma atenção de qualidade aos clientes, minimizando a espera.
Demorar no atendimento pode levar a perder vendas. Por exemplo, um consumidor pronto para tomar a decisão de compra, mas que antes quer tirar uma dúvida sobre o produto e encaminha uma mensagem à marca. Se a espera por uma resposta for longa, pode levar o consumidor à desistência.
Reflita: pense no esforço que é feito para conduzir o cliente pela jornada de compra, e devido à demora na resposta a uma mensagem, todo esse trabalho fica perdido. Não dá, não é mesmo?
Além de perder vendas, clientes insatisfeitos também impactam na reputação do negócio. Um consumidor descontente tende a publicar avaliações negativas e compartilhar experiências ruins. E assim como ficou mais fácil trocar mensagens com empresas, o poder da internet e das mídias sociais possibilitou que avaliações negativas cheguem a ainda mais pessoas.
Portanto, é importante ter o zelo com o atendimento para não perder vendas ou ficar mal visto no mercado.
Há duas formas de agilizar o atendimento: reduzir o tempo gasto com cada cliente e reduzir as filas. Porém, seja qual for a medida adotada, tenha sempre o cuidado para que a busca por rapidez não afete outros aspectos fundamentais para a qualidade do atendimento. Pois ações inadequadas causam mais prejuízos do que benefícios.
Para não errar na estratégia de uma boa gestão de filas de atendimento online, confira algumas dicas:
A falta de um fluxo de atendimento é um dos fatores que pode ocasionar a demora nas respostas aos clientes e a consequente insatisfação deles. O fluxo é o ‘desenho’ de um passo-a-passo para conduzir um atendimento, indicando os procedimentos desde que uma solicitação é recebida até a sua solução.
Desenvolver um fluxo de atendimento faz com que você visualize todos os passos seguidos e elimine passos desnecessários, possibilitando tornar o processo otimizado e eficiente.
Implementar diversos canais de atendimento não basta para agradar o cliente. É preciso oferecer um processo inteligente, que não deixe o cliente com a percepção de que conversa com empresas diferentes ao entrar em contato em meios diferentes. Para evitar isso, é fundamental ter os canais integrados.
Imagine que o cliente faz uma solicitação por meio do WhatsApp, e mais tarde, ele tenta acompanhar o andamento dessa mesma solicitação, mas desta vez ele entra em contato por meio do chat no site da empresa.
Se não há integração, é bem provável que o atendente solicite que o consumidor repita informações já compartilhadas no contato anterior, feito pelo WhatsApp. Nenhum cliente quer isso, não é mesmo? Sem contar que isso fará com que o atendimento demore ainda mais.
Fazer a integração dos canais de contato significa ter um atendimento omnichannel, que é um forte tendência no mercado e indispensável para marcas que querem um processo eficiente e assim, conquistar o cliente que se sente reconhecido, único e importante pelo negócio.
Quanto mais qualificados forem os profissionais de atendimento, mais recursos eles terão para desempenhar seu trabalho de maneira eficaz e eficiente. Portanto, invista sempre em treinamentos e capacitações para a equipe.
À medida que uma empresa cresce, a demanda por atendimentos também aumenta, e recursos devem ser implementados para conseguir cuidar de todos os contatos recebidos. Uma ótima solução para ampliar a capacidade de atendimento de maneira eficiente e apoiar a equipe dedicada a essa função, é apostar na automatização de processos e conversas.
Com o uso de recursos tecnológicos, como os chatbots, é possível fornecer respostas imediatas, oferecer atendimento sem interrupções e, além de automatizar conversas, também tornar automático a realização de processos, como o envio de boletos e documentos para clientes, permitindo o autoatendimento e a redução do tempo para solucionar demandas.
Para garantir o sucesso da sua estratégia de gestão de filas de atendimento e colocar em prática todas as dicas com eficiência, o caminho é contar com uma plataforma de atendimento digital. Por meio de uma solução como essa é possível implementar a automatização de conversas e processos, criar fluxos organizados e efetivos, além de integrar os canais de atendimento.
E para colocar essa medida em prática, conte com a Neppo. A nossa plataforma de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel, oferece diversas funcionalidades que vão garantir uma experiência positiva para o seu cliente. Nossa solução é flexível e vai se adaptar aos processos do seu negócio, inclusive você pode testar de maneira gratuita e ver na prática como o seu atendimento pode ser aprimorado. Deixe seu contato aqui que nossos especialistas vão falar com você.
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |