O chat é mais uma opção de canal de vendas para impulsionar o crescimento da empresa. Uma boa estratégia para vender por chat vai gerar mais oportunidades, além de oferecer praticidade ao cliente.
Além de ser uma ferramenta de atendimento em e-commerces e sites que, junto a outras ferramentas que podem ser implementadas, também vai proporcionar mais um meio para o consumidor entrar em contato com seu negócio, e consequentemente contribui para uma experiência mais positiva do cliente com a sua marca.
Acompanhe o texto para conferir dicas para vender por chat e aumentar os seus resultados.
O que é um chat online?
O chat no comércio online é uma ferramenta de atendimento ao cliente que serve como um canal de contato entre o consumidor e a loja, possibilitando uma comunicação mais rápida e eficiente.
Existem ferramentas que podem ser implementadas ao chat online, como o chatbot, que é capaz de fornecer atendimento ao cliente a qualquer momento do dia, o que pode aumentar significativamente as suas oportunidades de vendas.
Qual a importância de usar o chat para o atendimento?
Em meio ao mercado competitivo do e-commerce, quando o consumidor entra em contato, sua empresa deve estar pronta para atendê-lo, evitando que ele desvie a atenção para a concorrência.
Além de proporcionar essa agilidade, o chat é fundamental para o cliente se sentir ainda mais seguro em sua compra, principalmente aqueles que não conseguem visitar presencialmente a loja. Sem contar que é mais uma forma de aumentar os canais de atendimento, favorecendo o aumento das vendas.
Dicas para aumentar as vendas pelo chat
O chat utilizado de forma atrativa, oferecendo um bom atendimento, ajuda a melhorar a satisfação da experiência de compra e fidelizar os clientes.
Se você está em dúvida sobre como usar o chat ao seu favor, fique atento às dicas a seguir, pois separamos algumas atitudes e comportamentos que vão te ajudar a vender por chat e aumentar os resultados.
Não deixe o cliente esperando
Se o usuário entrar em contato com a sua empresa e demorar para ser atendido, ele pode perder a paciência e avaliar negativamente o seu atendimento, além de desistir da compra.
Para evitar esse problema, é necessário que você esteja pronto para atender o cliente na hora que ele precisar, mesmo que seja um problema, ofereça rapidamente uma solução eficaz.
Use os chatbots
Com o uso de chatbots seu atendimento será automatizado e seu negócio estará pronto para atender o usuário que chamar você pelo chat de imediato, resultando na redução da fila de espera.
Essa ferramenta ainda é capaz de receber um treinamento para atender os clientes de forma personalizada. Caso a mensagem só possa ser respondida por um funcionário, o chatbot pode direcionar o chat para o especialista da sua empresa concluir o atendimento.
Gere leads no chat
Mesmo que o usuário não tenha interesse em comprar no momento que ele está em contato com a sua empresa, é valioso que você pegue algumas informações como e-mail para incluir a pessoa em mailings para envio de e-mails de marketing, por exemplo, abrindo as portas para futuras interações.
Os leads representam os consumidores com potencial de se tornarem clientes. Essa estratégia, assim como outras citadas nesse texto, são fundamentais para você conseguir melhorar as suas vendas pelo chat.
Use o chat nos diferentes canais de comunicação
As redes sociais e os aplicativos de conversa passaram a fazer parte da população. O seu anúncio ou perfil nas redes sociais pode direcionar o usuário para um chat com você, portanto, é importante a presença da sua empresa nos chats de todos os canais de comunicação.
Mas esteja preparado para quando o cliente envia mensagem em mais de um lugar. Para isso, confira a próxima dica.
Seja Omnichannel
Quando você passa a ser omnichannel, todos seus canais de atendimento estarão integrados. Com isso, as mensagens enviadas nos diferentes canais de comunicação estarão reunidas em um só lugar, evitando que informações sejam perdidas.
Isso demonstra cuidado e atenção no atendimento ao cliente, o que gera mais satisfação e conversão em vendas, propiciando o fortalecimento do relacionamento com o consumidor.
Preocupe-se com o pós-venda
O chat é um canal que possibilita uma comunicação mais próxima ao cliente. Você pode aproveitar isso para enviar mensagens agradecendo pela compra, ou de novas promoções, por exemplo.
Uma maneira de perceber como está o nível de satisfação do cliente com a sua empresa é o feedback. Essa pesquisa pode ser enviada após uma venda pelo chat e as respostas podem guiar melhorias mais assertivas.
A Neppo Omnichannel contribui para o aumento de vendas no chat
Agora que você já conhece mais sobre o chat, está na hora de potencializar as vantagens com a Neppo Omnichannel, nossa plataforma de atendimento digital inteligente.
Com nossa solução, você consegue automatizar conversas e processos, ficando disponível para responder o cliente a qualquer momento. Além disso, as informações enviadas nos chats dos diferentes canais estarão reunidas na plataforma, melhorando a sua relação com os clientes e proporcionando vários outros benefícios.
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