Mensagem em massa no WhatsApp: vale a pena?
É indispensável manter uma comunicação constante com os clientes. Afinal, é preciso permanecer na mente deles, para que ao precisarem de produtos ou serviços dos quais sua empresa oferece, ela esteja na lembrança para que seja a escolha na hora de fechar uma compra. Pensando nisso, pode parecer um desafio para as empresas se comunicar de forma rápida e com uma grande quantidade de clientes ao mesmo tempo. Mas, há soluções para estes casos como o envio de mensagens em massa pelo WhatsApp.
O aplicativo de mensagens instantâneas é uma valiosa solução para esta estratégia de comunicação, pois permite o envio de mensagem em massa mediante o cuidado com algumas regras estabelecidas pela Meta. E, sem contar, que o WhatsApp é o app mais popular do Brasil, instalado em 99% dos smartphones do país. Assim, são grandes as chances da sua mensagem ser efetiva.
Continue lendo o texto que vamos te explicar melhor como as mensagens em massa pelo WhatsApp podem auxiliar o seu negócio.
O envio de mensagens em massa nada mais é do que encaminhar, seja em qual for o formato (e-mail, SMS, Whatsapp, Telegram), mensagens para uma grande quantidade de pessoas, normalmente com o objetivo de alcançar o maior público possível. Para isso, é indispensável o uso de ferramentas e estratégias.
Um exemplo muito comum são os e-mails marketing, que consiste em uma comunicação massiva por parte de uma empresa ou veículo de comunicação com o objetivo de alcançar várias pessoas em poucos segundos.
Porém, diferente do e-mail marketing, o envio de uma mensagem em massa pelo WhatsApp só pode ser feito utilizando o WhatsApp Business, a versão voltada para empresas se comunicarem com seus clientes, com o recurso “lista de transmissão”. E ainda, seguindo diversas diretrizes indicadas nas políticas comerciais do WhatsApp, sendo que a quebra das regras é passível de punição podendo levar até ao banimento do número usado por quebrar as políticas de uso.
Assim, criar uma lista de transmissão será o primeiro passo para começar a enviar mensagens em massa no WhatsApp. E para seguir com o processo, tenha conhecimento da política comercial do app para não correr o risco de ser punido por descumprir alguma diretriz. Acesse nosso conteúdo sobre o tema para ficar por dentro: conheça a política comercial do WhatsApp
Com as atualizações nem tão recentes assim do WhatsApp Business, um dos recursos mais conhecidos é o envio de mensagens utilizando uma lista de transmissão. De fato, realmente é muito mais fácil e rápido mandar mensagens para todos os clientes de uma vez e por isso essa função se tornou tão popular.
Usar o recurso do envio de mensagens em massa no WhatsApp tem muitos benefícios para o negócio. E o principal deles é a popularidade do aplicativo como já mencionamos.
Há grandes chances da sua comunicação ser efetiva, pois às vezes o envio de um e-mail pode passar despercebido, mas é muito provável que o seu contato esteja no WhatsApp respondendo a mensagens recebidas de amigos ou familiares.
De acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil, da Panorama Mobile Time/Opinion Box, 99% dos smartphones do país têm o app instalado e 85% dos usuários abrem o WhatsApp diariamente. Confira ainda outras vantagens do envio de mensagens em massa no WhatsApp.
Sabe aquele cliente que interagiu recentemente com sua marca? Aquela que deixou o e-mail no site, ou salvou produtos nas redes sociais? Pois é, esse público está propenso a fechar negócio, ou seja, é um potencial cliente para a sua empresa.
Por isso, muitas estratégias de marketing são focadas nesse primeiro contato para “esquentar” os alvos e aumentar a chance de fechar negócios. Uma delas pode ser o envio de mensagens em massa no WhatsApp, pois este formato ajuda a se comunicar com uma grande quantidade do público de forma otimizada, e já se aproximar do consumidor.
Uma das vantagens mais práticas do envio de mensagem em massa é o fortalecimento da marca perante o mercado. Isso porque uma grande quantidade de pessoas terá acesso ao conteúdo do negócio ao mesmo tempo.
Assim, a empresa fica cada vez mais reconhecida, se destacando perante os concorrentes e aumentando as chances de vender mais no médio e longo prazo.
Por último, o envio de mensagens em massa pode gerar um bom número de conversões para o seu negócio, os famosos leads qualificados que são tão buscados. Utilizar essa estratégia é uma forma de incluir o cliente dentro do funil de vendas.
Com isso, estes consumidores passam a fazer parte da sua lista de contatos e você pode criar uma sequência de conteúdos para serem enviados a eles, e assim encaminhar também mensagens em outros casos como:
Para você entender melhor, mesmo que a taxa de conversão da estratégia seja baixa (pois mira mais na quantidade do que na qualificação do público), ainda assim o número de vendas pode ser significativo. Por exemplo, uma conversão de 0,1% de uma lista de 100.000 mil pessoas equivale a 100 vendas.
Mas, como passar a utilizar o envio de mensagem em massa no WhatsApp no seu negócio? O caminho é mais simples do que imagina. É importante ter a ferramenta certa para fazer uma comunicação com qualidade e não correr riscos de estar em desacordo com as regras estabelecidas pela Meta.
Por isso, para ser assertivo nesta ação e poder até mesmo automatizar este contato, tenha a solução mais robusta para a comunicação entre empresas e clientes, o WhatsApp Business API. Confira aqui mais detalhes sobre ela e conte com a Neppo para transformar a comunicação do seu negócio e também fazer o envio de mensagem em massa no WhatsApp.
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG
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