Mensagem em massa no WhatsApp: vale a pena?

É indispensável manter uma comunicação constante com os clientes. Ao permanecer sempre na visão, sua empresa fica na lembrança para que vire opção de compra. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Pensando nisso, pode parecer um desafio para as empresas se comunicarem de forma rápida e com uma grande quantidade de clientes ao mesmo tempo. Mas, há soluções que envolvem tecnologia para, por exemplo, o envio de mensagens em massa pelo WhatsApp. Vamos falar mais sobre isso!

O aplicativo de mensagens instantâneas é essencial para qualquer estratégia de comunicação, conforme algumas regras estabelecidas pela Meta. E, lembre-se: o WhatsApp é o app mais popular do Brasil, instalado em 99% dos smartphones do país. Assim, são grandes as chances da sua mensagem ser efetiva dentro de uma campanha. 

Tá, mas o que é comunicação em massa?

O envio de mensagens em massa nada mais é do que encaminhar, seja em qual for o formato (e-mail, SMS, WhatsApp, Telegram), mensagens para uma grande quantidade de pessoas, normalmente com o objetivo de alcançar o maior público possível. Para isso, é indispensável o uso de ferramentas e estratégias.

Um exemplo muito comum são os e-mails marketing, que consiste em uma comunicação massiva por parte de uma empresa ou veículo de comunicação com o objetivo de alcançar várias pessoas em poucos segundos.

Porém, diferente do e-mail marketing, o envio de uma mensagem em massa pelo WhatsApp só pode ser feito utilizando o WhatsApp Business, a versão voltada para empresas se comunicarem com seus clientes, com o recurso “lista de transmissão”. E ainda, seguindo diversas diretrizes indicadas nas políticas comerciais do WhatsApp, sendo que a quebra das regras é passível de punição podendo levar até ao banimento do número usado por quebrar as políticas de uso. Ou seja, é muito importante usar de forma estratégica.

Assim, criar uma lista de transmissão será o primeiro passo para começar a enviar mensagens em massa no WhatsApp. E para seguir com o processo, tenha conhecimento da política comercial do app para não correr o risco de ser punido por descumprir alguma diretriz. Acesse nosso conteúdo sobre o tema para ficar por dentro: conheça a política comercial do WhatsApp.

Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp?

Com as atualizações do WhatsApp Business, um dos recursos mais conhecidos é o envio de mensagens utilizando uma lista de transmissão. De fato, realmente é muito mais fácil e rápido mandar mensagens para todos os clientes de uma vez e, por isso, essa função se tornou tão popular. 

Para que você possa utilizar essa funcionalidade acesse aqui um passo a passo criado pelo próprio WhatsApp.

Quais as vantagens de utilizar mensagem em massa no WhatsApp?

Usar o recurso do envio de mensagens em massa no WhatsApp tem muitos benefícios para o negócio. E o principal deles é a popularidade do aplicativo como já mencionamos. 

Há grandes chances da sua comunicação ser efetiva, pois às vezes o envio de um e-mail pode passar despercebido, mas é muito provável que o seu contato esteja no WhatsApp respondendo a mensagens recebidas de amigos ou familiares. 

De acordo com a Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, de agosto de 2023, 99% dos smartphones do país têm WhatsApp instalado e 98% dos usuários abrem o app diariamente. Confira ainda outras vantagens do envio de mensagens em massa no WhatsApp:

1. Primeiro contato com grande parte do público

Sabe aquele cliente que interagiu recentemente com sua marca? Aquela que deixou o e-mail no site, ou salvou produtos nas redes sociais? Pois é, esse público está propenso a fechar negócio, ou seja, é um potencial cliente para a sua empresa. 

Por isso, muitas estratégias de marketing são focadas nesse primeiro contato para “esquentar” os alvos e aumentar a chance de fechar negócios. Uma delas pode ser o envio de mensagens em massa no WhatsApp, pois este formato ajuda a se comunicar com uma grande quantidade do público de forma otimizada, e já se aproximar do consumidor. 

2. Fortalecimento da marca por meio de mensagem em massa no WhatsApp

Uma das vantagens mais práticas do envio de mensagem em massa é o fortalecimento da marca perante o mercado. Isso porque uma grande quantidade de pessoas terá acesso ao conteúdo do negócio ao mesmo tempo. 

Assim, a empresa fica cada vez mais reconhecida, se destacando perante os concorrentes e aumentando as chances de vender mais no médio e longo prazo.

3. Gera um bom número de conversões

Por último, o envio de mensagens em massa pode gerar um bom número de conversões para o seu negócio, os famosos leads qualificados que são tão buscados. Utilizar essa estratégia é uma forma de incluir o cliente dentro do funil de vendas. 

Com isso, os consumidores passam a fazer parte da sua lista de contatos e você pode criar uma sequência de conteúdos para serem enviados a eles, e assim encaminhar também mensagens em outros casos como: 

  • Quando a empresa precisa queimar um estoque;
  • No lançamento de um novo produto;
  • Durante uma promoção específica;
  • Para bater alguma meta.

Para você entender melhor, mesmo que a taxa de conversão da estratégia seja baixa (pois mira mais na quantidade do que na qualificação do público), ainda assim o número de vendas pode ser significativo. Por exemplo, uma conversão de 0,1% de uma lista de 100.000 mil pessoas equivale a 100 vendas.

Mas, como passar a utilizar o envio de mensagem em massa no WhatsApp no seu negócio? O caminho é mais simples do que imagina. É importante ter a ferramenta certa para fazer uma comunicação com qualidade e não correr riscos de estar em desacordo com as regras estabelecidas pela Meta.

Por isso, para ser assertivo nesta ação e poder até mesmo automatizar este contato, tenha a solução mais robusta para a comunicação entre empresas e clientes, o WhatsApp Business API. Confira aqui mais detalhes sobre ela e conte com a Neppo para transformar a comunicação do seu negócio e também fazer o envio de mensagem em massa no WhatsApp. 

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