WhatsApp no Varejo: como utilizar essa ferramenta?

Com milhões de usuários ativos diariamente, a plataforma de mensagens instantâneas apresenta um enorme potencial para apoiar os negócios, mas como usar com estratégia o WhatsApp no varejo?

A maioria das empresas já utiliza o canal de comunicação digital, principalmente o WhatsApp Business, que é a versão que foi desenvolvida exclusivamente para empresas, com uma interface simples, intuitiva e vários recursos que aprimoram o uso do app para negócios. Quando falamos da utilização do WhatsApp no varejo, a plataforma é uma ferramenta importante na jornada de compras do consumidor do setor. 

Até porque, com o aplicativo, é possível personalizar cada vez mais as respostas e o seu perfil. Um ponto de destaque é que o brasileiro já está familiarizado com a plataforma. Inclusive, uma pesquisa da Opinion Box, mostra que o índice de aparelhos celulares do Brasil que possuem o WhatsApp instalado é de 99%. 

Diante dessa popularidade, podemos entender o quanto a ferramenta é útil tanto para o comércio, pequenas lojas e profissionais independentes, quanto para grandes varejistas. Neste conteúdo, vamos explorar como aproveitar o máximo do WhatsApp no varejo para alavancar suas vendas e fortalecer seu relacionamento com os clientes.

Qual a função do WhatsApp no varejo?

Bom, vamos começar com dados, segundo o Sebrae, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por empreendedores no Brasil, sendo explorado por 75% deles. Ou seja, ¾ das empresas brasileiras, usam o aplicativo para fazer negócios, e unindo com outros dados também disponibilizados pela Opinion Box (mais de 80% dos brasileiros usam o WhatsApp para conversar com marcas), quer dizer que os consumidores gostam da facilidade e praticidade de conversar e fazer negócio pelo aplicativo. 

Dessa forma, a função do WhatsApp no varejo é facilitar o contato, personalizar a comunicação da empresa com o consumidor e agradá-lo, tendo em vista que os números mostram a preferência dos brasileiros em trocar mensagens com empresas pela plataforma. E pensando nisso, se o seu negócio ainda não está lá, é melhor se apressar, pois é bem provável que o seu concorrente já esteja.

Para começar, é importante entender como usar o WhatsApp no varejo. Para isso, preparamos três dicas para sua empresa: 

#Dica 1: Construindo uma presença online forte

Para aproveitar todo o potencial do WhatsApp no ​​varejo, é essencial construir uma presença online sólida. Isso inclui criar um perfil comercial no WhatsApp Business, que oferece recursos específicos para empresas, como a criação de catálogos de produtos e a segmentação de clientes por meio de listas de transmissão.

Além disso, otimize seu perfil comercial para os motores de busca. Utilize palavras-chave relevantes no nome do perfil, na descrição e nas mensagens de saudação. Isso irá ajudar a aumentar a visibilidade da sua empresa nas pesquisas online.

Você já ouviu falar sobre API WhatsApp? O recurso é super importante que empresas consigam aproveitar ainda mais o que a plataforma tem a oferecer. Leia aqui o artigo que preparamos sobre o tema.

#Dica 2: Crie listas de transmissão segmentadas

O WhatsApp Business permite criar listas de transmissão, que é uma ótima maneira de segmentar seus clientes. Você pode agrupá-los de acordo com interesses, histórico de compra ou qualquer outro dado relevante. 

Assim, você pode enviar mensagens direcionadas e personalizadas para cada grupo, aumentando a eficácia das suas campanhas de marketing, além de conseguir promover ofertas exclusivas por meio das listas. 

Envie promoções especiais, cupons de desconto ou brindes exclusivos diretamente para o telefone dos clientes, por meio das listas de transmissão. Isso cria um senso de urgência e inicia a interação de forma imediata, o que pode resultar em um aumento nas vendas.

#Dica 3: Utilize mensagens automáticas

Aproveite a função de mensagens automáticas disponível na versão mais robusta do WhatsApp, a Business API, que comentamos ali atrás, para fornecer respostas rápidas e personalizadas para os seus clientes. Isso pode incluir agradecimentos pela mensagem recebida, confirmação de pedidos, informações sobre o status de entrega ou até mesmo promoções especiais. As mensagens automáticas economizam tempo e proporcionam uma melhor experiência para seus clientes. 

Outro ponto, é a personalização das mensagens automáticas, que podem ser feitas de maneira mais inteligente. Por meio de chatbot, é possível personalizar um grande volume de mensagens, entre vários outros recursos. Assim, você consegue atender demandas de forma ágil e consegue aprimorar diversas ações nas fases da jornada de compra do seu cliente.

Outras vantagens de implantar chatbots para o WhatsApp no varejo

  • atendimento ao cliente 24 horas, 7 dias na semana;
  • agilidade para solucionar dúvidas e problemas;
  • auxilia na finalização de compras;
  • otimização nos processos logísticos;
  • personalização de mensagens;
  • fidelização de clientes por meio do bom atendimento.

Enfim, o WhatsApp oferece uma variedade de oportunidades para os negócios no varejo. E para aproveitar ainda mais essas possibilidades, é fundamental treinar o time de vendas para fazer o melhor uso da solução. Inclusive, você confere dicas sobre como os vendedores podem ter melhores resultados com a ferramenta acessando aqui

Junto com um time preparado, e ao construir uma presença online forte, você pode aproveitar todo o potencial dessa solução de comunicação para melhorar suas vendas e fortalecer o relacionamento com seus clientes. E se você ficou curioso sobre como implementar chatbots para melhorar ainda mais a função do WhatsApp no Varejo, ou mesmo quer entenda mais sobre soluções auxiliares em comunicação, conheça a Neppo! 

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