Nos últimos anos, o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de comunicação no mundo todo. Com milhões de usuários ativos diariamente, a plataforma de mensagens instantâneas apresenta um enorme potencial para apoiar os negócios no varejo.
Principalmente com o uso do WhatsApp Business, já que essa versão foi desenvolvida exclusivamente para empresas, com uma interface simples, intuitiva e vários recursos que aprimoram o uso do app para negócios. E quando falamos da utilização do WhatsApp no varejo, a plataforma já é uma ferramenta importante na jornada de compras do consumidor do setor.
Até porque, com o aplicativo, é possível personalizar cada vez mais e outro ponto de destaque é que o brasileiro já está familiarizado com a plataforma. Inclusive, a pesquisa da Opinion Box, que mostra que o índice de aparelhos celulares do Brasil que possuem o WhatsApp instalado é de 99%.
Diante dessa popularidade, podemos entender o quanto a ferramenta é útil tanto para o comércio local, pequenas lojas e profissionais independentes, quanto para grandes varejistas. Neste conteúdo, vamos explorar como utilizar o WhatsApp no varejo para alavancar suas vendas e fortalecer seu relacionamento com os clientes.
Bom, vamos começar com dados, segundo o Sebrae, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por empreendedores no Brasil, sendo explorado por 75% deles. Ou seja, ¾ das empresas brasileiras, usam o aplicativo para fazer negócios, e unindo com outros dados também disponibilizados pela Opinion Box (mais de 80% dos brasileiros usam o WhatsApp para conversar com marcas), quer dizer que os consumidores gostam da facilidade e praticidade de conversar e fazer negócio pelo aplicativo.
Dessa forma, a função do WhatsApp no varejo é facilitar, personalizar a comunicação da empresa com o consumidor e agradá-lo, tendo em vista que os números mostram a preferência dos brasileiros em trocar mensagens com empresas pela plataforma. E pensando nisso, é sempre bom levar uma “cutucada” se o seu negócio ainda não está lá, é melhor se apressar, pois é bem provável que o seu concorrente já esteja.
Para começar, é importante entender como usar o WhatsApp no varejo, e preparamos três dicas para sua empresa:
Para aproveitar todo o potencial do WhatsApp no varejo, é essencial construir uma presença online sólida. Isso inclui criar um perfil comercial no WhatsApp Business, que oferece recursos específicos para empresas, como a criação de catálogos de produtos e a segmentação de clientes por meio de listas de transmissão.
Além disso, otimize seu perfil comercial para os motores de busca. Utilize palavras-chave relevantes no nome do perfil, na descrição e nas mensagens de saudação. Dessa forma, irá ajudar a aumentar a visibilidade da sua empresa nas pesquisas online.
O WhatsApp Business permite criar listas de transmissão, o que é uma ótima maneira de segmentar seus clientes. Você pode agrupá-los de acordo com interesses, histórico de compra ou qualquer outro dado relevante.
Dessa forma, você pode enviar mensagens direcionadas e personalizadas para cada grupo, aumentando a eficácia das suas campanhas de marketing, além de conseguir promover ofertas exclusivas por meio das listas.
Envie promoções especiais, cupons de desconto ou brindes exclusivos diretamente para o telefone dos clientes, por meio das listas de transmissão. Isso cria um senso de urgência e inicia a interação de forma imediata, o que pode resultar em um aumento nas vendas.
Aproveite a função de mensagens automáticas disponível na versão mais robusta do WhatsApp, a Business API para fornecer respostas rápidas e personalizadas para os seus clientes. Isso pode incluir agradecimentos pela mensagem recebida, confirmação de pedidos, informações sobre o status de entrega ou até mesmo promoções especiais. As mensagens automáticas economizam tempo e proporcionam uma melhor experiência para seus clientes.
Outro ponto, é a personalização das mensagens automáticas, que podem ser feitas de maneira mais inteligente. Por meio de chatbots, em que é possível personalizar um grande volume de mensagens, entre vários outros recursos. São eles que atendem a demanda de forma ágil e conseguem aprimorar diversas ações nas fases da jornada de compra do cliente.
Inclusive, outras vantagens de implantar o uso de chatbots para o WhatsApp no varejo, são:
Enfim, o WhatsApp oferece uma variedade de oportunidades para os negócios no varejo. E para aproveitar ainda mais essas possibilidades, é fundamental treinar o time de vendas para fazer o melhor uso da solução. Inclusive, você confere dicas sobre como os vendedores podem ter melhores resultados com a ferramenta acessando aqui.
Junto com um time preparado, e ao construir uma presença online forte, você pode aproveitar todo o potencial dessa solução de comunicação para melhorar suas vendas e fortalecer o relacionamento com seus clientes. E se você ficou curioso sobre como implementar chatbot para melhorar ainda mais a função do WhatsApp no Varejo, ou mesmo quer fazer um teste gratuito, entenda mais sobre o assunto falando com o nosso time.
A nossa solução de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel, que é integrada ao WhatsApp, te ajuda a vender mais no varejo. Para tirar dúvidas com um dos nossos consultores é só deixar seu número aqui.
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |