Click to WhatsApp: como implementar e quais os benefícios?

O Click to WhatsApp é um recurso que apresenta várias vantagens tanto para a empresa quanto para o cliente. Tendo em vista que 86% dos usuários abrem o aplicativo todos os dias e 80% se comunicam com marcas por ele, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time – Mensageria no Brasil, possibilidades que facilitem o contato com consumidores no app merecem toda atenção.

Mas quais são as vantagens do uso do Click to WhatsApp e como aprimorá-lo? Continue a leitura que vamos explicar mais sobre esse assunto. 

O que é Click to WhatsApp

O Click to WhatsApp permite que o usuário possa clicar em alguma opção pela internet e ser direcionado para o WhatsApp de empresas, mesmo sem adicioná-la na lista de contatos. 

Nesse contexto, o Click é um excelente recurso quando combinado com a instalação de anúncios nas outras redes sociais, para que sempre que as pessoas visualizem a sua marca, tenham fácil acesso ao atendimento.  

Importância do Click to WhatsApp

Antes de falar sobre as vantagens do Click to WhatsApp, precisamos entender a importância de utilizar esse recurso. Ainda de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time – Mensageria no Brasil, 99% dos smartphones têm o WhatsApp instalado no celular. 

Isso nos mostra que o aplicativo instalado em praticamente todos os celulares no país, é um canal de comunicação que está na rotina da população e passou a ser um grande aliado dos negócios, facilitando a interação entre cliente e empresa.

Como implementar o Click to WhatsApp?

Geralmente, o Click to WhatsApp pode ser aparecer em anúncios e por meio de um link personalizado que está junto de alguma peça publicitária ou em outros canais. Veja, abaixo, mais detalhes sobre como implementar o Click.

  • Anúncios de Click to WhatsApp: através dos anúncios, o Facebook e Instagram vão guiar o usuário até o WhatsApp da marca Para instalar essa ferramenta, você precisa entrar no seu Gerenciador de Negócios do Facebook, associar o seu WhatsApp, iniciar a criação de um anúncio, escolher a opção “clique para enviar mensagem”, finalizar a configuração do anúncio e publicar. 
  • Links Personalizados: além das redes sociais, os links podem ser usados em outras plataformas, como o site ou em um Código QR. Para a criação de um link personalizado, é preciso usar a URL padrão do WhatsApp e escrever o número completo vinculado a sua conta empresarial:  https://wa.me/númerointernacional.

Facilite mais ainda a mensagem do cliente

É recomendado que você também programe um modelo de mensagem a ser enviada pelo usuário, que vai aparecer toda vez que alguém for iniciar a conversa pelo Click to WhatsApp, por exemplo: “Olá, gostaria de saber mais sobre os produtos”. Isso pode abrir oportunidades de conversa quando principalmente a pessoa está curiosa mas ainda não sabe o que dizer. 

Para programar um modelo de mensagem, é só pegar o modelo de link personalizado que ensinamos acima, adicionar “?text=” e digitar o que mais for adequado para o seu negócio. 

Benefícios do Click to WhatsApp

O Click to WhatsApp tem a função de atrair o consumidor até o seu WhatsApp de forma fácil, com apenas um clique. Separamos alguns dos benefícios que mostram como esse recurso pode aumentar as suas vendas. 

Aproxima o cliente

Tendo em vista que o WhatsApp é usado na rotina da população para comunicações rápidas com familiares, amigos e colegas de trabalho, quando acontece alguma interação com alguém por meio desse aplicativo, essa pessoa vai se sentir mais próximo a você. 

E isso é excelente para a sua amizade e confiança com o cliente. Ao invés de disparar mensagens para a sua lista de contatos, você pode interagir de forma mais individualizada, oferecendo informações personalizadas de acordo com a preferência de cada cliente, e assim, fortalecer os seus relacionamentos. 

Aumenta o engajamento

Com os consumidores ainda mais próximos de você no WhatsApp, surgem mais oportunidades de interação. Isso também leva ao aumento das vendas e da fidelidade.

É importante se lembrar de manter um contato frequente com o cliente. São vários tipos de interações que podem acontecer, como tirar dúvidas, envio de promoções, pagamentos e feedbacks. 

Melhora o acompanhamento de feedbacks

Para que você consiga fazer melhorias mais assertivas para o seu negócio, é preciso identificar quais são os pontos que podem ser aprimorados. Um caminho para entender isso com eficiência e assertividade, é captar feedbacks com consumidores. 

Saber qual é o sentimento e as necessidades do cliente é primordial para transformar a sua empresa para melhor. Com o Click to WhatsApp, os feedbacks podem ter mais participações e você acompanha as métricas de forma mais próxima e exata, o que vai ser importante para guiar campanhas futuras. 

Aumenta as possibilidades de vendas

O aumento da conversão de vendas acontece com o Click, pois fica mais fácil para os clientes entrarem em contato com o seu negócio, tornando o processo da venda mais prático e rápido. 

Inclusive, você pode aproveitar para lançar promoções exclusivas em anúncios com Click to WhatsApp. E ao usar esse recurso, lembre-se que no atendimento, é fundamental ser eficiente e rápido. 

Dica: use a tecnologia no atendimento

Nada adianta guiar o seu público com o Click to WhatsApp se você não oferecer um atendimento de qualidade no aplicativo. Quando alguém envia mensagem para o seu perfil, é fundamental que seja oferecida uma solução de prontidão. 

Para isso, a tecnologia é a melhor aliada. Por exemplo, o uso de chatbot, um software capaz de realizar o atendimento de forma similar a um humano, consegue solucionar as demandas enviadas pelos clientes e reduz a fila de espera, pois ele consegue atender várias pessoas ao mesmo tempo.

Click to WhatsApp e Neppo Omnichannel

O chatbot é um excelente aliado para automatizar o negócio, oferecendo autonomia, rapidez e praticidade ao cliente, além de otimizar o tempo da equipe. Por meio do uso da nossa plataforma Neppo Omnichannel, você aproveita essa solução em seu negócio e ainda integra todos os canais de atendimento para oferecer uma melhor experiência ao cliente. 

A Neppo Omnichannel vai potencializar os benefícios do Click to WhatsApp. Venha com a gente oferecer um atendimento eficiente, personalizado e assertivo ao cliente. Deixe o seu contato aqui que a nossa equipe vai falar com você.

 

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