Descubra como usar o WhatsApp na Black Friday para vender mais

Usar o WhatsApp na Black Friday pode abrir as portas para aproximar a sua marca dos clientes, contribuindo para suas vendas crescerem e ainda oferecer um atendimento mais rápido e prático. Isso tudo, claro, se esse contato for feito com uma boa estratégia!

Este artigo vai te ajudar a organizar o WhatsApp da sua empresa para vender mais na Black Friday. Além disso, você também vai entender como um dos aplicativos mais usados no Brasil facilita a sua rotina durante o ano todo. Continue lendo para descobrir mais.

O WhatsApp está na rotina dos brasileiros

Antes de falarmos sobre como usar o WhatsApp na Black Friday, é interessante destacarmos o alcance desse aplicativo. De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, 99% dos smartphones no Brasil têm o WhatsApp instalado e, pelo menos, 61% dos usuários abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia.

A pesquisa só comprava o que nós já esperávamos: o WhatsApp se tornou parte da rotina dos brasileiros, sendo um bom meio de comunicação para você aproximar sua marca dos consumidores, oferecendo praticidade nas compras e garantindo a satisfação deles.

E é por causa dessa popularidade – além de outros benefícios oferecidos pela ferramenta – que as empresas estão utilizando cada vez mais o app para vendas e atendimento ao cliente. Inclusive, em datas comemorativas como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday. 

Por que usar o WhatsApp na Black Friday?

Como mencionamos, o WhatsApp é um excelente aliado às vendas em qualquer período do ano, especialmente em datas especiais. Agora, nós vamos entender mais a fundo o porquê. 

Qualquer data comemorativa é aguardada pelo consumidor e são períodos em que as pessoas buscam comprar algo que desejam ou querem presentear aqueles que amam. Por isso, o volume de atendimento aumenta e é preciso contar com ferramentas para tornar esse processo mais ágil e com qualidade. 

Especialmente na Black Friday, que neste ano vai acontecer em 29 de novembro, o destaque é sempre as promoções relâmpagos e os grandes descontos, em todos os setores do comércio. 

Ou seja, se tem promoção relâmpago e a concorrência fica mais ativa, uma saída para você se destacar e captar o cliente é usar a agilidade e praticidade do WhatsApp para vender mais. Atendendo o consumidor de forma rápida, personalizada e, assim, garantindo a venda.

A importância de usar o WhatsApp na Black Friday

A Black Friday é um dos períodos mais movimentados no comércio, em que o volume de vendas aumenta. Por isso, é preciso contar com ferramentas que irão garantir que essa alta procura não seja – no final das contas – uma grande vilã. 

Afinal, se você tiver um alto interesse do público, mas não conseguir atender, não adianta nada, porque a experiência do seu cliente não será satisfatória. E em relação ao WhatsApp, existem duas características que tornam a ferramenta um grande auxílio na hora da venda na Black Friday: agilidade e praticidade. Mas o que isso quer dizer? 

  • É prático: o cliente consegue resolver tudo pelo celular, sem precisar sair de casa ou entrar em diversos sites. Com uma mensagem para a loja, é possível conferir todos os produtos, emitir boletos, fazer pagamentos e conferir prazo de entrega, por exemplo.
  • É rápido: o aplicativo é um dos mais usados pelos brasileiros. Isso quer dizer que é bem provável que o cliente permaneça online durante a conversa, tendo em vista que a troca de mensagem é rápida e pode ser automatizada com o chatbot, uma ferramenta capaz de realizar atendimentos de forma autônoma. Assim, toda a negociação pode ser feita em poucos minutos.

Black Friday: como usar o WhatsApp para vender mais

Agora que você já está ciente sobre a importância de usar o WhatsApp na Black Friday, selecionamos algumas atitudes que podem impulsionar as vendas da sua loja, especialmente nessa data em que todos estão em busca das promoções.

1. Promova campanhas de click to WhatsApp

O WhatsApp oferece, por meio do uso de um chatbot, a opção em que o cliente clica em um botão e é redirecionado diretamente para o WhatsApp na loja, sem precisar adicionar o número. 

Essa é uma praticidade que pode levar mais consumidores para a sua loja, e além disso, também guia os usuários de outros canais de comunicação para o seu App, e desta forma, você soluciona a demanda do cliente com mais agilidade. 

A dica é que ao utilizar o WhatsApp na Black Friday, você aposte nesta campanha de click to em anúncios no perfil do Instagram e Facebook, e em outros conteúdos.  

2. Elabore um catálogo de compras

Uma medida que atrai a visualização dos clientes é o catálogo de compras do WhatsApp, que funciona como uma vitrine dos seus produtos. Uma das formas de fazer o catálogo é usando o WhatsApp Business API, a versão do aplicativo oficial voltada para empresas, que permite a implementação de ferramentas de automatização exclusivas para empreendedores. 

Uma dessas ferramentas é o disparo de catálogo de compras. Você pode personalizar o catálogo contendo até 30 produtos e serviços ou, ainda, se conhecer a preferência do cliente, enviar um único produto da lista. 

3. Não deixe o cliente esperando

Como já falamos, a Black Friday é um momento em que as promoções relâmpagos acontecem. Desta forma, se você deixar o seu provável comprador esperando, ele certamente vai fechar negócio com a concorrência. 

Um atendimento eficiente e ágil deixa os consumidores satisfeitos, aumentando a chance de se tornarem clientes fiéis. Então, para responder de prontidão, a próxima dica é fundamental. Confira:

4. Automatize o seu atendimento

Você pode usar o chatbot no WhatsApp Business API. Essa ferramenta é um software que mantém a conversa em tempo real, de maneira natural e semelhante a um humano. 

O chatbot consegue conversar simultaneamente com milhares de pessoas, otimiza o tempo da equipe e permite que o seu negócio esteja funcionando a qualquer hora, todos os dias. Com isso, você oferece autonomia e agilidade ao seu cliente.

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