Saiba quais são os principais mitos sobre chatbots

Saiba quais são os principais mitos sobre chatbots

Ser atendido por um robô ao fazer contato com uma empresa tem sido cada vez mais comum, e apesar disso, ainda existem muitos mitos sobre chatbots. Neste conteúdo você vai desvendar os principais e entender mais sobre essa tecnologia que tem transformado a comunicação de negócios.

O mercado de bots no Brasil segue em ritmo de expansão, de acordo com o levantamento Panorama Mobile Time – Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots – Agosto/2022. O país é considerado um dos maiores mercados do mundo na utilização desta tecnologia.

No último ano, o total de chatbots já desenvolvidos no país aumentou 47% e o número dos que estão em atividade também registrou um crescimento de 23%, ainda de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time.

Este cenário não poderia ser diferente, afinal o uso de chatbots oferece inúmeros benefícios significantes para os negócios, como:

  • melhor experiência para o cliente;
  • escalabilidade;
  • otimização de processos;
  • redução de custos;
  • atendimento sem interrupções.

 

Entretanto, apesar de tantas vantagens claras, ainda há aqueles que ficam com um pé atrás devido a mitos sobre chatbots que acabam ouvindo por aí. Mas, aqui vamos desmistificar os principais para eliminar qualquer insegurança em relação ao uso desta tecnologia. É só continuar a leitura.

O que são Chatbots

Antes de qualquer coisa, só para relembrar: chatbots são, literalmente, ‘robôs de conversa’. A palavra une os termos ‘chat’ (bate-papo) e ‘bot’ (robôs). Eles são usados em aplicativos de mensagens, sites e programas digitais para possibilitar uma comunicação imediata e até mais próxima com o cliente.

Os bots funcionam como assistentes virtuais, permitindo que empresas forneçam atendimentos sem interrupções, pois as respostas e os processos serão automatizados. Algo que resultará em otimização do tempo da equipe e até redução de custos. Agora, vamos aos principais mitos sobre chatbots que precisamos desvendar.

Chatbots só podem ser utilizados para SAC

A versatilidade é uma das principais características dos chatbots. Eles possuem aplicações diversas, e ajudam muito na gestão e operação do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), porém tem inúmeras outras possibilidades.

É possível criar chatbots integrados com diversas outras plataformas, como WhatsApp, Telegram, Google Business Profile, e-commercers, sistemas de contact center. Basta configurar o bot com estratégia, e assim utilizá-lo em diversas tarefas, como emissão de segunda via de boletos, triagem de pacientes em organizações de saúde, fazer cobranças.

Apenas alguns segmentos do mercado conseguem utilizar chatbots

Não tem como fugir da tecnologia, ela está em todos os lugares e é necessária para negócios de todos os nichos. Como já dissemos, a versatilidade é uma das características do chatbot, portanto ele é adaptável para qualquer setor de mercado.

Bancos, organizações de saúde, sites de viagens, lojas de roupas, supermercados, entre inúmeros outros setores podem aproveitar as vantagens de implementar os chatbots. O desenvolvimento e a configuração será feita de forma personalizada, conforme os fluxos e necessidades de cada empresa.

Chatbots não guardam o histórico de interações anteriores com os usuários

Provavelmente este mito está entre os mais frequentes, pois antes realmente os chatbots não guardavam o histórico de conversas e ações anteriores com os usuários. Porém, atualmente, com o uso da inteligência artificial, os bots conseguem guardar informações, coletam dados do usuário e até podem se referir a conversas anteriores.

Algo que facilitará em contatos futuros do cliente, pois com o aprendizado adquirido nas interações já realizadas, o bot conseguirá agir de acordo com a preferência do consumidor.

Além disso, com o armazenamento de informações, o uso do chatbot permitirá ao negócio não só oferecer uma atenção personalizada, mas também sugerir e recomendar serviços ou produtos semelhantes aos que o consumidor já adquiriu.

Neste tópico que tratamos sobre o armazenamento de dados é válido lembrar que todo este processo deve estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (a LGPD).

Chatbots não conseguem identificar sentimentos

Outro ponto que a Inteligência Artificial permitiu ser incrementado em chatbots é a identificação de sentimentos. Por meio de palavras-chave ele consegue detectar graus de emoções dos consumidores.

Devido ao Machine Learning (ou aprendizado da máquina), a cada interação com os consumidores, o chatbot vai aprendendo mais sobre sentimentos e assim vai se aprimorando. Claro, não alcançará os níveis de reconhecimento que um atendente humano tem, mas com o chatbot é possível atender de forma natural, empática e até tranquilizar consumidores irritados.

O uso de chatbots elimina totalmente os atendentes humanos

Outro mito sobre chatbots muito comum é de que o uso deles elimina totalmente os atendentes humanos. Porém, por mais inteligentes que os bots possam se tornar, eles ainda demandam supervisão humana.

É necessário também ter pessoas dedicadas a monitorar o funcionamento do bot e assim, fazer correções necessárias para aproveitar a solução da melhor forma possível. Além disso, outro ponto é quando há atendimentos mais complexos e o bot não consegue responder ou solucionar o problema, neste caso a demanda deve ser direcionada ao atendente humano.

Chatbots deixam a conversa fria e mecanizada

Utilizar chatbots no seu atendimento não é sinônimo de manter conversas frias e mecanizadas com os clientes, pelo contrário.

Uma das principais características do bot é a versatilidade, e ainda há os que são baseados em Processamento de Linguagem Natural (PLN) que são muito mais flexíveis. Com isso, podem ser desenvolvidos fluxos de conversas fluidos e personalizados de acordo com o tom e a voz da marca. O resultado é uma interação natural com os consumidores.

Agora, com os principais mitos sobre chatbots desvendados, podemos concluir que os chatbots são ótimas soluções para aprimorar qualquer negócio. Então, é hora de você conhecer as soluções da Neppo.

Temos uma plataforma de atendimento digital inteligente e nossa inteligência artificial, o combo ideal para transformar a comunicação de qualquer empresa e aproveitar os inúmeros benefícios possíveis com o uso de chatbots.

Converse com um de nossos especialistas e entenda na prática como nossas ferramentas vão contribuir para o seu negócio. Deixe seu contato aqui que vamos falar com você.

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