Chatbots na Saúde: benefícios do atendimento automatizado no setor

Female doctor with smart glasses touching virtual screen medical technology

Faltas em consultas ou procedimentos agendados sem qualquer comunicação prévia pelo paciente geram impactos às instituições de saúde, como agendas vazias inesperadas, remarcações sem necessidade e, consequentemente, secretárias sobrecarregadas com tantos remanejamentos de horários e datas. Mas, há soluções para amenizar isso, e a utilização de atendimento automatizado com chatbots na saúde pode ser uma opção. 

Estudos já publicados no Brasil, indicam que no Sistema Único de Saúde (SUS), as taxas de absenteísmo em atendimentos marcados chegam a 25%. Isso resulta na redução da produtividade e perda da eficiência clínica e da gestão.

Para evitar prejuízos causados pela ausência nos agendamentos, uma medida adotada por instituições de saúde é a confirmação de consultas e procedimentos programados mediante contato antecipado com pacientes. Um processo a mais na rotina das instituições, mas que com o uso do chatbots, fica facilitado e não sobrecarrega as equipes.

Por isso, o texto de hoje irá focar nos chatbots na saúde e os benefícios do atendimento automatizado em clínicas e hospitais. Mas, antes de qualquer coisa, vamos entender o que é um chatbot. 

O que é chatbot?

Já imaginou um software em que se pode estabelecer um diálogo com um usuário humano, mantendo uma linguagem natural? Então, isso é um chatbot. 

O chatbot na saúde, e em inúmeros outros setores da economia, é utilizado em aplicativos de mensagens, sites e programas digitais para que o relacionamento com o cliente seja próximo e possibilite uma comunicação imediata.

É possível criar chatbot integrado com inúmeras plataformas, como:

  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • Google Business;
  • E-commercers;
  • Sistemas de contact center, etc.

Com o uso de chatbots na saúde, por exemplo, as respostas e os processos de confirmação são automatizados, algo que otimiza o tempo de equipe e até os custos, e ainda reduz o problema do absenteísmo. Mas para não nos alongar por muito tempo aqui, se você quiser entender ainda mais sobre chatbots, clique aqui e leia nosso conteúdo sobre o tema.  Agora vamos tratar sobre as vantagens do uso dos chatbots na saúde.

Vantagens do uso de chatbots na saúde

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp é utilizado diariamente por 93% dos brasileiros. Esse dado só mostra como a comunicação pelo aplicativo é necessária em todas as áreas, afinal, sendo o app que o brasileiro mais utiliza e dedica tanta atenção, é provável que uma mensagem recebida por ele não passa despercebida.

O uso da plataforma como forma de contato para enviar um lembrete confirmando o comparecimento na consulta ou procedimento agendado tem grandes chances de ser uma eficiente e garantir a redução das faltas, tendo em vista que entre as razões para isso estão o esquecimento e a falha na comunicação entre o serviço e o usuário. 

E é um dos principais pontos em que os chatbots vêm para contribuir na área da saúde. O processo de envio de mensagem não precisa ser mais uma tarefa para ocupar a rotina da equipe, com a tecnologia, o envio de mensagens é automatizado. Confira ainda outras vantagens: 

Redução de custos

Os chatbots na saúde têm a tendência de aumentar a quantidade de clientes atendidos. Isso porque, por exemplo, possibilita liberar horários que estavam destinados à pacientes que não poderão comparecer ao atendimento agendado, mas que devido o contato prévio feito pela instituição para confirmar o comparecimento, pode avisar com antecedência sobre a sua indisponibilidade, e assim permite que a empresa encaixe automaticamente novos agendamentos conforme a demanda.

Portanto, a redução dos custos de atendimento são graças à eficiência alcançada na gestão de agendamentos, permitida pelo atendimento automatizado. Sem contar também que com a automatização os processos ficam mais simples e rápidos, e a equipe de atendimento pode se dedicar a outras tarefas.

Disponibilidade 24h

O atendimento 24h é sem sombra de dúvidas umas das melhores vantagens do chatbot na saúde. Pense conosco, imagine que o paciente passa mal pela madrugada e precisa tirar uma dúvida sobre o pronto-atendimento? 

Com o atendimento por meio de chatbots na saúde, a resposta é imediata seja qual for o horário, onde o paciente estiver e quando precisar. Além disso, esse fator é extremamente útil, pela percepção de segurança dada ao cliente, por poder entrar em contato a qualquer momento e ser respondido de forma rápida e eficiente. 

Outro ponto importante nesse tópico é a agilidade no atendimento. Assim como dissemos  anteriormente, as respostas pelo chatbot, são feitas de forma rápida, com eficiência sem deixar o paciente esperando. 

Maior eficiência da equipe

Sabe como transformar a sua equipe de atendimento mais eficiente e focada em atividades mais complexas? Já mencionamos esta vantagem, mas ela vale o destaque. Com a automação, as respostas a dúvidas mais simples e recorrentes do dia a dia são respondidas automaticamente, garantindo um retorno ágil e assim, a satisfação do cliente. 

Dessa forma, apenas os atendimentos que realmente demandam a interação com humanos são direcionados para os atendentes e a rotina do colaborador fica mais otimizada, eliminando tarefas repetitivas.

Padronização de respostas

Por último, os chatbots permitem a padronização de mensagem sobre qualquer assunto, para os pacientes. Desse modo, evita o repasse de informações desencontradas sobre datas de atendimentos ou posicionamentos que não condizem com a empresa, por exemplo. Algo que também resulta na redução de erros. 

E outro ponto que é necessário ressaltar, ao se tratar de padronização, é em relação à humanização do atendimento. Não é porque a conversa com o cliente é feita por meio de um robô que ela será fria e engessada. Os chatbots estão evoluindo cada vez mais e são capazes de compreender e reproduzir linguagem natural.  Além disso, com algumas medidas é possível ter um atendimento ainda mais humanizado. Aqui no nosso conteúdo separamos cinco dicas para negócios colocarem em prática e deixarem a conversa ainda mais próxima do cliente, usando chatbots.

Como ter seu chatbot?

Pensando nisso tudo, é certo que adotar o uso de chatbots vai otimizar a interação com clientes. Além disso, também concluímos que  criar um processo de confirmação de consultas e procedimentos feitos com pacientes, e automatizá-lo é um grande negócio. 

Mas, como fazer para implantar a solução e começar a usar chatbots no seu negócio da área da saúde? O caminho é simples e com o parceiro certo, ele ficará ainda mais descomplicado. 

Adotar o uso de uma plataforma de atendimento digital inteligente é a melhor forma de melhorar a operação e a gestão do atendimento de um negócio, e também implementar o uso de chatbots.

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