Como reduzir custos no atendimento ao cliente?

Diminuir gastos é uma tarefa difícil em qualquer organização. Ainda mais quando se trata de reduzir custos no atendimento, que ao mesmo tempo, é o meio para conquistar novos consumidores e fidelizar aqueles que já são clientes. 

Por isso, de forma nenhuma a diminuição dos gastos deve significar perda de qualidade. Uma boa proposta para reduzir os custos no atendimento deve visar a otimização da área de forma que não prejudique a experiência do cliente. 

Pois, sabemos que oferecer um bom atendimento é fundamental para o sucesso de um negócio, e os dados reforçam isso. Uma pesquisa da Microsoft, indicou que 96% dos consumidores afirmam que ter uma boa experiência no atendimento é importante para se manterem fiéis a uma empresa. 

Ainda segundo o levantamento, mais da metade dos consumidores (cerca de 56%) indicam que um atendimento ruim já foi motivo para desistirem de fazer negócio. 

Diante disso, o caminho para cortar gastos e ainda ter excelência no atendimento será a melhoria de processos e o uso de ferramentas adequadas para ampliar a produtividade dessa área. Continue a leitura para conferir dicas para fazer isso na prática!

Quais os custos de um atendimento?

Antes de pensar nas maneiras de reduzir os custos no atendimento, é necessário conhecer estas despesas. Esse passo será fundamental, pois permitirá ao gestor ter uma visão do setor e então conseguir fazer reduções de gastos.

Somente com o mapeamento dos valores empregados será possível ter uma visibilidade clara e assim identificar, por exemplo, se não há um recurso sendo mal utilizado, como um software que a equipe não tem usado e pode ser substituído por outro que será mais eficiente. 

São exemplos de custos no atendimento que devem ser relacionados: 

  • Salário da equipe;
  • Mensalidade de ferramentas utilizadas;
  • Gastos com infraestruturas;
  • Custos de treinamentos.

Com estes números em mãos, é importante aprofundar o diagnóstico. Calcular tempo médio gasto para concluir um atendimento, quantidade de chamados que são resolvidos no dia, e número de demandas que são solucionadas no primeiro contato do cliente, são alguns exemplos. 

Depois disso, a avaliação do cenário da operação será mais simples e assertiva. E então, poderá implementar um plano de ação para conseguir reduzir custos com base nas possibilidades identificadas neste estudo. 

Dicas para reduzir custos no atendimento

Há dois caminhos para reduzir os custos no atendimento de negócios: fazer o corte de gastos que estão mal empregados, e o outro é promover a otimização da operação. 

Isso porque a melhoria do atendimento será um jeito de diminuir os gastos. Por exemplo, se conseguir reduzir o tempo de resposta em um atendimento, poderá ampliar o número de chamados atendidos por um colaborador no dia. Considerando o custo pelo tempo do agente, quando a demanda crescer, será uma economia.

Porém, muita atenção neste quesito. É essencial garantir que a redução de custos não represente uma sobrecarga na equipe, pois senão o efeito será contrário. Colaboradores que estão exaustos ou insatisfeitos não prestarão um bom atendimento ao cliente. 

E ainda, se a consequência for a demissão do colaborador, há os custos para contratar outra pessoa e capacitá-la. Sem contar no tempo que levará para que tenha o nível de conhecimento que o atendente anterior tinha. Portanto, tenha a satisfação e bem-estar do colaborador também como prioridade. 

Então, seja qual for o caminho seguido, será possível diminuir os gastos sem perder na qualidade do atendimento prestado. A seguir, confira dicas para colocar em prática e alcançar este objetivo.

Ofereça um bom autoatendimento

Proporcionar um bom autoatendimento é um meio de oferecer uma solução completa e rápida para o cliente. 

A FAQ (Frequently Asked Questions ou Perguntas Frequentes, em português) é um recurso muito utilizado para responder questões mais simples e frequentes de maneira simples, que pode resolver dúvidas em apenas um contato. 

Invista em chatbots

A tecnologia com inteligência artificial é uma ótima aposta para reduzir custos no atendimento, pois possibilita retornar com agilidade e qualidade aos clientes que querem ser atendidos. Além disso, permite automatizar processos e interações. Algo que também amplia as possibilidades e aprimora o autoatendimento.

Sem contar, que além de eliminar processos repetitivos, facilitando o dia a dia da equipe e possibilitando que os esforços sejam redirecionados, viabiliza receber e enviar mensagens 24 horas e potencializar o atendimento ao cliente. 

Tenha um atendimento multicanal

Diversificar os canais de atendimento amplia as alternativas de contato com o consumidor, e neste sentido, é importante considerar as redes sociais. Isso porque aumenta as alternativas de suporte rápido e agrada ao cliente. Afinal, sabemos o quanto essas plataformas têm conquistado o consumidor e são utilizadas para o relacionamento com empresas. 

Porém, muito cuidado! Não basta apenas oferecer diversos canais para que o cliente faça contato sem que eles estejam integrados. A falta de centralização das informações pode gerar problemas de comunicação e produtividade, o que prejudica a satisfação do consumidor e dificulta a vida da equipe.

Tenha uma equipe treinada

Ter uma equipe bem treinada, aliada com o uso da tecnologia, potencializará o atendimento do negócio. É importante ter agentes afiados para responder às necessidades mais complexas do consumidor com segurança. Por isso, invista em treinamento. 

Além de responder com assertividade, com a capacitação, os atendentes poderão entender rapidamente como utilizar os recursos disponíveis para apoiá-los no atendimento, ter informações completas sobre o negócio, e assim oferecer uma experiência positiva, com agilidade para o cliente. 

Invista em estratégias para fidelizar o cliente

Fidelizar clientes economiza! O custo para conquistar um novo é 25 vezes maior que manter um cliente que já consome a marca, segundo estudo da empresa de consultoria Frost & Sullivan na América Latina. Portanto, tenha muita atenção com o pós-venda.

Uma dica para trabalhar nesta etapa é estruturar uma equipe de Customer Success, dedicada a cuidar dos clientes e oferecer um suporte mais personalizado. 

Enfim, é possível reduzir custos e ainda aumentar a qualidade no atendimento com medidas que são aplicáveis a qualquer negócio. Com o uso da tecnologia, então, as possibilidades de melhoria são ainda maiores.

Além disso, a implementação de um sistema inteligente mantém a qualidade do atendimento e dá conta da demanda e do retorno necessário para o público. 

E aí, que tal já começar a adotar as estratégias para reduzir os custos no atendimento? Entenda mais sobre chatbots e saiba no detalhe como eles contribuem para otimizar empresas. 

 

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