WhatsApp para vendedores: como vender mais?

De acordo com uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) 72% das empresas utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes. Uma tendência que é muito assertiva, pois só no Brasil, 99% dos smartphones possuem o aplicativo baixado. E se a sua empresa ainda não faz parte desta estatística, está perdendo a oportunidade de colocar a solução diretamente na mão de quem é responsável por fechar as vendas. Vamos falar sobre o uso do WhatsApp para vendedores.

Bom, com esses dados já percebemos que o app é muito popular, não é? Além disso, deve ser considerado pelos negócios por garantir praticidade, agilidade e comodidade às pessoas. Entretanto, é aqui que está o X da questão. Como estamos acostumados a usar o aplicativo todos os dias, muitas vezes os gestores de  atendimento não identificam a necessidade de criar estratégias exclusivas para vendas pela plataforma.

Por isso, no texto de hoje o tema é o uso do WhatsApp para vendedores, e vamos compartilhar dicas de atendimento para melhorar a experiência do cliente. Continue lendo!

Como criar um WhatsApp Comercial?

Antes de qualquer coisa, nesse tópico, vamos explicar como criar uma conta comercial no WhatsApp para atendimento ao cliente e vendas. Se a sua empresa já utiliza o WhatsApp dessa forma,  pode pular as etapas e ir direto para o próximo tópico.

Agora, se você ainda não tem uma conta comercial, o primeiro passo é criar o WhatsApp Business, para que assim, você faça bom uso dos recursos da plataforma específicos para empresas e assim, otimizar seu atendimento e as suas vendas.

  1. Crie um perfil comercial: Baixou o aplicativo “WhatsApp Business” e fez todas as etapas para ter um número ativo? Então, agora selecione “Configurações”, “Configurações da empresa” e “Perfil”;
  2. Preencha a descrição com detalhes: coloque todas as descrições do seu negócio, como localização, catálogo de produtos ou serviços, o setor que sua empresa pertence, e um texto de apresentação para que o cliente se sinta confortável e seguro de mandar mensagem para a sua conta;
  3. Divulgue o canal de atendimento: Utilize outros canais de comunicação para informar seus cliente que o WhatsApp é uma plataforma que sua empresa utiliza para atendimento;

Todas as etapas feitas, vamos entender agora como utilizar o WhatsApp para vendedores.

3 dicas para te ajudar a vender mais usando o WhatsApp para vendedores

Conforme dados de uma pesquisa da Statista, no Brasil, cerca de 147 milhões de pessoas utilizam o aplicativo de mensagens instantâneas, e desse total, 86% acessam o app todos os dias.

Diante desses dados é indispensável que o uso do WhatsApp para vendedores seja assertivo, principalmente no atendimento. Isso porque, com a estratégia correta e algumas dicas de apoio, diante de um público tão grande no app, é possível vender mais usando essa ferramenta.

Responda rápido e não deixe os clientes sem resposta

O quão insatisfeito você fica quando precisa de um atendimento e ele demora? Pois é, pense que seu cliente tem o mesmo sentimento quando isso acontece com ele. E quando falamos de WhatsApp, esse retorno na comunicação precisa ser ainda mais rápido, pois o app se tornou uma ferramenta prática para conversas rápidas. Seja para soluções de problemas, seja para tirar dúvidas sobre produtos e serviços.

Dessa forma, a demora para responder irá sim causar um desconforto no cliente. Portanto, implemente táticas que proporcionam mais agilidade nesse atendimento. Um exemplo é o uso de chatbots, que é permitido por meio da versão mais robusta do WhatsApp Business, o Business API.

Adotar a tecnologia dos chatbots no atendimento é vantajosa porque eles podem começar o atendimento e solucionar problemas mais simples e caso a solicitação exija mais atenção, o redirecionamento para o atendimento humano também pode ser feito por ele.

E quando se fala de atendimento humano, é sempre bom lembrar que também não pode haver esperas. Se o agente começou a vender um produto ou serviço, não deixe o cliente sem resposta e cumpra todo o  atendimento. Pois caso o cliente se sinta deixado de lado, a estratégia do uso do WhatsApp para vendedores não surtirá efeito e um possível cliente não será um comprador.

Por isso, crie formas de responder rápido e não deixar o cliente sem respostas, e uma maneira de fazer isso é pelo atendimento omnichannel.

Utilize os recursos do WhatsApp

Como mencionamos anteriormente, o aplicativo de mensagens possui uma versão própria para negócios, o WhatsApp Business, e ainda a que é mais robusta que  proporciona o uso de APIs (Interface de Programação de Aplicações) e recursos exclusivos para empresas que tenham um fluxo maior de interações no app.

Assim, para melhorar a experiência do cliente e traçar uma estratégia assertiva no uso de WhatsApp para vendedores, é indispensável utilizar os recursos disponíveis seja qual for a versão da plataforma voltada para negócios que você utilize. Alguns exemplos são: 

  • Catálogo de produtos;
  • Localização;
  • Horário de funcionamento;
  • Respostas automáticas.

Agora, é importante destacar que quando sua empresa disponibilizar o uso do WhatsApp para vendedores, é necessário que exista um treinamento sobre essas funções e as estratégias ao utilizar cada uma delas. Assim, a equipe saberá como aproveitar os detalhes da ferramenta digital para alcançar vendas e o discurso é único, independente do atendente que atue com o consumidor.

Acompanhe métricas

Feedback é fundamental, então é importante que o consumidor tenha uma forma de avaliar o atendimento recebido. Isso porque as informações que o empreendedor coleta neste retorno que o cliente dá, são insumos para solucionar problemas, traçar estratégias mais assertivas e medir como está o nível de atendimento da empresa.

Pensando nisso, o próprio WhatsApp Business possui algumas métricas que são disponibilizadas ao dono da conta para fazer esse acompanhamento. São elas:

  • Taxa de recebimento;
  • Taxa de leitura;
  • Conversões e vendas;
  • Visualização de status;
  • Taxa de resposta.

Conclusão? Ter acesso e acompanhar periodicamente esses dados irá garantir que o empreendedor tenha uma visão geral sobre como está o atendimento ao cliente da sua empresa, e se o uso do WhatsApp para vendedores está sendo assertivo.

Integrar uma plataforma de atendimento ao WhatsApp para vendedores pode ajudar?

A resposta é sim, e agora que você já conferiu algumas dicas que podem ajudar o time a vender mais pelo WhatsApp, vamos te mostrar como uma plataforma de atendimento deixa essas estratégias mais fluídas.

Por exemplo, com a Neppo Omnichannel e a integração com a Business API do aplicativo, é possível usar chatbots que auxiliam quando o número de solicitações no WhatsApp cresce. Dessa forma, os clientes não ficam sem resposta, pois ao entrarem em contato com a empresa, este robô de atendimento estará sempre disponível.

Isso porque a plataforma permite o funcionamento do atendimento 24 horas por dia, então o consumidor é sempre atendido, o que melhora sua experiência. Além disso, também garante que todos os dados dos clientes fiquem disponíveis, assim é possível integrá-los em todos os canais de atendimento. Isso permite elaborar relatórios com todas as métricas que achar relevantes para sua empresa.

Resumindo nosso conteúdo de hoje, utilizar o WhatsApp para vendedores é uma forma de construir um relacionamento com o público. Mas, para que a estratégia seja assertiva e realmente aumente as vendas do negócio, é necessário ter um atendimento de excelência. E através da Neppo Omnichannel podemos te ajudar. Clique aqui e fale com nossos gestores!

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