Todos nós conhecemos o WhatsApp, não é mesmo? Afinal, 99% dos smartphones do país tem o aplicativo instalado. Mas, você sabe que há uma solução da ferramenta para aprimorar o uso por empresas? É a API WhatsApp. Para entender como é o funcionamento e as vantagens de utilizá-la, é só continuar lendo.

O WhatsApp é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros. De acordo com a Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, de fevereiro de 2022, praticamente todos os smartphones do país tem ele instalado. São 120 milhões de pessoas utilizando o app para se comunicar com amigos, familiares e até mesmo empresas. 

De acordo com o mesmo levantamento, 78% dos usuários se comunicam com marcas e empresas através da ferramenta. Os principais objetivos de contato são tirar dúvidas (79%), receber suporte técnico (69%), conferir promoções (55%) e comprar produtos e serviços (53%). 

Imagem com ícone do aplicativo sobre API WhatsApp

Diante de tanta popularidade e o crescente uso por consumidores que precisam contatar empresas até mesmo para fechar compras, o canal se tornou uma ferramenta fundamental aos negócios e oferecer o atendimento pelo WhatsApp é indispensável.

Com essa nova necessidade de mercado, a empresa Meta, que controla o WhatsApp e o Facebook, lançou a API WhatsApp. Uma solução para que as empresas aprimorem e escalem o atendimento oferecido pelo app através de uma conta comercial. 

Como oferecer o atendimento pelo Whats é algo básico, os negócios devem passar a buscar meios de se diferenciar. E para isso, ter qualidade e eficiência no contato com os clientes é o caminho. Com a API você consegue profissionalizar o processo, ter estabilidade e viabilizar melhorias no atendimento pelo canal. 

O que é uma API?

Antes de seguir com o assunto o e entender no detalhe as vantagens da API Whatsapp para o negócio, vamos entender o que é uma API.

A sigla significa Interface de Programação de Aplicativos. É um conjunto de funções e procedimentos que possibilitam a criação de sistemas que acessam recursos e dados de outros programas, muito utilizada para a comunicação entre apps e sites de diferentes organizações. 

Um exemplo prático que simplifica o entendimento sobre como funciona uma API é a pesquisa por opções de voos em sites de passagens aéreas. No processo, são indicados o destino e a data, e o site que é conectado à uma API dos sistemas das companhias aéreas fará uma busca nos bancos de dados das empresas de transporte aéreo e disponibilizará as informações ao site.

A API do WhatsApp

Neste caso, a API WhatsApp é um sistema que permite o acesso aos recursos e funcionalidades mais robustos do WhatsApp Business por outros sistemas, aplicativos ou serviços. Uma solução pensada para empresas de médio e grande porte que, geralmente, possuem muitas demandas de atendimento. 

Com o uso da API do WhatsApp Business a proposta é permitir que o negócio possa escalar o atendimento oferecido pelo app, viabilizando a integração com plataformas de atendimento online para aproveitar recursos mais aprimorados. Além disso, CRMs, sistemas de automação de marketing, de controle e outros, podem ser associados ao app, resultando em ainda mais vantagens e resultados para o negócio. 

Apesar de haver a indicação para grandes e médias empresas, negócios de qualquer porte podem utilizar as funcionalidades da API WhatsApp para facilitar a comunicação com seus clientes.

WhatsApp Business x WhatsApp Business API

Bom, falando sobre recursos do WhatsApp para empresas, antes de tratar das vantagens e possibilidades com o uso da API, é importante esclarecermos as diferenças com a outra solução para negócios também disponibilizada pela plataforma: o WhatsApp Business. 

WhatsApp Business: é o aplicativo mais simples em relação à API, projetado para pequenas empresas. Nesta versão, é possível criar um perfil comercial, inserir informações como horários de funcionamento, criar catálogo de produtos e tags para contatos. 

WhatsApp Business API: a API Whatsapp foi pensada para grandes e médias empresas, porém, pode ser utilizada por negócios de todos os tipos, que desejem escalar o atendimento, com inúmeros atendentes em um único telefone, automatizar conversas e integrar com outros apps de conversas e até sistemas de gestão. 

Vale destacar que a API é considerada um serviço para empresas, não apenas um app para dispositivos móveis. Afinal, utilizando o WhatsApp Business, não há importantes funcionalidades, como integração com sistemas de gestão.

Apenas para lembrar, além destas duas versões voltadas para negócios, o WhatsApp tem o aplicativo padrão que é o utilizado pela maior parte dos usuários da ferramenta ao redor do mundo como meio para contato com familiares, amigos e empresas. 

Quais os recursos da API WhatsApp? 

Dentre as funções da API WhatsApp, a que mais atrai o interesse das empresas para a solução é a possibilidade de utilizar chatbots no atendimento pelo canal. 

Os bots são grandes aliados para agilizar e tornar o contato com a empresa ainda mais eficiente. Além disso, também contribui para a captação de leads, otimização de processos e da equipe, favorecendo a melhoria dos resultados da empresa.

Além do uso dos bots, outros recursos possibilitados pelo uso da API são: 

Quais as vantagens da API WhatsApp para negócio?

Com tantos recursos que favorecem a melhoria do atendimento prestado por uma organização, percebemos que o WhatsApp é ferramenta promissora para conquistar novos clientes e melhorar o relacionamento com eles. Além desta, podemos destacar outras vantagens de investir na API do WhatsApp Business. 

Atendimento escalável

Um dos principais benefícios da solução é a possibilidade de escalar o atendimento prestado. O uso da API possibilita a automatização de conversas, oferecendo atendimento 24 horas, acelerando os retornos a clientes pelo WhatsApp, otimizando o tempo de resposta e fazendo com que o atendimento ao consumidor seja mais profissional.

Vários atendentes para um número de atendimento único

Outra vantagem de utilizar a API é a possibilidade de ter vários atendentes para um único número de atendimento. Algo que profissionaliza o processo e contribui para a credibilidade do negócio. É possível utilizar um número fixo ou até mesmo um 0800, o que traz uma percepção positiva para a marca e aumenta a confiança do cliente. Já pensou em entrar em contato com o consumidor por diferentes números de telefone? Não dá. 

Integração com outros canais

Com a API é viabilizada a associação do WhatsApp com outros sistemas, como plataformas de atendimento digital, para aproveitar recursos mais aprimorados. Com essa medida, um grande benefício é a possibilidade de integrar o Whats com outros canais, permitindo que a empresa centralize os meios de contato em um único sistema e tenha uma comunicação omnichannel

Relatórios de Atendimento

Ter relatórios de atendimento também é uma importante vantagem, pois permite a avaliação da performance do serviço. É um meio de medir a satisfação dos clientes por meio de dados, o que garante análises mais confiáveis e favorece o controle da empresa e a possibilidade de desenvolver melhorias constantes. 

Selo de autenticação

O selo de autenticação do WhatsApp, aquele ícone verde de check no perfil de algumas empresas, só é possível conquistar com a integração à API. Este símbolo reconhece a empresa como conta oficial e verificada, algo que passa mais confiança no atendimento. O próprio WhatsApp faz a avaliação para garantir a autenticidade da empresa e concede o selo. 

Como usar a API WhatsApp?

O acesso à API do WhatsApp ainda é restrito. Para começar a utilizá-la é preciso aprovação da plataforma. Mas não há nada com o que se preocupar! O caminho não é complicado, se tiver os parceiros certos. 

A Neppo, além de oferecer uma plataforma de atendimento digital completa e eficiente, que permite aproveitar todos os recursos da solução, também viabiliza o acesso à API por meio da parceria com um provedor de soluções globais (Solution Partner ou Solution Provider), que desenvolve legalmente o WhatsApp Business API. É a 360dialog, que é parceira oficial da empresa Meta, a detentora do WhatsApp e Facebook.

Para conceder o acesso à API WhatsApp, há a avaliação de um formulário que deve ser preenchido com os dados da empresa com informações como o volume estimado de mensagens, por exemplo.

O WhatsApp alega que a limitação ao acesso existe para oferecer uma experiência de alta qualidade por parte do negócio e do usuário. 

Conclusão

Agora você está por dentro do tema. Entende o que é a API WhatsApp, os recursos, e as vantagens que o uso traz para o negócio. 

Também deu para concluir que o atendimento por WhatsApp é indispensável, e os dados comprovam isso. Quase todos os smartphones do país têm o app instalado, 85% dos usuários brasileiros abrem o Whats todos os dias e a grande maioria deles utilizam para conversar com marcas. 

E mais do que um canal necessário, o WhatsApp é um meio que permite relacionar de forma mais próxima e pessoal com clientes. Algo que aproxima, oferece mais confiança, e consequentemente atrai mais consumidores. 

Neste cenário, a API será uma aliada confiável para o negócio, que permitirá profissionalizar, acelerar e tornar o atendimento prestado pelo app ainda mais efetivo. Resultando em uma melhor experiência para o cliente. 

Conte com a Neppo para otimizar a comunicação da sua empresa e aproveitar os recursos da API WhatsApp. Conheça a nossa plataforma de atendimento digital, a Neppo Omnichannel, e deixe o seu contato clicando aqui, que vamos falar com você. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.