Você já viu escândalos sobre vazamento de dados de clientes e como as empresas se prejudicam por isso? Bom, a informação é um ativo valioso para qualquer negócio e cuidar da segurança de dados empresariais e de clientes é fundamental.
A gestão eficiente dos dados dos clientes não só é uma obrigação legal, mas também significa desenvolvimento e competitividade no mercado. Nesse contexto, confiar em plataformas que assegurem a integridade e segurança de dados torna-se necessário.
Vamos propor neste artigo 3 dicas práticas para segurança de dados, mostrando como é preciso escolher por sistemas que preservam os dados do cliente, possibilitam a rastreabilidade do histórico de conversas, volume de armazenamento e sobre a segurança de ter a carteira de clientes da empresa. Continue lendo!
1. Escolha bem seus sistemas: segurança de dados é confiança para os clientes
A confiança do cliente é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Perder os dados dos clientes pode resultar não apenas em perda financeira, mas também na deterioração da reputação da empresa, como falamos anteriormente.
Hoje em dia não existe (ou pelo menos não deveria existir) uma empresa que não utiliza sequer um software no negócio. Seja um ERP para gestão, seja um sistema financeiro ou seja uma plataforma de comunicação. Ao contratar um parceiro e inserir os dados dos clientes, a empresa deixa de ser a única guardiã dessa base e passa a ter que confiar no armazenamento do contratado.
É por isso que é fundamental escolher uma plataforma que priorize a segurança de dados. Seja por meio de backup regular, seja por ser uma marca consolidada no mercado, seja por histórico de garantia da segurança dos dados. Isso não apenas tranquiliza os clientes, mostrando o compromisso da empresa com a proteção das informações, mas também assegura conformidade com regulamentações de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Utilizar ferramentas oficiais é também uma forma de proteger seu negócio. Leia aqui um artigo sobre API WhatsApp e descubra mais sobre a ferramenta de comunicação.
2. Rastreabilidade do histórico do cliente
Já que citamos plataformas de comunicação, priorize adquirir uma que tenha um armazenamento de dados eficiente que, além da segurança, oferece a capacidade de rastrear o histórico do cliente. A rastreabilidade do histórico do cliente é um componente valioso para personalizar os serviços oferecidos e melhorar a experiência do cliente.
Imagine poder acessar, em tempo real, todas as interações anteriores do cliente com a empresa. Isso não apenas permite que os funcionários ofereçam um atendimento mais personalizado, mas também possibilita a antecipação das necessidades do cliente.
Uma plataforma de qualidade deve registrar cada ponto de contato, desde consultas simples até transações complexas, proporcionando uma visão abrangente do relacionamento entre a empresa e o cliente.
A Neppo é uma plataforma de integração dos canais de comunicação, além de unificar todos os pontos de contato com os clientes em um único ambiente, ela também permite a rastreabilidade do histórico do cliente e atua com Inteligência Artificial para favorecer esse contato.
3. Já perdeu a carteira de cliente com a saída de um colaborador? Essa é pra você!
Uma das maiores preocupações das empresas é a perda de clientes e dados valiosos quando um funcionário-chave, especialmente um vendedor, decide sair da empresa. Nesse cenário, o armazenamento da carteira de clientes torna-se crítica para garantir a continuidade do negócio e a segurança de dados.
Ao escolher seus sistemas, opte por um que o armazenamento de dados não apenas preserva a carteira de clientes, mas também permite que as informações fiquem na nuvem por longos períodos. Ao centralizar as informações em uma plataforma de comunicação, por exemplo, a empresa não fica refém de seus funcionários. Em vez disso, ela confia em sistemas acessíveis a qualquer momento, evitando a perda de clientes para concorrentes.
A vantagem competitiva da integração inteligente de dados
Enfim, em um ambiente empresarial bem consolidado, investir em uma plataforma de integração de canais de comunicação é mais do que uma escolha sábia, é uma necessidade estratégica. A preservação dos dados do cliente, a rastreabilidade do histórico dos contatos e a manutenção da carteira de clientes são componentes essenciais dessa estratégia.
A plataforma de integração da Neppo armazena dados por até 5 anos sem custos adicionais para isso, sendo uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento e a eficiência da sua operação. Além disso, o sistema integra os canais de atendimento e trabalha por segurança da informação, até por ser uma empresa do grupo consolidado Sankhya.
Portanto, ao considerar a implementação de uma plataforma de armazenamento de dados, olhe além do simples cumprimento de regulamentações. Veja isso como uma oportunidade para criar uma base sólida para a confiança do cliente, personalização eficiente e continuidade operacional. Por fim, uma plataforma de integração não apenas protege os dados, ela impulsiona o sucesso da empresa no competitivo cenário empresarial moderno.