A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo comércio, mas para ser eficiente é preciso ter estratégia. Em meio a tantas campanhas de marketing, em diferentes canais de comunicação, é essencial que você esteja preparado para atender o cliente – com agilidade – em qualquer meio que ele entre em contato. Para isso, tente planejar uma Black Friday Omnichannel.
Se você planeja aproveitar a data para vender mais, movimentando o estoque, recomendamos que leia esse texto até o final e entenda como utilizar uma estratégia Omnichannel pode te fazer lucrar mais.
Quando é a Black Friday em 2024 e por que investir nessa data?
Em 2024, a Black Friday vai acontecer no dia 29 de novembro, como o próprio nome em inglês dia: em uma sexta-feira. Essa data é conhecida por promover várias promoções e ofertas, bem do jeito que o consumidor adora (e espera)!
Com as pessoas mais propensas a gastar, nós devemos aproveitar o momento para não só vender o produto, mas também melhorar a experiência delas com a loja. Afinal, produtos de qualidade e a excelência no atendimento representam um caminho que torna os compradores em clientes fiéis. Antes de aprofundarmos nesse assunto, vamos entender primeiro o que, afinal, significa “Omnichannel”.
O que é Omnichannel?
Omnichannel é uma estratégia de atendimento e vendas que junta todos os canais de comunicação em uma única plataforma, seja o canal online ou offline. Possibilitando, assim, que eles cooperem entre si.
Isso significa que o seu cliente pode solicitar atendimento ou comprar usando a plataforma que ele queira utilizar, seja o chat do site, o WhatsApp, Telegram ou as redes sociais, por exemplo, e a experiência proporcionada pela marca será uniforme em todos eles.
Por que ser Omnichannel é importante?
Todos nós já tivemos experiências ruins. Basta lembrar de algum exemplo que você já passou com um atendimento que deixou a desejar pela lentidão, falta de resolutividade ou porque você teve que repetir as mesmas informações quando precisou dar continuidade às tratativas em canais diferentes…
A estratégia omnichannel ajuda a não deixar o seu negócio passar pela inconveniência de perder o cliente por esse motivo. O que ele falar por e-mail, por exemplo, estará disponível para você consultar no histórico da plataforma e atendê-lo da forma mais personalizada e adequada em qualquer outro meio que ele decida te chamar depois. A consulta do histórico de atendimento facilitada agiliza o desempenho da equipe e na geração de dados relevantes para a gestão.
Em outras palavras…
Com a omnicanalidade, você oferece a chance do cliente ter o conforto de entrar em contato com você por onde ele desejar – facilitando o acesso à sua marca, sem que dados sejam perdidos e você consiga dar continuidade no atendimento de forma eficiente.
O mercado competitivo beneficia as empresas que demonstram a experiência do cliente como diferencial. Assim, essa é uma oportunidade em que pode aproveitar para conquistar mais clientes, já que as datas comemorativas fazem as vendas crescerem, atingindo mais públicos, bem como a Black Friday.
Como você pode usar a estratégia Omnichannel na sua Black Friday?
Você já percebeu que investir na estratégia omnichannel é uma aliada na rotina da sua equipe, facilitando integrar todos os seus canais de comunicação e ter uma visão completa do relacionamento com o cliente.
Agora, vamos falar um pouco sobre a prática. Depois de implementar a omnicanalidade no seu negócio, como você pode usá-la na Black Friday? Abaixo, elencamos algumas orientações para você alavancar as vendas nessa data. Confira:
1. Dê atenção para o celular
Cada vez mais, as pessoas estão conectadas no mundo digital pelo celular. Inclusive para fazer compras, pois o dispositivo móvel permite que você tenha a autonomia de acessar o site ou o aplicativo da loja para dar uma olhada, adicionar ao carrinho e fazer o pagamento a qualquer momento, em qualquer lugar.
Em 2024, espera-se um aumento significativo no uso de celulares para compras durante a Black Friday, seguindo uma tendência que já foi observada nos últimos anos. Em 2023, mais de 50% das vendas da Black Friday ocorreram em smartphones, de acordo com um levantamento do Experian, demonstrando uma crescente confiança dos consumidores nas transações por celular. Isso reflete o comportamento de uso contínuo e a conveniência que os dispositivos móveis oferecem. Assim, permitindo que as pessoas comprem de qualquer lugar e acompanhem promoções em tempo real.
Para 2024, a previsão é de que essa tendência continue a crescer, com mais consumidores optando por seus celulares para realizar compras, tanto por facilidade de uso quanto pela disponibilidade de métodos de pagamento otimizados para dispositivos móveis. Isso indica que é crucial para os varejistas otimizarem seus sites para celulares, assegurando uma navegação simples, tempos de carregamento rápidos, e opções de pagamento adaptadas para smartphones.
Além disso, adaptar o chat para facilitar a comunicação instantânea com o cliente e adaptar a forma de ofertar os produtos é fundamental. A partir dos diversos canais de comunicação, as lojas podem disponibilizar promoções exclusivas com envio de mensagem ativo em massa e, com isso, os consumidores são mais motivados a comprar.
2. Inclua o WhatsApp na sua estratégia
Falando em WhatsApp… Inclua-o na sua estratégia focada em aumentar as vendas na Black Friday. Seja pensando em otimizar o desempenho da equipe de atendimento ou na oferta personalizada de produtos.
Essa estratégia tem o objetivo de facilitar a jornada do consumidor que já utiliza o aplicativo de conversas no dia a dia e pode conhecer seus produtos, efetuar a compra e já receber o boleto, nota fiscal e status da compra pelo próprio WhatsApp.
Preparamos um artigo só sobre estratégia de vendas da Black Friday no WhatsApp. Leia completo aqui.
3. Personalize as promoções de Black Friday
Uma tendência crescente entre os usuários é a preferência por anúncios personalizados. Ou seja, as empresas entenderem por meio de históricos e dados de comportamento, quais os produtos ideais para cada cliente. Assim, além de mais efetivo em relação a facilidade de compra, há também um interesse por parte do cliente em ver os anúncios dessa forma.
4. Quiz de Black Friday
Assim como citamos no tópico anterior, esses meses pré-Black Friday é o momento ideal de conhecer as preferências do seu cliente para oferecer o produto ideal a ele. Em algumas plataformas, como o WhatsApp e Instagram, você pode configurar um quiz montado de acordo com a linha dos seus produtos e seus objetivos.
Por exemplo, uma loja de perfume pode lançar um quiz perguntando os aromas favoritos do usuário, além de frascos e tamanho. E, como resultado, a inteligência artificial vai indicar o produto mais indicado para ele. Assim, não há desculpas que o cliente precisa testar na loja física para acertar na escolha. Entendeu a essência da ideia aqui? Vamos seguir então!
5. Junte a estratégia Omnichannel com o chatbot
Os chatbots são robôs capazes de realizar atendimento ao cliente usando uma linguagem similar a de um humano, só que com uma agilidade muito maior para buscar a resposta e solucionar a demanda.
Com a omnicanalidade, você está em todas as plataformas. Assim, ao utilizar chatbot, você automatiza respostas a dúvidas frequentes e atende o cliente com prontidão e boa resolutividade. Enfim, o comprador tem a autonomia para fazer pagamentos e consultar prazos de entrega, por exemplo, sem sobrecarregar as equipes.
Quer saber como ter uma Black Friday Omnichannel no seu negócio?
Agora, já não restam dúvidas que investir na estratégia omnichannel durante a Black Friday é um meio para fazer as suas vendas crescerem. Para você implementar a omnicanalidade no seu negócio, conte com a plataforma de experiência em atendimento e vendas, a Neppo Omnichannel! Uma empresa com 15 anos de desenvolvimento de soluções para negócios, que te ajuda a aprimorar o seu relacionamento com os clientes. Além disso, otimizamos o desempenho das equipes e geramos o aumento da satisfação, criando mais oportunidades de vendas e lucros para a sua empresa.
Veja uma demonstração gratuita do uso da plataforma omnichannel e agende um bate-papo com um consultor Neppo.