3 dicas para aumentar as vendas na Black Friday

Você já sabe que a Black Friday é um dos eventos mais aguardados para o comércio em geral. E, bem, a expectativa é que tenhamos um aumento de 10% nas vendas deste ano, comparado com 2023. Portanto, é importante já começar a se preparar com antecedência e, claro, seguir algumas estratégias que ajudarão a gerar uma melhor experiência para seu cliente a fim de impulsionar seus resultados. 

A data criou uma oportunidade para liquidar estoques antigos, produtos sazonais ou mesmo novas coleções. Mas o que todo empreendedor também pode enxergar é a oportunidade de também atrair novos consumidores, que podem vir a se tornar clientes regulares. Para além da possibilidade de vender mais, as estratégias voltadas à retenção por boa experiência são boas pedidas para a Black Friday 2024.

Inclusive, muitas empresas criam estratégias focadas em vendas para essa data, mas por não se estruturarem enquanto negócios corretamente, essas ações podem acabar resultando em perda de investimentos e melhor oportunidade para a concorrência. Bom, mas antes de te apresentar algumas dicas, vamos primeiro entender a relevância da data para o comércio.

Estatísticas para a Black Friday de 2024

Uma pesquisa da Haus, que ouviu 1 mil consumidores e analisou mais de 5 milhões de menções relativas à data nas redes sociais, revelou a estimativa de alcançar 7,6 bilhões de reais em vendas, significando um aumento de 10% comparado a 2023. Inclusive com um aumento de 14% no número de pedidos, passando para 11,7 milhões.Bom, se antes imaginávamos que vender a qualquer custo era prioridade para as empresas, nós temos um recado importante: as necessidades de consumo mudaram. Uma pesquisa da Nodus, a pedido da Meta, revelou que 69% dos compradores prezam por uma experiência personalizada. Vamos falar sobre isso:

Mudanças no padrão de consumo

A pesquisa da Nodus também mostrou que os consumidores concordam com o uso de Inteligência Artificial para ter uma melhor experiência na Black Friday 2024. Isso indica a necessidade das empresas atualizarem suas formas de atuação, principalmente na geração de dados de comportamento e na oferta de produtos de forma personalizada.

Ou seja, esse novo padrão de comportamento segue uma tendência de mercado relacionada à expectativa por um atendimento mais humano – ainda que executado por um bot, por fluxos de compras mais rápidos e autoexecutáveis e por personalização no contato com o cliente.

Black Friday: afinal, funciona no meu negócio?

É importante deixar claro que o gestor comercial deve entender quais estratégias são adequadas para a sua empresa, considerando a própria realidade e os próprios objetivos. Até porque dicas para Black Friday só vão surtir resultados se fizer, de fato, sentido para o negócio. Por exemplo, se a sua empresa já percebeu que aplicar descontos conquista os clientes e gera mais vendas, então a estratégia deve seguir propondo descontos atraentes.

Aliás, não esqueça de promover ofertas e/ou ações com antecedência. Lembre-se de utilizar publicidade como marketing nas redes sociais e canais de comunicação (e-mail e WhatsApp). Além disso, também é importante garantir que o processo de compra seja intuitivo e seguro. 

3 dicas para a Black Friday 2024

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as estatísticas, comportamento e tendências, vamos às dicas para aumentar as vendas na Black Friday 2024.

Primeiramente, vale ressaltar que nenhuma estratégia deve ser implementada separadamente. É por isso que acreditamos que uma plataforma de integração de canais, como a Neppo Omnichannel, é importante para melhorar a experiência do cliente e as vendas do seu negócio.

A Neppo é uma empresa com 15 anos de experiência em soluções para atendimento e vendas B2B. Com uma ferramenta capaz de integrar os principais canais de comunicação em um único lugar (redes sociais, e-mail, chat e telefone), a Neppo possibilita que se façam disparos em massa ativamente, acompanhamento em tempo real dos atendimentos e armazenamento de históricos com geração de dados personalizados.

1. Chatbot no WhatsApp

Uma das primeiras dicas para a Black Friday, é o uso dos chatbots no WhatsApp. Eles se tornaram uma ferramenta indispensável para impulsionar as vendas e melhorar a experiência do cliente. Com a capacidade de fornecer respostas instantâneas e personalizadas, os chatbots podem orientar os clientes em suas jornadas de compra. Ou seja, respondendo a perguntas frequentes e até mesmo oferecer recomendações de produtos ou serviços de forma eficiente. 

Além disso, eles podem automatizar tarefas repetitivas, permitindo que os agentes de vendas foquem em interações mais complexas. Desse modo, com a conveniência de estar sempre disponível, os chatbots no WhatsApp ajudam as empresas a se destacarem na Black Friday, oferecendo um atendimento ágil e assertivo, resultando em um aumento significativo nas vendas e na satisfação do cliente.

2. Automação de processos

A automação de processos é a chave para impulsionar as vendas e melhorar a eficiência operacional das empresas. Ao integrar sistemas e utilizar ferramentas de automação, as empresas podem agilizar tarefas, reduzir erros e proporcionar uma experiência mais rápida e precisa aos clientes. 

Assim, essa dica não apenas economiza recursos, mas permite que as equipes de vendas se concentrem em atividades estratégicas, como o fechamento de novos negócios. 

A automação de processos é a base para a escalabilidade e o crescimento sustentável. Isso torna as empresas mais competitivas e capacitadas para atender às demandas do mercado de forma eficaz.

Com a plataforma da Neppo Omnichannel, é possível definir um executor de rotinas completamente automatizado. Ao integrar o ERP com a Neppo, é possível fazer todo o processo de uma compra diretamente pelo WhatsApp: apresentação de produtos, envio de boleto e nota fiscal, além do status da entrega. Tudo isso automaticamente.

3. Atendimento ao cliente 24h por 7 dias

Oferecer atendimento em tempo real é um diferencial crucial para impulsionar as vendas e construir relacionamentos sólidos com os clientes. A capacidade de responder rapidamente às dúvidas e necessidades dos clientes cria uma sensação de confiança e conveniência. Mesmo que fora do horário comercial, como é o caso de atendimento com auxílio de chatbot que citamos anteriormente.

O atendimento em tempo real agiliza o processo de compra, permitindo que as empresas se adaptem rápido às mudanças e resolvam problemas de forma imediata. Esse nível de responsividade cria uma experiência positiva que pode resultar em vendas mais altas, fidelização dos clientes e recomendações boca a boca, tornando-o essencial para qualquer estratégia de vendas bem-sucedida.

Black Friday com a Neppo Omnichannel

Com as dicas para Black Friday e com a plataforma de integração de comunicação, a Neppo, sua empresa irá impulsionar as vendas no ano todo. 

Enfim, a plataforma Neppo, além de automatizar o seu atendimento, reúne todos os seus canais de comunicação em um só lugar, melhorando a experiência do cliente e o relacionamento dele com a sua empresa. Veja uma demonstração gratuita e entenda mais como a plataforma pode te ajudar.

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