Novas tecnologias e gerações vão surgindo com o passar dos anos, e como resultado disso, novos perfis de clientes também vão aparecendo. Do outro lado, as empresas devem se preocupar em estar adaptadas ao comportamento do público, e atualmente, os esforços são para se adequar às preferências do consumidor 5.0.
Se antes para fazer uma compra, ou mesmo tirar uma dúvida sobre um produto, o cliente precisava ir até uma loja física, agora, podemos dizer que o esforço para adquirir um produto ou serviço, é mínimo.
Isso porque o meio para fechar a compra fica na palma da mão e cabe no bolso do consumidor. Com um smartphone, toda a jornada do cliente é feita de maneira ágil e confortável, passando pela pesquisa do produto ou serviço até a fase de pagamentos em questão de minutos.
Esta é a era do consumidor 5.0, que é conectado e antenado em relação às tendências do mercado. Além disso, outra característica que merece ser destacada sobre este perfil de cliente, é a importância de boas experiências e um bom relacionamento com a marca vendedora.
Vamos explorar o perfil do consumidor 5.0 neste conteúdo e ainda quais as estratégias mais indicadas para atrair este cliente para o seu negócio. Continue a leitura!
O consumidor 5.0 é um tipo mais conectado, que se sente confortável com a tecnologia, por isso, domina o meio digital com muita tranquilidade. Até porque a maior parte deste perfil de cliente é da geração Y e Z, que são indivíduos nativos digitais, ou seja, já nascem no meio digital.
Este consumidor valoriza muito a experiência com a marca, e por isso, busca lojas que tenham as mesmas ideias que ele, além de analisar a qualidade dos produtos e o preço. A jornada de compra deste cliente deve ser de excelência do início ao fim, desde o primeiro contato até o pós-compra.
Outro fator que os e-commerces devem se atentar, é que com tantos canais à disposição para fazerem pesquisas sobre produtos e serviços, esse consumidor se torna ainda mais difícil de ser influenciado.
Além dessas características, vale ressaltar também que o consumidor 5.0 é um usuário constante da internet, e para ele, não existe horário comercial. Portanto, as lojas devem estar disponíveis 24 horas para receber o contato dele e permitir a realização de transações a qualquer momento.
Tenha sempre em mente também, que na era das redes sociais, qualquer pessoa pode publicar uma opinião. São inúmeras possibilidades de meios para compartilhar experiências e ideias na atualidade, e o consumidor 5.0, não hesita em usar as mídias digitais para reclamar. Isso, além de não recomendar seu produto ou serviço para amigos e familiares no caso de uma experiência negativa.
Mas, para chegarmos até este consumidor super conectado e ligado às experiências, como foi o perfil de clientes foi evoluindo? Vamos relembrar:
Consumidor 1.0: este perfil de cliente era prático, apenas buscava um produto ou serviço que resolvesse o seu problema. E para isso, a opção era ir até lojas físicas e encontrar com um vendedor. Neste cenário, as empresas apenas ofertavam os produtos de forma generalizada.
Consumidor 2.0: A maior diversidade de empresas e produtos no mercado possibilitou que este consumidor conseguisse comparar preços e melhores ofertas no momento da compra. Com isso, as marcas precisaram encontrar meios para diferenciar os seus produtos e serviços oferecidos, e até mesmo partir para a segmentação.
Consumidor 3.0: é notável que o nível de exigência do consumidor vai crescendo, e o consumidor 3.0 já passa a optar por empresas com as quais ele já tenha uma relação. Isso faz com que os negócios passem a se preocupar com posicionamento de marca e investimentos na área de marketing.
Consumidor 4.0: este consumidor já tem o acesso à informação facilitado, o que já rendeu mais rapidez para fazer pesquisas sobre produtos e serviços. É um perfil que demanda um atendimento mais personalizado e humanizado, pois ele quer estar mais próximo da marca e preza pela sensação de pertencimento.
Consumidor 5.0: é o perfil mais habituado ao mundo conectado. Tem a internet como um meio para fazer diversas tarefas e consumir. Ele espera uma experiência completa e de excelência, desde o primeiro contato com a marca. Busca praticidade e agilidade para resolver os problemas e esperam por um atendimento rápido e eficiente das empresas.
Conhecendo com mais detalhes o comportamento e as expectativas do consumidor 5.0, é hora de pensar em como a sua empresa pode atrair este potencial cliente e satisfazê-lo. Confira nossas dicas:
Tenha a tecnologia como aliada: o consumidor 5.0 é antenado, gosta de usar novas tecnologias e prioriza empresas que pensem como ele. Então, nada mais recomendado que a sua empresa também esteja ligada com as novidades no meio tecnológico. O cliente atual está sempre conectado, e o seu negócio deve seguir o mesmo caminho, portanto, aposte na digitalização e aproveite o que há de mais moderno para incrementar sua relação com o consumidor.
Seja autoridade: bom, a internet é uma das principais fontes de informações para consumidores que querem pesquisar sobre produtos e serviços. Diante disso, uma boa estratégia é produzir conteúdos de valor, que vão gerar mais autoridade para a marca no assunto de interesse enquanto o cliente é educado sobre o tema.
Adote a estratégia omnichannel: uma das principais características do consumidor 5.0 é a valorização da experiência com a marca desde o primeiro contato. E neste sentido, uma estratégia será fundamental para garantir a qualidade do atendimento prestado e consequentemente, uma boa experiência para o consumidor: é a omnichannel.
Isso porque, mais do que estar presente em todos os canais, é preciso que a empresa consiga integrá-los, de modo que o cliente não perceba diferenças no atendimento prestado de acordo com o meio que entrou em contato.
E além disso, em um negócio omnichannel, a convergência de dados acontece e independente do canal que o cliente chame a empresa, o histórico das tratativas fica facilmente disponível e evita o desgaste para o consumidor por ter de repetir informações para a empresa.
Uma forma de garantir a prática dessa estratégia no seu negócio é usando a tecnologia a seu favor. A Neppo tem uma solução para o atendimento digital de empresas que é omnichannel e possibilita inúmeras melhorias na comunicação de negócios, garantindo a adequação ao perfil do consumidor 5.0. Conheça mais sobre a plataforma clicando aqui.
Atendimento rápido: mencionamos diversas vezes aqui sobre como a agilidade é um fator importante para o perfil de cliente atual. E sabemos a importância do atendimento na experiência do cliente, e como ele impacta diretamente nos resultados dos negócios.
As pessoas estão acostumadas a receber respostas imediatas. O aplicativo mais popular entre os brasileiros, o WhatsApp, é justamente um meio para troca de mensagens instantâneas. E assim como nas conversas com familiares e amigos, quando fala com uma empresa, o cliente espera um retorno imediato.
Portanto, tenha um atendimento rápido, mas sem deixar de lado a qualidade. Para isso, uma boa solução é o uso dos chatbots, que permite que as conversas sejam automatizadas, e assim, os consumidores recebam os retornos com mais rapidez. Você pode entender mais sobre o uso de chatbots e as vantagens para o negócio, clicando aqui.
Agora que você conhece mais sobre o consumidor 5.0, é momento de refinar as estratégias para estar de acordo com as preferências dele, e assim, garantir os bons resultados do seu negócio.
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