3 tendências do mercado tecnológico para os próximos anos

O investimento em tecnologia é algo que deve ser inerente às empresas. Há dez anos, utilizar atendimento automatizado era, por exemplo, considerado um diferencial, hoje não podemos dizer mais o mesmo, afinal é uma ferramenta fundamental e necessária para prestar um atendimento ágil e efetivo. Assim, estar atento às tendências tecnológicas é fundamental para os negócios.

Isso porque investir nessas tendências tecnológicas, se tornou uma questão de sobrevivência. Empresas precisam inovar, e a tecnologia irá fazer parte das mudanças necessárias para isso, seja a pequeno, médio ou longo prazo. 

Portanto, conhecer e entender quais são as tendências tecnológicas e onde aplicar seu dinheiro e energia, é a melhor forma de economizar e trazer benefícios para seu negócio. Até porque, são essas tecnologias que estão revolucionando o mercado e transformando empresas em cases de sucesso. 

Por isso, no conteúdo de hoje vamos falar sobre três tendências do mercado tecnológico nos próximos anos que você deve ficar de olho. Siga com a sua leitura! 

1: Cloud Contact Center (Plataformas de contato em nuvem)

Você já leu, viu ou ouviu falar sobre o termo “central de atendimento” e já está acostumado. Basicamente, é um canal em que os consumidores entram em contato para tirar dúvidas ou resolver problemas. Assim, quando falamos o nome Cloud Contact Center, o termo quer dizer algo como “central de contato na nuvem“. 

Ou seja, essa solução consiste em um mecanismo com diversos serviços integrados e hospedados para atendimento em uma rede global de servidores. Para exemplificar os benefícios de um CCC, uma vantagem é a integração de vários canais de comunicação que podem possibilitar o auto-atendimento, efetividade, integração de meios de contato e dados, e várias outras vantagens. 

O intuito é que essas soluções fiquem disponíveis a empresas que precisam ter a autonomia de controlar seus próprios sistemas a partir de qualquer lugar, de forma segura e rápida.

O cloud contact center pode ser destacado como uma das mais importantes tendências tecnológicas. Isso porque o seu potencial é trazer agilidade e vantagem competitiva para o negócio. 

2: Computação aliada à privacidade

Desde a criação da Lei Geral de Proteção De Dados (LGPD), as empresas estão mais focadas em fortalecer a proteção de dados dos usuários. Dessa forma, a segurança é um requisito que tem sido uma preocupação crescente entre os gestores. Por isso, aliar a computação à privacidade se tornou uma das principais tendências tecnológicas. 

Mas, antes de entender mais sobre essa tendência, vamos falar um pouco sobre a LGPD. De acordo com o Ministério Público Federal, a lei tem como objetivo proteger a liberdade, a privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade natural das pessoas. Assim, a lei cria um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção dos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

Mesmo que desde antes existia a necessidade de resguardar os dados pessoais, a nova legislação é mais rigorosa e traz severas consequências para empresas que vazam os dados dos seus clientes, como multas, e até indenizações. 

Portanto, quando os dados do cliente estão protegidos por criptografia, ou até mesmo em plataformas de segurança de dados, você garante o cumprimento da lei pela sua empresa. A tecnologia tem oferecido recursos para garantir maior transparência aos processos de gestão e controle de dados dos clientes, parceiros e colaboradores. E a tendência é aproveitar estes meios para garantir o cumprimento da lei e a privacidade aos consumidores.

3: Inteligência Artificial

Sabemos que a inteligência artificial (IA) não é um assunto recente, entretanto tem ganhado muito espaço nas soluções estratégicas das empresas para melhorar a experiência do cliente com a marca e aumentar a produtividade em tecnologia da informação e em todo ambiente corporativo.

Desse modo, um ganho da IA é sua capacidade e potencial de entender padrões de comportamento e gerar respostas automáticas para cada tipo de situação. Inclusive, dentro de processos empresariais, existe uma grande variedade de aplicações da inteligência artificial que irão gerar valor no seu negócio, por exemplo: 

  • Assistentes pessoais: IAs desenvolvidas para direcionar o cliente em atividades e ações que ajudam usuários (clientes, prestadores de serviço e funcionários);
  • Chatbots: São robôs que usam linguagem neutra para conversar com as pessoas por meio de mensagens automatizadas. Interligado a base de dados eles agilizam o atendimento ao cliente;
  • Mecanismos de Segurança: Aqui a IA pode detectar tentativas de ataque à segurança, mais rápido do que um funcionário, e assim neutralizar ameaças por meio de sistemas de prevenção de fraudes.

Agora, você já sabe quais tendências ficar de olho para aproveitar as oportunidades de transformar o seu negócio por meio da tecnologia. Seguir as possibilidades que estão em alta é uma ótima forma de inovar e aproveitar benefícios para aprimorar o processo produtivo do seu negócio. 

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