Chatbots para empresas: quando implementar?

Em uma sociedade que está cada dia mais conectada e dinâmica, é importante que os negócios também estejam atentos para acompanhar as transformações do mundo. Adotar soluções tecnológicas que permitem se manter em evolução é indispensável, e uma das ferramentas mais utilizadas para possibilitar acompanhar o ritmo intenso dos dias atuais são os chatbots, que para empresas, tem inúmeras possibilidades. 

O chatbot é um software em que existe diálogo com um usuário humano, mantendo uma linguagem natural. Eles funcionam como assistentes virtuais e permitem que empresas conversem sem interrupções, possibilitando atendimento 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Com a solução, respostas e processos são automatizados, otimizando tempo de equipe e até custos.

Mas, você sabe quando é o momento de implementar essa solução em seu negócio? No texto vamos explorar um pouco mais sobre o tema e te contar o que você deve observar para saber se é hora de contar com os bots nas suas operações de atendimento ao cliente. 

Vantagens do uso de chatbots para empresas

Antes de falarmos sobre os aspectos que vão indicar quando é a hora de implementar os chatbots na sua empresa, vamos reforçar as vantagens de contar com esta tecnologia no seu negócio. 

Um dos principais benefícios que levam as empresas a usar o bot é a busca por aprimorar a experiência do cliente no atendimento. Isso porque, sabemos que atualmente os consumidores buscam soluções rápidas para as suas necessidades. 

Inclusive, um levantamento feito com mais de 2.600 pessoas pela empresa Hibou que participa do Grain, um grupo de empresas independentes que tem por objetivo transformar clientes em fãs, identificou que para 91,3% dos consumidores, um bom atendimento significa ter agilidade para resolver dúvidas. 

E essa rapidez na tratativa das interações recebidas é alcançada com o uso de chatbots, que agilizam os processos  com a automatização.

Além deste aspecto fundamental para o negócio, implementar os chatbots também levará a outras vantagens, como:

  • Escalabilidade;
  • Otimização de processos;
  • Redução de custos;
  • Atendimento sem interrupções. 

E se você quiser saber mais sobre os benefícios e as possibilidades do uso de chatbots para empresas, é só acessar nosso conteúdo sobre o assunto clicando aqui

Quando implementar chatbots no meu negócio?

Bom, não ficam dúvidas de que adotar o uso dos chatbots para empresas é um grande negócio. Então, como saber quando está na hora de contratar essa solução? A gente relacionou alguns aspectos que você pode observar para tomar esta decisão. Confira:

Volume de atendimentos

Analisar o volume de atendimentos recebidos na empresa é uma importante maneira de decidir se há a necessidade de implementar chatbots. Observe se a sua equipe de atendimento recebe muitas demandas diariamente e se acaba ficando sem responder algumas das interações. 

É bem possível que não seja um problema relacionado à capacidade dos profissionais, mas sim um indicativo de que é necessário um reforço. Neste caso, o uso do chatbots é uma importante solução para superar este obstáculo.

Afinal, com um chatbot é possível fazer diversos atendimentos simultâneos e assim, absorver uma demanda muito maior de solicitações. E isso, a qualquer momento, do dia ou da noite, pois como até já comentamos, devido a automatização de processos e respostas com o chatbot, é possível oferecer atendimento ininterrupto. Algo que impactará diretamente na experiência do cliente, não é mesmo? 

Volume de perguntas repetidas

Além da quantidade de solicitações recebidas, outro volume que deve ser analisado é o de perguntas frequentes recebidas. Se a sua equipe gasta horas do dia respondendo a dúvidas semelhantes ou recebendo demandas repetidas, este é um forte indicativo de que está na hora de adotar o uso de chatbots.

Isso porque, dúvidas mais simples e recorrentes podem ser facilmente resolvidas por chatbots. E assim, demandas manuais e repetitivas são eliminadas e os colaboradores podem se dedicar a tarefas mais estratégicas, que exigem mais dedicação do time e muitas vezes são resolvidas apenas após a conclusão de ações mais urgentes, como é o caso do atendimento ao cliente. 

Como resultado desta medida, além de aprimorar a experiência do cliente, que receberá retornos mais rápidos, pode se esperar também uma performance mais eficiente da equipe e mais satisfação dos colaboradores, que ficam livres de funções repetitivas e cansativas que tomam muito tempo de trabalho. 

Tempo de resposta ao cliente

Outra maneira de avaliar se é o momento de implementar o uso de chatbots é identificando o tempo de resposta ao cliente. Se os retornos de demandas demoram a ser enviados significa que você deve pensar em soluções para amenizar este aspecto.

E com urgência, hein! Vamos relembrar o que já até mencionamos no início do texto. Para a grande maioria dos consumidores, receber respostas rápidas é sinônimo de um atendimento de qualidade. E sabemos que garantir uma boa experiência do cliente é fundamental para conquistar bons resultados no seu negócio.

Utilizando os chatbots, é possível identificar rapidamente do que se trata a demanda do cliente, e assim oferecer uma resposta imediata. E até mesmo se o retorno for direcionar  para um atendente humano, ele é feito com agilidade.

Conclusão

Agora que você já sabe como entender qual é o momento de implementar chatbots para empresas, então hora de responder mais uma pergunta sobre o assunto: como adotar o uso dos chatbots na estratégia do negócio? 

E vamos te indicar um caminho simples. Fale com a Neppo! Nossa plataforma de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel, vai transformar a comunicação do seu negócio, possibilitar a implantação de chatbots, e muito mais. 

Você pode até mesmo fazer um teste grátis da solução, é só deixar seu contato aqui que nossa equipe vai falar com você. 

 

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