Quais as tendências de atendimento ao cliente em 2023?

Para seguir os melhores rumos para seu negócio e conquistar resultados ainda mais positivos neste ano, é necessário estar atualizado para preparar a estratégia que vai nortear as ações da sua empresa. E se tratando de um dos pilares do relacionamento entre a marca e seus consumidores, é ainda mais fundamental estar atento. Por isso, separamos as principais tendências no atendimento ao cliente em 2023 para que seu negócio não fique para trás.

Afinal, garantir a satisfação do consumidor é um dos principais objetivos de qualquer empresa. E para isso, é necessário se adaptar ao comportamento do público. Atualmente, os esforços são para se adequar às preferências do consumidor 5.0.

Um perfil de cliente que é mais conectado e domina o meio digital com muita tranquilidade. Além disso, são pessoas que valorizam muito a experiência com a marca, portanto, a jornada destes consumidores deve ser de excelência do início ao fim. E outro fator que merece ser destacado, é que é um usuário constante da internet e para ele não há horário comercial.

Inclusive, nas tendências de atendimento ao cliente para este ano, o foco é adotar medidas e soluções para agradar esse perfil de consumidor. As propostas são voltadas para incrementar a experiência do cliente e agilizar o retorno às interações. Confira em detalhes as estratégias que devem fazer parte do planejamento do seu negócio.

Experiência omnichannel

Oferecer uma experiência omnichannel para o consumidor é mais do que uma tendência. Na verdade, devemos dizer que é uma necessidade para manter-se no mercado cada vez mais competitivo.

Oferecer um atendimento multicanal, com diversas opções de meio para que o cliente escolha aquele que prefere fazer contato com sua marca, é indispensável, mas não é suficiente. E é aqui que entra o omnichannel. Ele é uma estratégia diferente que irá complementar a multicanalidade do seu negócio e possibilitar que ofereça uma experiência bem executada no seu atendimento.

Isso porque oferecer uma experiência omnichannel significa que todos os seus canais de atendimento estão efetivamente integrados. Com essa estratégia, a empresa é capaz de receber o contato dos consumidores em diferentes meios de comunicação e tem o histórico de todas as interações, independente do canal realizado.

Algo que possibilita manter um contexto, elimina a frustração do cliente em ter que repetir suas histórias a cada nova conversa e permite proporcionar experiências mais personalizadas e assertivas.

Para isso, investir em uma plataforma omnichannel é uma boa aposta. Com esta solução de atendimento é possível implementar a estratégia no seu negócio sem complicações. E além de aproveitar as vantagens já ditas do omnichannel, também é um meio de oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, além de ter relatórios sobre o serviço prestado.

Atendimento humanizado

Essa tendência não é uma novidade, mas é uma medida que segue com muita força, principalmente diante do cenário atual em que o consumidor 5.0 espera ter uma experiência fantástica com marcas.

Oferecer atendimento humanizado significa estabelecer um diálogo atencioso com o consumidor e resolver os problemas dele por meio de respostas acolhedoras.

Essa é uma forma de valorizar a relação entre o cliente e a empresa. De forma que estabeleça uma percepção no consumidor de que a marca é parceira, transmite confiança e segurança.

Personalização do atendimento

Outra proposta que não pode ficar de fora das tendências no atendimento ao cliente em 2023 é a personalização do atendimento. Ou seja, adequar a atividade prestando atenção à linguagem, necessidades e particularidades de cada cliente.

Isso mesmo, oferecer um atendimento personalizado vai muito além de apenas chamar o cliente pelo nome. Aqui é fundamental entender que cada consumidor é único e espera uma experiência satisfatória de acordo com seu perfil e preferências.

E assim como mencionamos no tópico anterior, em que falamos sobre o atendimento humanizado, ter a personalização nas interações é uma forma de reforçar o relacionamento entre o público e a marca e aproximá-los.

Autoatendimento

O autoatendimento é uma solução que seguirá em alta neste ano. Inclusive, a pesquisa 2023 Omnichannel Experience Index da Incisiv, em colaboração com Blue Yonder e Microsoft, indicou que 95% dos compradores permanecerão leais a um varejista com um processo de devolução de autoatendimento.

Esta modalidade de atendimento é uma forma de solucionar problemas de forma rápida e prática, em que os clientes resolvem suas questões por conta própria. E ainda, garante outras vantagens para o negócio, que fica disponível 24 horas por dia e ainda reduz custos.

E se tem dúvidas sobre como funciona um autoatendimento, pense nos caixas eletrônicos de bancos. Ou mesmo quando você entra em contato com uma empresa, por WhatsApp por exemplo, e precisa da 2ª via de um boleto. Neste atendimento, a marca vai te indicando opções para que você selecione a que atende a sua demanda.

HelpDesk

Outra tendência é o HelpDesk, um serviço de suporte automatizado que pode ser utilizado para o público interno e externo do negócio. A proposta dele é permitir que o usuário resolva problemas técnicos de TI, via telefone, e-mail, chat ou site de forma independente.

Nesse formato, o objetivo é gerar uma boa experiência por meio do oferecimento de um serviço ágil e eficiente para solucionar problemas. Com essa prática, as demandas são centralizadas em um sistema, e com isso, há menos probabilidade de erro humano.

Colocar as tendências em prática

Para colocar as tendências de atendimento ao cliente em execução no seu negócio você pode contar com uma plataforma de atendimento digital inteligente que permitirá oferecer a melhor experiência possível para o seu consumidor.

Com inúmeras possibilidades, a Neppo Omnichannel é uma solução para aprimorar o atendimento do seu negócio, acompanhar a evolução do mercado e satisfazer o cliente atual. É uma praticidade que garante:

  • Atendimento 24 horas;
  • Conversas automatizadas;
  • Redução de custos;
  • Mais capacidade de atendimento.

E para começar já a incrementar a comunicação do seu negócio é só deixar seu contato aqui que nossa equipe vai falar com você.

 

 

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