Ser reconhecido pela excelência do atendimento é o propósito de vários negócios, incluindo a TV Alphaville. E para atingir este objetivo, a empresa apostou na tecnologia e hoje colhe bons frutos da estratégia. Inclusive, conseguiu reduzir reclamações no atendimento, entre vários outros benefícios alcançados. Neste conteúdo você saberá como, é só continuar a leitura.
A TV Alphaville é uma empresa que oferece serviços de entretenimento, operadora de TV, internet e telefonia, e ainda soluções de segurança, como cerca elétrica, controles de acesso e câmeras de monitoramento. Há mais de 30 anos atuam na região de Alphaville, na cidade de São Paulo, e mais recentemente ampliaram suas operações para cidades próximas da região.
Nesta área de atuação, com o fornecimento de serviços como internet e telefonia, é preciso estar sempre disponível para o cliente. Afinal, a necessidade de estar conectado só aumenta, para empresas e até pessoas comuns. Diante disso, questões como falta de rede, por exemplo, demandam uma atuação rápida da fornecedora para não deixar o consumidor na mão e assim, evitar reclamações.
Com isso, oferecer suporte 24 horas, nos 7 dias da semana, é fundamental. E a TV Alphaville atua neste formato. Entretanto, enfrentou dificuldades para ter um atendimento pleno. Mas, encontrou na tecnologia a solução para superar os contratempos, incluindo, reduzir reclamações no atendimento.
Os números reforçam: o WhatsApp é o aplicativo preferido do brasileiro. 99% dos smartphones do país tem o app instalado, e 94% dos usuários o acessam todos os dias, de acordo com o levantamento Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Fevereiro de 2022.
Cenário que não é diferente na TV Alphaville. O WhatsApp é o principal meio de comunicação do cliente com a empresa, como conta a coordenadora de marketing da TV, Fernanda Fuhrman. “O Whats é o canal que o próprio cliente prefere para falar com a gente. Por que é fácil, imediato, manda e tem o retorno rapidamente. Desburocratiza”, conta a coordenadora.
E os números também comprovam a importância da TV Alphaville estar presente e oferecer uma boa experiência ao cliente no aplicativo. “A maior parte da nossa operação é no WhatsApp. Se considerarmos as ligações telefônicas, ainda assim, 52% das interações recebidas são pelo Whats. E, às vezes, o atendimento não é iniciado por ele, mas é finalizado no app”, detalha Fernanda.
A empresa recebe em média 9.000 interações por mês. Com um volume tão significativo, e a maioria das solicitações sendo registradas pelo WhatsApp, a TV Alphaville precisava de uma solução para conseguir otimizar os retornos aos clientes e fazer a gestão do atendimento feito por canais digitais.
Entretanto, a contratação de uma plataforma de atendimento ineficiente gerava mais transtornos do que ajudava na operação.
“Se eu divulgo que o suporte é 24 horas na hora que o cliente contrata, preciso entregar isso. Antes utilizávamos uma plataforma que apresentava problemas em finais de semana, madrugada e gerava uma imagem negativa para a TV Alphaville. Nosso diferencial é o atendimento, a gente sempre divulga isso, e estamos próximos do morador. Ficamos em Alphaville, qualquer problema ele chama e a gente vai até a casa dele rapidamente. Eu estava pecando no meu diferencial que é o atendimento”, relata a coordenadora de marketing.
Dentre os problemas enfrentados, haviam perdas de conexão entre o sistema e o WhatsApp, o principal meio de contato com o cliente. Algo que acontece quando a organização não utiliza a API oficial do WhatsApp Business, e fez com que a TV Alphaville, em alguns momentos, não conseguisse dar respostas aos assinantes.
Com isso, a empresa começou a identificar reclamações de clientes no portal Reclame Aqui, referência para consultar a reputação de negócios, e até mesmo no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Para resolver o problema, a TV Alphaville foi em busca de outro sistema de atendimento digital que, além de manter a conexão com o WhatsApp estável, atendesse às necessidades da empresa.
“A TV Alphaville já trabalhou com diversas plataformas multicanais, só que nenhuma plataforma até então conseguia se adequar a todas as necessidades da empresa. Ou não conseguia centralizar toda a operação em um número só, ou não conseguia personalizar a operação por departamento, pois tem suporte técnico 24 horas, comercial que trabalha em um horário, cobrança que trabalha em outro. Precisava de uma plataforma multicanal que centralizasse todo o atendimento da TV Alphaville e conseguisse se adequar às especificações de cada departamento”, conta Fernanda.
Diante disso, a TV Alphaville iniciou a parceria com a Neppo, com a implantação da plataforma de atendimento digital inteligente, Neppo Omnichannel. A solução, que é flexível, se encaixou nas necessidades do negócio, permitindo a integração dos canais digitais. Além disso, a contratação da API oficial do WhatsApp também foi viabilizada, eliminando o problema de instabilidade que tanto impactava o dia a dia da operação.
“A parceria da Neppo e 360dialog (provedor oficial da API do WhatsApp parceira) conseguiu viabilizar a migração, que mudou completamente o cenário. Indico muito a API oficial, porque a gente sofreu bastante sem ela e foi um investimento relativamente pequeno que trouxe um resultado enorme”, diz a coordenadora de marketing.
São cerca de 45 pessoas, em diferentes turnos, que atuam no atendimento da TV Alphaville, interagindo com potenciais clientes, assinantes, e ainda os técnicos. O uso da plataforma otimizou ainda, a troca de informações entre equipes.
“Centralizamos todo o atendimento de WhatsApp, Messenger, SMS, e chat do site, na plataforma. Hoje todos os departamentos dependem da plataforma. Tanto suporte, cobrança, comercial, SAC, que falam com o cliente, como setores internos operacionais que falam com os técnicos que estão na rua. Então, o técnico está lá em cima no poste, quer fazer um teste, aí ele usa a plataforma para falar com o departamento técnico. Hoje, a plataforma é essencial para a operação”, compartilha Fernanda.
Com os processos do setor de atendimento mais otimizados e o WhatsApp estável, o resultado foi a queda nas reclamações registradas por clientes. Segundo Fernanda, sem a adesão à API oficial e a solução da Neppo, antes do cliente querer alguma coisa, ele já reclamava. Agora as reclamações são por outros fatores, e não mais o atendimento.
Além de reduzir as reclamações no atendimento, utilizar a API oficial do WhatsApp possibilitou outras vantagens para a TV Alphaville, inclusive a otimização do processo de prospecção de novos clientes.
“Em nossos materiais de divulgação (flyers, landing page, banners) a gente informa o WhatsApp, inserindo o QR Code que direciona para o app, porque a gente viu que quando a gente direciona uma campanha para uma landing page para depois o cliente enviar alguma informação pra gente, perdemos o lead. Então temos direcionado diretamente pro Whats para garantir”, conta a Fernanda.
Enfim, para a TV Alphaville, trabalhar com atendimento e não ter uma plataforma centralizando o processo, significa perder o controle da operação.
E isto, é um fato. Com uma solução eficiente, todo o processo de atendimento é otimizado. As respostas para interações são mais ágeis e a gestão é facilitada, com o registro de dados que facilitam o acompanhamento e desenvolvimento de melhorias.
Faça um teste grátis da Neppo Omnichannel. É só falar com nossa equipe clicando aqui.
Veja, também em vídeo, o depoimento da coordenadora de marketing, Fernanda Fuhrman, sobre como o uso do WhatsApp impacta a TV Alphaville.
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |