Como implementar chatbots no seu e-commerce?

O chatbot é um tipo de assistente virtual que proporciona várias vantagens para a sua empresa. Como, por exemplo, atender a qualquer momento, otimizar o tempo da equipe e reduzir gastos. São benefícios valiosos para qualquer negócio, e não é diferente para lojas virtuais. Isso mesmo, o uso de chatbots em e-commerce é uma importante aposta. 

Ao longo deste texto, você vai entender mais sobre a importância da utilização dessa solução, que permite  automatizar o atendimento online do seu negócio. Além de entender como isso pode impactar no crescimento das vendas, garantindo a satisfação do cliente. 

O que é chatbot?

Chatbot é um software capaz de dialogar com os clientes, resolvendo as demandas que eles trazem, sejam relacionadas a vendas, consultas, emissões de boletos, agendamentos, ou qualquer outra área. O assistente virtual vai auxiliar automaticamente quem chama, economizando o tempo da sua equipe. 

No e-commerce, englobado pelas lojas virtuais, o chatbot é de extrema importância. Até porque, ele proporciona um atendimento rápido para você reduzir os gastos com a sua equipe e atender de prontidão o seu cliente, evitando que ele seja fisgado pela concorrência. 

Qual a importância de utilizar o chatbot no e-commerce?

Esses assistentes virtuais funcionam 24 horas todos os dias, sem interromper o atendimento ao cliente. É importante explicar que, apesar de automatizada, essa ferramenta mantém uma conversa humanizada e personalizada com ele. 

Isso quer dizer que ele tem a capacidade de usar informações de banco de dados durante o atendimento. Dessa forma,  possibilita interações únicas e oportunas para fechar uma venda, como se lembrar da numeração da calça, cor preferida ou até mesmo orçamentos.  

Como o chatbot funciona?

Para o funcionamento dos bots, os robôs virtuais, precisamos dos seguintes itens: canal, conteúdo e software. Para você entender mais sobre o funcionamento deles, vamos resumir o assunto. 

O canal é o meio em que o chat (conversa) acontece (WhatsApp e Telegram, por exemplo). O conteúdo é composto pela mensagem, que pode ser programada com texto e emojis. Pode  usar a criatividade! E, por último, o software é o programa que conduz a conversa, como a plataforma da Neppo. 

O chatbot vai funcionar de acordo com uma base de conhecimento que programamos para que ele atenda o cliente da forma mais adequada. Ele aprende com cada interação recebida, fortalecendo o seu desempenho e anulando as falhas. 

Chatbot e e-commerce

Se a sua loja é virtual, e ainda não aposta na tecnologia como aliada, já passou da hora de automatizar o atendimento e estar online a todo momento, disponível para atender em qualquer horário, já que as pessoas navegam pela internet praticamente o dia todo.

O chatbot  no e-commerce, instruído pela Inteligência Artificial, pode ser utilizado de diversas maneiras, para alcançar diferentes objetivos. Dessa forma, ele pode ser implementado no marketing (captação de leads e envio de promoções).

Formas de uso do chatbot no e-commerce

Além do atendimento, o chatbot no e-commerce também pode ser inserido em outras ações que acontecem na empresa. Veja alguns exemplos:

Vantagens do chatbot

Você já entendeu que o chatbot possibilita que o seu cliente seja atendido a qualquer momento. Agora, listamos outras vantagens que você vai ter quando implementar o chatbot no seu e-commerce. 

Redução de custos

O chatbot vai resolver muitas solicitações dos clientes, e isso vai poupar o tempo da sua equipe, que vai poder focar em outras atividades. Mesmo que você tenha que investir determinado custo para a implementação do chatbot, os resultados aparecem instantaneamente e, por isso, compensa muito começar a usá-lo.

Com o chatbot, você também vai conseguir organizar campanhas personalizadas, de acordo com as preferências de cada cliente. São várias ações que você vai potencializar com o uso da inteligência artificial.

Adaptação rápida

Como dissemos acima, o chatbot também vai  contribuir para oferecer um atendimento melhor em seu e-commerce, isso porque a adaptação da inteligência artificial é muito rápida! Ela será programada conforme as necessidades do seu negócio , e ainda vai melhorar com o passar do tempo, pois o chatbot arquiva as informações importantes extraídas da conversa com o seu cliente e aprende com elas. 

O uso de chatbots é uma tendência que evolui constantemente e tende a aumentar mais ainda, tendo em vista que a ferramenta facilita a rotina dos empresários e a interação com o cliente, trazendo retornos significativos em diversas áreas da sua empresa. 

Otimização dos processos

Vamos supor que o seu e-commerce tem apenas dois funcionários que cuidam do atendimento e a fila de espera está exaustiva para o cliente. A sua loja não vai passar por esse problema se você implementar o chatbot, pois ele vai solucionar várias dúvidas e demandas antes que elas cheguem para a sua equipe.

Além do atendimento, o chatbot otimiza vários outros processos do seu e-commerce. Outro exemplo é quando você precisa enviar imagens de promoções, uma a uma, para cada cliente. Isso leva muito tempo! Deixe essa tarefa para o chatbot, pois ele vai gastar apenas alguns segundos. 

Atendimento humanizado e personalizado

Quem pensa que o chatbot responde de maneira fria e engessada  está totalmente enganado. A inteligência artificial usada nessa ferramenta é treinada para desenvolver conversas similares aos humanos. Dessa forma, o bot vai dominar e usar uma linguagem comum, com frases e emojis. 

Essa interação fica mais próxima quando o bot capta os dados dos clientes e usa para personalizar as interações, de forma que os clientes se sintam exclusivos e especiais, promovendo a satisfação do consumidor e fazendo com que ele volte a comprar na sua loja. 

Campanhas de marketing mais criativas

Essa é a hora de você atrair mais a atenção dos compradores, fazer as vendas crescerem e fidelizar os clientes! Um exemplo bastante comum é quando chega a Black Friday, as promoções começam e você deseja notificar o seu público. O chatbot pode mandar inúmeras mensagens instantâneas. 

Podemos, também, programá-lo para captar e fornecer dados dos clientes para  guiar e incrementar ainda mais a sua estratégia de marketing. Com as informações dos consumidores na palma da sua mão, você pode colocar os produtos mais vendidos em destaque no site ou criar combos com os itens que estão no estoque há mais tempo, por exemplo.  

Como implementar o chatbot no e-commerce?

Agora que você já entendeu o que é chatbot e o tanto que ele auxilia no atendimento, no crescimento das vendas e na fidelização do cliente, é hora de você implementar essa ferramenta no seu e-commerce. E nós estamos aqui para te apoiar nisso!

Com a plataforma de atendimento digital inteligente, Neppo omnichannel, você pode implementar chatbots no seu e-commerce e ainda aproveitar vários outros recursos para o seu negócio  potencializar a experiência fornecida ao cliente, gerando mais satisfação e, consequentemente, aumentando as vendas. 

Experimente a plataforma da Neppo e seja Omnichannel

Para terminar, não poderíamos esquecer de citar outra vantagem que você tem ao implementar a plataforma da Neppo no seu e-commerce: ser omnichannel. Isso significa ter todos os canais de atendimento integrados e oferecer uma experiência única e consistente para o cliente, independente do meio que ele entre em contato com o seu negócio.  

Na Neppo Omnichannel, você também automatiza respostas e processos, acompanha o desempenho da equipe e, melhor ainda, pode usar os resultados para melhorar o seu negócio. Fale com nossa equipe e faça um teste gratuito deixando o seu contato aqui

 

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