Entenda o que é uma API e como ela funciona

Às vezes o nome API pode até soar estranho para você, mas essa ferramenta está presente no dia a dia mais do que imagina. Por exemplo, se cadastrar em uma plataforma digital, checar a previsão do tempo em seu telefone ou reservar um hotel de forma online, são processos que contam com a presença de API’s.

Essa tecnologia ganha cada dia mais popularidade. De acordo com um relatório do diretório ProgrammableWeb, o uso de APIs em junho de 2019 atingiu a marca de 22.000 APIs. Além disso, o estudo também apontou uma tendência de crescimento de 2.000 novas APIs por ano.

Vale destacar que o uso desta ferramenta é uma forma de facilitar alguns processos na rotina das empresas e possibilitar integrações entre sistemas para otimizar a gestão e mesmo o operacional do negócio. Vem entender o que é uma API, como ela funciona e facilita procedimentos.

O que é uma API

Primeiramente, antes de nos aprofundarmos no tema, é preciso entender o que é uma API. A sigla significa Interface de Programação de Aplicativos e trata-se de um conjunto de funções e procedimentos que possibilitam a criação de sistemas que acessam recursos e dados de outros programas.

Este mecanismo permite que dois componentes de software se comuniquem. Ou seja, com o uso de APIs, os aplicativos podem se comunicar uns com os outros sem que o usuário perceba.

Para exemplificar, pense que você está em busca de um hotel para sua viagem. Ao entrar em um site que reúne diversas opções de hospedagens e informar a data da reserva e outras informações, a plataforma (conectada à uma API), fará uma busca em sites de diversos hotéis e te mostrará valores e disponibilidades.

Um outro grande exemplo é o Google Maps. Devido à uma API,  sites de restaurantes, hotéis e empresas usam os dados desta plataforma para informar sua localização aos clientes, assim como as rotas para chegar ao local.

Entenda como funciona uma API

Agora que você já entendeu o que é uma API, é interessante saber também como essa ferramenta opera.

De forma geral, ela funciona como uma interface entre aplicações diferentes. Assim, permite integrar dois ou mais softwares, trabalhando no “background”, pois como te falamos anteriormente, o usuário não percebe isso.

Desta forma, diferentes funções, dados e informações podem ser integrados em mais de uma plataforma. Entretanto, vale destacar que essa ferramenta não é apenas algo que “liga”, ela faz isso de maneira segura e com agilidade de processos. E estes são alguns dos benefícios que ela propicia para quem as utiliza.

Para facilitar ainda mais a compreensão sobre o assunto, vamos pensar novamente em um exemplo de uso, desta vez, como as APIs são usadas com a Neppo Omnichannel, nossa plataforma de atendimento digital inteligente.

É através das APIs que fazemos as integrações dos seus canais de atendimento com a nossa solução. Assim, vamos pensar no WhatsApp! Para conectar a sua conta do app na plataforma é necessário que utilize a versão mais robusta, o WhatsApp Business API, que permite essa conexão e fornece as condições necessárias para isso.

Agora, confira os pontos positivos que as APIs trazem para o negócio.

Quais as vantagens de se usar essa ferramenta

Transformação digital é uma das palavras chaves em relação às vantagens de usar API. Isso porque com a integração de sistemas, e consequentemente dos dados, possibilita que os clientes consigam finalizar compras e solucionar dúvidas de forma mais rápida, por exemplo, e o empreendedor em si não precisa se preocupar com estes processos, pois os softwares estão ‘à frente’.

Neste sentido, basta pensar que há cada dia diversos processos, compras, pagamentos e outras tarefas do dia a dia são feitas por computadores e celulares.  

Os clientes precisam interagir facilmente com as marcas via web, dispositivos móveis, desktop, chatbots e mais. E por isso as experiências digitais precisam ser positivas, porque é por este meio que a empresa conseguirá conquistar o consumidor.

Mas, para deixar ainda mais claros os benefícios do uso de API’s, elencamos três vantagens abaixo. Confira:

Integração 

Um dos pontos positivos é algo que já falamos bastante neste texto: a integração. Usadas para conectar novas aplicações com sistemas de software existentes, assim as API’s permitem deixar a experiência do cliente mais fluida (lembra o exemplo do uso com a Neppo Omnichannel?).

Inclusive, aproveitando o assunto, esta integração é que possibilitará que o negócio ofereça uma experiência omnichannel ao cliente. Algo que é indispensável nos dias atuais diante de um consumidor cada vez mais conectado e imediatista. Afinal, é esta prática que possibilita a convergência e integração entre os canais de comunicação da empresa, tornando mais ágil a interação com o consumidor, independente da forma de acionamento.

Inovação

Podemos dizer que o uso de APIs é um incentivo à inovação dentro da empresa. Com o uso desta ferramenta, processos simples do dia a dia se tornam mais rápidos e os colaboradores podem focar em outras demandas.

Vamos seguir com o exemplo do WhatsApp. O uso de API no app, uma das principais formas de contato com o cliente hoje em dia, tem como proposta permitir que o negócio escale seu atendimento viabilizando a integração com plataformas de atendimento online para aproveitar recursos mais aprimorados, como a automatização de conversas.  Neste caso, é uma ferramenta que é uma grande ajuda para médias e grandes empresas que possuem um fluxo de conversas muito alto.

Inclusive, se quiser saber mais sobre essa solução do WhatsApp, você confere um material completo sobre a versão clicando aqui. 

Melhorias internas

Por fim, não é apenas o contato do cliente que é beneficiado por uma API. Também é possível utilizar essa ferramenta para melhorias internas.

A integração de dados, por exemplo, não só permitirá otimizar a experiência do cliente, mas também facilitará a rotina do negócio. Afinal, assim as informações podem ser atualizadas até mesmo de forma automática e há mais segurança dos dados, e consequentemente das decisões baseadas neles.

 

 

Nossos Produtos

Neppo Omnichannel e Inteligência Artificial

Tecnologia otimizando o atendimento para gerar resultados. Conheça nossas soluções:

OMNICHANNEL MULTICANAL - PLATAFORMA

CHATBOTS WHATSAPP E OUTROS CANAIS

Nosso Blog

Fique por dentro das nossas novidades e da área de tecnologia

Newsletter INSCREVA-SE

Ao se cadastrar, você está de acordo com nossa Política de Privacidade