Novas tecnologias e gerações vão surgindo com o passar dos anos, e como resultado disso, novos perfis de clientes também vão aparecendo. Do outro lado, as empresas devem se preocupar em estar adaptadas ao comportamento do público, e atualmente, os esforços são para se adequar às preferências do consumidor 5.0.
Se antes para fazer uma compra, ou mesmo tirar uma dúvida sobre um produto, o cliente precisava ir até uma loja física, agora, podemos dizer que o esforço para adquirir um produto ou serviço, é mínimo.
Isso porque o meio para fechar a compra fica na palma da mão e cabe no bolso do consumidor. Com um smartphone, toda a jornada do cliente é feita de maneira ágil e confortável, passando pela pesquisa do produto ou serviço até a fase de pagamentos em questão de minutos.
Esta é a era do consumidor 5.0, que é conectado e antenado em relação às tendências do mercado. Além disso, outra característica que merece ser destacada sobre este perfil de cliente, é a importância de boas experiências e um bom relacionamento com a marca vendedora.
Vamos explorar o perfil do consumidor 5.0 neste conteúdo e ainda quais as estratégias mais indicadas para atrair este cliente para o seu negócio. Continue a leitura!
O consumidor 5.0 é um tipo mais conectado, que se sente confortável com a tecnologia, por isso, domina o meio digital com muita tranquilidade. Até porque a maior parte deste perfil de cliente é da geração Y e Z, que são indivíduos nativos digitais, ou seja, já nascem no meio digital.
Este consumidor valoriza muito a experiência com a marca, e por isso, busca lojas que tenham as mesmas ideias que ele, além de analisar a qualidade dos produtos e o preço. A jornada de compra deste cliente deve ser de excelência do início ao fim, desde o primeiro contato até o pós-compra.
Outro fator que os e-commerces devem se atentar, é que com tantos canais à disposição para fazerem pesquisas sobre produtos e serviços, esse consumidor se torna ainda mais difícil de ser influenciado.
Além dessas características, vale ressaltar também que o consumidor 5.0 é um usuário constante da internet, e para ele, não existe horário comercial. Portanto, as lojas devem estar disponíveis 24 horas para receber o contato dele e permitir a realização de transações a qualquer momento.
Tenha sempre em mente também, que na era das redes sociais, qualquer pessoa pode publicar uma opinião. São inúmeras possibilidades de meios para compartilhar experiências e ideias na atualidade, e o consumidor 5.0, não hesita em usar as mídias digitais para reclamar. Isso, além de não recomendar seu produto ou serviço para amigos e familiares no caso de uma experiência negativa.
Mas, para chegarmos até este consumidor super conectado e ligado às experiências, como foi o perfil de clientes foi evoluindo? Vamos relembrar:
Consumidor 1.0: este perfil de cliente era prático, apenas buscava um produto ou serviço que resolvesse o seu problema. E para isso, a opção era ir até lojas físicas e encontrar com um vendedor. Neste cenário, as empresas apenas ofertavam os produtos de forma generalizada.
Consumidor 2.0: A maior diversidade de empresas e produtos no mercado possibilitou que este consumidor conseguisse comparar preços e melhores ofertas no momento da compra. Com isso, as marcas precisaram encontrar meios para diferenciar os seus produtos e serviços oferecidos, e até mesmo partir para a segmentação.
Consumidor 3.0: é notável que o nível de exigência do consumidor vai crescendo, e o consumidor 3.0 já passa a optar por empresas com as quais ele já tenha uma relação. Isso faz com que os negócios passem a se preocupar com posicionamento de marca e investimentos na área de marketing.
Consumidor 4.0: este consumidor já tem o acesso à informação facilitado, o que já rendeu mais rapidez para fazer pesquisas sobre produtos e serviços. É um perfil que demanda um atendimento mais personalizado e humanizado, pois ele quer estar mais próximo da marca e preza pela sensação de pertencimento.
Consumidor 5.0: é o perfil mais habituado ao mundo conectado. Tem a internet como um meio para fazer diversas tarefas e consumir. Ele espera uma experiência completa e de excelência, desde o primeiro contato com a marca. Busca praticidade e agilidade para resolver os problemas e esperam por um atendimento rápido e eficiente das empresas.
Conhecendo com mais detalhes o comportamento e as expectativas do consumidor 5.0, é hora de pensar em como a sua empresa pode atrair este potencial cliente e satisfazê-lo. Confira nossas dicas:
Tenha a tecnologia como aliada: o consumidor 5.0 é antenado, gosta de usar novas tecnologias e prioriza empresas que pensem como ele. Então, nada mais recomendado que a sua empresa também esteja ligada com as novidades no meio tecnológico. O cliente atual está sempre conectado, e o seu negócio deve seguir o mesmo caminho, portanto, aposte na digitalização e aproveite o que há de mais moderno para incrementar sua relação com o consumidor.
Seja autoridade: bom, a internet é uma das principais fontes de informações para consumidores que querem pesquisar sobre produtos e serviços. Diante disso, uma boa estratégia é produzir conteúdos de valor, que vão gerar mais autoridade para a marca no assunto de interesse enquanto o cliente é educado sobre o tema.
Adote a estratégia omnichannel: uma das principais características do consumidor 5.0 é a valorização da experiência com a marca desde o primeiro contato. E neste sentido, uma estratégia será fundamental para garantir a qualidade do atendimento prestado e consequentemente, uma boa experiência para o consumidor: é a omnichannel.
Isso porque, mais do que estar presente em todos os canais, é preciso que a empresa consiga integrá-los, de modo que o cliente não perceba diferenças no atendimento prestado de acordo com o meio que entrou em contato.
E além disso, em um negócio omnichannel, a convergência de dados acontece e independente do canal que o cliente chame a empresa, o histórico das tratativas fica facilmente disponível e evita o desgaste para o consumidor por ter de repetir informações para a empresa.
Uma forma de garantir a prática dessa estratégia no seu negócio é usando a tecnologia a seu favor. A Neppo tem uma solução para o atendimento digital de empresas que é omnichannel e possibilita inúmeras melhorias na comunicação de negócios, garantindo a adequação ao perfil do consumidor 5.0. Conheça mais sobre a plataforma clicando aqui.
Atendimento rápido: mencionamos diversas vezes aqui sobre como a agilidade é um fator importante para o perfil de cliente atual. E sabemos a importância do atendimento na experiência do cliente, e como ele impacta diretamente nos resultados dos negócios.
As pessoas estão acostumadas a receber respostas imediatas. O aplicativo mais popular entre os brasileiros, o WhatsApp, é justamente um meio para troca de mensagens instantâneas. E assim como nas conversas com familiares e amigos, quando fala com uma empresa, o cliente espera um retorno imediato.
Portanto, tenha um atendimento rápido, mas sem deixar de lado a qualidade. Para isso, uma boa solução é o uso dos chatbots, que permite que as conversas sejam automatizadas, e assim, os consumidores recebam os retornos com mais rapidez. Você pode entender mais sobre o uso de chatbots e as vantagens para o negócio, clicando aqui.
Agora que você conhece mais sobre o consumidor 5.0, é momento de refinar as estratégias para estar de acordo com as preferências dele, e assim, garantir os bons resultados do seu negócio.
Aproveite para conferir mais conteúdos sobre atendimento em nosso blog:
Por que o atendimento 24 horas é importante para o negócio
5 dicas de atendimento humanizado com chatbots
O impacto da transformação digital no atendimento ao cliente
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |