Por que oferecer suporte via WhatsApp Business na sua empresa

Se busca alternativas para aprimorar os serviços de atendimento ao cliente no seu negócio, oferecer suporte via WhatsApp pode ser uma ótima opção para ter excelência e conquistar o consumidor.

Com essa medida, você fica prontamente disponível quando o consumidor mais precisa em um canal que faz parte da rotina dele. Afinal, 95% dos usuários acessam o aplicativo todo dia ou quase todo dia, de acordo com o estudo Panorama Mobile Tome/Opinion Box – Mensageria no Brasil, de agosto de 2022.

E todo o tempo que passam no WhatsApp não é utilizado apenas para trocar mensagens com amigos e familiares. Se ainda tem dúvidas da importância do uso do aplicativo para empresas, saiba que 81% dos usuários conversam com marcas pelo app, de acordo com o mesmo estudo.

Portanto, aposte no uso do aplicativo para conquistar o consumidor. E a nossa proposta aqui neste conteúdo é justamente te dar uma dica de como ampliar o aproveitamento do aplicativo no seu atendimento. Vamos falar mais a fundo sobre porque você deve ter o suporte via WhatsApp Business entre as possibilidades de atendimento para seus clientes.

Vantagens de ter o suporte via WhatsApp na sua empresa

Usar o WhatsApp como canal para oferecer suporte aos clientes têm vantagens para todos os envolvidos. Consumidores e marcas aproveitam benefícios com esta estratégia, abaixo você confere alguns no detalhe:

Popularidade do canal

A gente até já abordou esse ponto logo no início deste conteúdo, trazendo os números que demonstram a grande popularidade do aplicativo entre os brasileiros. Uma das principais vantagens de oferecer o suporte via WhatsApp Business é que, além de ser um plataforma simples e intuitiva, o consumidor já está adaptado a utilizá-lo.

Assim, o cliente se sente confortável em chamar o seu suporte, pois o meio de contato é um canal que ele já conhece e tem acesso de maneira facilitada. Afinal, está na rotina dele checar as mensagens recebidas no WhatsApp, não é mesmo?

E reforçamos, a grande maioria (81%) utiliza o aplicativo para conversar com marcas. Enfim, mais uma boa maneira de suprir os desejos dos consumidores e não sair perdendo em relação aos concorrentes.

Agilidade no atendimento

Se o cliente procura por suporte significa que ele tem um problema a resolver. E nada melhor para melhorar a experiência do consumidor do que oferecer um retorno com agilidade, algo possibilitado com o uso do WhatsApp.

A interface do aplicativo é intuitiva e descomplicada, e com a familiaridade pelo uso rotineiro da plataforma, o cliente conversará com facilidade e a troca de mensagens pode ser instantânea. Assim, o cliente é atendido de maneira eficiente e com rapidez.

Omnichannel fortalecido

Com mais uma opção de canal para o cliente fazer o contato com a empresa, a estratégia omnichannel é reforçada. Algo que melhora a percepção dos consumidores em relação a marca, pois ele pode ser ouvido em diferentes meios, escolhendo o que ele prefere no momento.

Para a empresa, é mais um canal para estabelecer relacionamento com o consumidor, captar informações e potencializar o atendimento do negócio, contribuindo até para futuras tratativas em outros canais. Isso porque sabemos que ter o omnichannel como estratégia no atendimento significa que há diversidade de canais e eles estão integrados, possibilitando a convergência de dados e histórico de conversas.

Com isso, o cliente tem uma experiência uniforme com a sua marca independente do meio que ele entre em contato.

Como oferecer o suporte via WhatsApp Business com qualidade

Já ciente das vantagens de ter o suporte via WhatsApp Business vamos pensar agora sobre como oferecê-lo de maneira efetiva e com qualidade. Para isso, a resposta está justamente no uso do WhatsApp. A dica é aproveitar o melhor do aplicativo utilizando os recursos oferecidos para empresas.

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo desenvolvida especialmente para negócios e oferece várias funcionalidades que permitem realizar um atendimento mais assertivo e eficiente, o perfil pode ser personalizado para refletir o tom da marca, entre várias outras possibilidades.

Além disso, também há a versão mais robusta do WhatsApp pensada para empresas com maior fluxo de conversas, a WhatsApp Business API. Esta solução integra a outros softwares, como sistemas de gestão, permitindo que várias pessoas utilizem a plataforma, possibilitando uma gestão melhor das informações e até a personalização do contato com o cliente.

Entre as funcionalidades da API há também a automatização de tarefas e conversas, garantindo, de fato, a agilidade nos retornos para o cliente e ainda a possibilidade de ficar disponível 24 horas por dia para ajudar o consumidor.

Para a implementação da API, que concentra os recursos mais avançados para o uso do WhatsApp Business, não basta baixar um app, diferente da outra versão para empresas. É necessário contar com um software de atendimento para utilizá-lo. Para isso, você pode contar com a Neppo. Além de aproveitar o que há de melhor para o uso do WhatsApp, ainda incrementa a gestão e operação de outros canais, e tem um atendimento omnichannel.

Independente da versão que o seu negócio utiliza para oferecer o suporte via WhatsApp Business, a dica para fechar é acompanhar os resultados. Monitore o desempenho do atendimento prestado e sempre que necessário promova melhorias para oferecer uma experiência excelente para o consumidor.

 

 

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