Se busca alternativas para aprimorar os serviços de atendimento ao cliente no seu negócio, oferecer suporte via WhatsApp pode ser uma ótima opção para ter excelência e conquistar o consumidor.
Com essa medida, você fica prontamente disponível quando o consumidor mais precisa em um canal que faz parte da rotina dele. Afinal, 95% dos usuários acessam o aplicativo todo dia ou quase todo dia, de acordo com o estudo Panorama Mobile Tome/Opinion Box – Mensageria no Brasil, de agosto de 2022.
E todo o tempo que passam no WhatsApp não é utilizado apenas para trocar mensagens com amigos e familiares. Se ainda tem dúvidas da importância do uso do aplicativo para empresas, saiba que 81% dos usuários conversam com marcas pelo app, de acordo com o mesmo estudo.
Portanto, aposte no uso do aplicativo para conquistar o consumidor. E a nossa proposta aqui neste conteúdo é justamente te dar uma dica de como ampliar o aproveitamento do aplicativo no seu atendimento. Vamos falar mais a fundo sobre porque você deve ter o suporte via WhatsApp Business entre as possibilidades de atendimento para seus clientes.
Usar o WhatsApp como canal para oferecer suporte aos clientes têm vantagens para todos os envolvidos. Consumidores e marcas aproveitam benefícios com esta estratégia, abaixo você confere alguns no detalhe:
A gente até já abordou esse ponto logo no início deste conteúdo, trazendo os números que demonstram a grande popularidade do aplicativo entre os brasileiros. Uma das principais vantagens de oferecer o suporte via WhatsApp Business é que, além de ser um plataforma simples e intuitiva, o consumidor já está adaptado a utilizá-lo.
Assim, o cliente se sente confortável em chamar o seu suporte, pois o meio de contato é um canal que ele já conhece e tem acesso de maneira facilitada. Afinal, está na rotina dele checar as mensagens recebidas no WhatsApp, não é mesmo?
E reforçamos, a grande maioria (81%) utiliza o aplicativo para conversar com marcas. Enfim, mais uma boa maneira de suprir os desejos dos consumidores e não sair perdendo em relação aos concorrentes.
Se o cliente procura por suporte significa que ele tem um problema a resolver. E nada melhor para melhorar a experiência do consumidor do que oferecer um retorno com agilidade, algo possibilitado com o uso do WhatsApp.
A interface do aplicativo é intuitiva e descomplicada, e com a familiaridade pelo uso rotineiro da plataforma, o cliente conversará com facilidade e a troca de mensagens pode ser instantânea. Assim, o cliente é atendido de maneira eficiente e com rapidez.
Com mais uma opção de canal para o cliente fazer o contato com a empresa, a estratégia omnichannel é reforçada. Algo que melhora a percepção dos consumidores em relação a marca, pois ele pode ser ouvido em diferentes meios, escolhendo o que ele prefere no momento.
Para a empresa, é mais um canal para estabelecer relacionamento com o consumidor, captar informações e potencializar o atendimento do negócio, contribuindo até para futuras tratativas em outros canais. Isso porque sabemos que ter o omnichannel como estratégia no atendimento significa que há diversidade de canais e eles estão integrados, possibilitando a convergência de dados e histórico de conversas.
Com isso, o cliente tem uma experiência uniforme com a sua marca independente do meio que ele entre em contato.
Já ciente das vantagens de ter o suporte via WhatsApp Business vamos pensar agora sobre como oferecê-lo de maneira efetiva e com qualidade. Para isso, a resposta está justamente no uso do WhatsApp. A dica é aproveitar o melhor do aplicativo utilizando os recursos oferecidos para empresas.
O WhatsApp Business é a versão do aplicativo desenvolvida especialmente para negócios e oferece várias funcionalidades que permitem realizar um atendimento mais assertivo e eficiente, o perfil pode ser personalizado para refletir o tom da marca, entre várias outras possibilidades.
Além disso, também há a versão mais robusta do WhatsApp pensada para empresas com maior fluxo de conversas, a WhatsApp Business API. Esta solução integra a outros softwares, como sistemas de gestão, permitindo que várias pessoas utilizem a plataforma, possibilitando uma gestão melhor das informações e até a personalização do contato com o cliente.
Entre as funcionalidades da API há também a automatização de tarefas e conversas, garantindo, de fato, a agilidade nos retornos para o cliente e ainda a possibilidade de ficar disponível 24 horas por dia para ajudar o consumidor.
Para a implementação da API, que concentra os recursos mais avançados para o uso do WhatsApp Business, não basta baixar um app, diferente da outra versão para empresas. É necessário contar com um software de atendimento para utilizá-lo. Para isso, você pode contar com a Neppo. Além de aproveitar o que há de melhor para o uso do WhatsApp, ainda incrementa a gestão e operação de outros canais, e tem um atendimento omnichannel.
Independente da versão que o seu negócio utiliza para oferecer o suporte via WhatsApp Business, a dica para fechar é acompanhar os resultados. Monitore o desempenho do atendimento prestado e sempre que necessário promova melhorias para oferecer uma experiência excelente para o consumidor.
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Uberlândia /MG