A transformação digital se tornou fator importante para as organizações, principalmente após a pandemia. Vendas, transações e o relacionamento com o cliente passaram para o modo online durante o período e a tendência continuou mesmo após o alívio de medidas de restrição. Neste processo, o WhatsApp, aplicativo para troca de mensagens preferido dos brasileiros, se tornou primordial.
Desde o início da pandemia o app teve um crescimento como ainda não havia sido visto, com 12 milhões de downloads só no primeiro semestre de 2021. As organizações que o utilizavam para outros fins, passaram a tê-lo como ferramenta para venda de produtos e serviços. E se a sua empresa também o utiliza para esta função, esperamos que você conheça a política comercial do aplicativo.
A política comercial do WhatsApp Business surgiu como uma forma de regularizar o que pode e o que não pode ser feito em transações comerciais pela ferramenta. Isso porque muitos usuários acreditam que o aplicativo pode ser usado como bem entenderem, e não é bem assim.
Essas políticas são específicas e se sua empresa não prestar atenção aos detalhes pode sofrer penalidades! Por isso, a Neppo preparou esse conteúdo focado na política comercial do WhatsApp para que você fique por dentro do assunto e ainda saiba como pode tornar suas estratégias de vendas eficazes e seguras no app.
É só rolar para baixo e continuar a leitura.
O objetivo geral da política comercial é assegurar uma experiência de qualidade para os usuários do aplicativo. O WhatsApp não quer que o canal se torne uma mera caixa de spam, e desse modo, para manter essa premissa, as empresas devem seguir regras como:
Além disso, a política comercial do WhatsApp regulamenta os conteúdos que podem ser compartilhados no aplicativo, algo que você vai entender mais no próximo tópico.
Afinal, o que é permitido enviar e o que não é permitido de acordo com a política comercial do WhatsApp Business? Quando você entende melhor esse ponto, o seu atendimento e relação com o cliente se tornam mais seguros.
Preparamos um resumo e abordamos também como o entendimento sobre os conteúdos permitidos pode te ajudar nas suas estratégias de vendas.
Tratando do contexto comercial, é proibido vender ou oferecer à venda itens como:
Agora no contexto da lei e empreendedorismo, é imprescindível lembrar dos seguintes pontos:
Considerar essas questões na construção do seu fluxo de atendimento pode assegurar um bom relacionamento da sua marca com o WhatsApp, além de evitar possíveis penalidades. Se também quiser conferir as diretrizes completas, basta clicar neste link.
Um dos pontos mais importantes na política comercial do WhatsApp é que se a sua empresa violar algum dos itens mencionados, pode ocasionar punições, como bloqueios temporários e até penalidades na esfera jurídica.
Então para que o aplicativo não restrinja ou remova completamente o acesso à sua conta, lembre-se de não:
Seguir a política comercial do WhatsApp Business será indispensável para que sua empresa não seja impactada. Inclusive, cumprir as regras fará com que seja até mais prático e fácil criar uma estratégia de venda.
Você já sabe como o aplicativo é útil com as mensagens automáticas que disponibiliza, catálogo de produtos e serviços e etiquetas para organizar a lista de contatos, além de ser a ferramenta para troca de mensagens preferida da população brasileira. Portanto, não dá para ignorar as regras e correr o risco de não poder utilizar o WhatsApp para falar com seus clientes.
Então, para que o usuário se sinta seguro ao entrar em contato com sua empresa, seguir a Política e manter uma boa reputação no aplicativo é o caminho. Para isso, o uso de ferramentas pode ajudar!
O ideal é utilizar o Whatsapp Business API, uma solução do próprio WhatsApp para empresas, que inclusive permitirá aliar o uso do app com chatbots e até softwares de gestão. Pois quando sua empresa utiliza esse recurso do app, o cliente:
E desse modo, o cliente tem a melhor experiência de relacionamento com a sua marca, resultando em boas avaliações e reduzindo as chances de que sua organização enfrente restrições no WhatsApp por infringir as políticas comerciais.
Para garantir um atendimento de qualidade no aplicativo, de acordo com as normas, e ainda ter inúmeros outros benefícios para o negócio, não deixe de considerar o uso da tecnologia. Como já falamos, há soluções que possibilitam usar ferramentas que melhoram o desempenho do contato com o cliente e viabilizam o uso da API do WhatsApp, por exemplo.
Esse é o caso da Neppo Omnichannel, a plataforma de atendimento digital inteligente que profissionaliza o uso do WhatsApp, centraliza os canais de contato no mesmo lugar e facilita a gestão do atendimento. Faça um teste grátis da solução. Clique aqui e deixe seu contato que vamos falar com você.
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG
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