Plataforma de atendimento ao cliente: dicas para fazer a escolha certa

Em alguns casos, escolher a ferramenta certa é o caminho para o sucesso de uma estratégia. E isto é válido no atendimento. Para garantir uma boa experiência ao consumidor neste quesito, será fundamental contar com uma plataforma de atendimento ao cliente eficiente. Confira dicas para fazer uma boa escolha neste processo.

O atendimento de qualidade influenciará diretamente a experiência que o cliente tem com a marca. Saiba que uma pesquisa da Microsoft indica que 96% dos consumidores acreditam que o atendimento é um elemento fundamental para decidirem se vão se tornar clientes fiéis de uma empresa ou não.

E na era digital, com tantos meios de contato, aqueles que permitem conversas instantâneas são os preferidos. Isso não só com familiares e amigos, mas também para se relacionar com marcas. Com isso, o comportamento do consumidor têm se transformado, e nestas atualizações, para um atendimento ser considerado de qualidade, ele é ágil.

Para garantir que o atendimento seja de excelência, oferecendo respostas rápidas a clientes, com padronização e organização, uma plataforma de atendimento ao cliente tem sido a aposta de muitos negócios.

O que é uma plataforma de atendimento ao cliente?

Uma plataforma de atendimento ao cliente é uma solução para negócios gerenciarem o atendimento. Como já falamos, é uma aposta para muitas empresas que buscam ter um atendimento de qualidade, e com grandes chances de sucesso.

Isso porque um sistema de atendimento facilita a rotina, e ainda a gestão da operação. Já que permite profissionalizar o contato com clientes, estabelecer padrões, ter dados sobre a área, entre outros benefícios. E além disso, vale ressaltar que é o meio que favorece uma importante tendência para os atendimentos de empresas: a automatização.

Automatizar conversas e processos é uma forma de garantir a agilidade nas respostas ao cliente, que é um dos principais fatores para um atendimento de qualidade. E ainda, possibilita que uma empresa esteja sempre disponível para o consumidor, atendendo 24 horas.

A transformação digital é inevitável! Os negócios devem estar atentos a novas tecnologias e tendências para não ficar para trás e sair perdendo em relação aos concorrentes.

E no atendimento, contar com um software de atendimento ao cliente tornou-se inevitável. Mas, diante disso, como escolher o sistema certo para gerir o atendimento de um negócio?

Dicas para escolher a melhor plataforma de atendimento ao cliente

São inúmeras opções disponíveis no mercado, e assim, fica mais difícil tomar a decisão de qual escolher. Por isso, trouxemos algumas dicas de critérios que contribuem para melhorar o atendimento de um negócio e devem ser observados na contratação de um sistema de atendimento ao cliente.

Ser omnichannel

Com a popularização das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, estes meios também passaram a ser utilizados para consumidores que se relacionam com marcas. Mas isto não significou o abandono das formas de contato tradicionais, como e-mail e telefone, por exemplo.

As empresas precisam ter consciência disso. Para deixar o cliente confortável, é preciso estar onde ele está, o que hoje significa, prestar atendimento nos mais diversos canais disponíveis e assim, satisfazer diferentes tipos de consumidores.

Porém, mais do que marcar presença em inúmeros canais, é importante ter uma gestão adequada e encontrar meios para prestar um atendimento eficiente, padronizado com convergência entre todos estes meios. De forma, que o consumidor não sinta que conversa com empresas diferentes ao fazer contato por canais diferentes.

Para isso, é fundamental contar com uma plataforma de atendimento ao cliente de qualidade. Fica o alerta! Mais do que ser multicanal, é importante que o sistema seja omnichannel. Vamos explicar!

Uma plataforma multicanal permite que todos os canais de atendimento da empresa sejam centralizados em um único lugar. Algo que facilita a gestão e os contatos realizados e respondidos no dia a dia.

Porém, somente uma plataforma que é omnichannel fará a convergência das informações dos clientes, fornecendo o histórico de interações dele, independente do meio em que entrou em contato.

Assim, as conversas ficam mais eficientes e evita aquela situação chata que vai deixar qualquer cliente insatisfeito: ter de repetir todos os dados e informações a cada tratativa.

Portanto, o primeiro aspecto que fará a diferença ao contratar uma solução para atendimento ao cliente é contar com um sistema que é omnichannel.

Ser flexível

Outro aspecto que é essencial avaliar em uma plataforma é o fato dela ser flexível, e assim, se adequar ao negócio.

Durante a implantação será natural fazer ajustes para atender às necessidades da empresa e o sistema deve oferecer esse recurso.

Observe ainda, se a plataforma será capaz de fornecer dados que farão sentido para o negócio, por exemplo.

Permitir integração com sistemas de gestão

Possibilitar a integração com sistemas de gestão, como CRMs, é outro fator fundamental a ser observado na contratação de uma plataforma. Sem contar que fará a diferença para toda a empresa.

Isso porque permitirá agilizar processos e dará suporte para as equipes, não só de atendimento.

A permissão para aliar com sistemas de gestão é algo que impactará na automatização de processos. Por exemplo, um cliente que entre em contato pedindo a 2ª via de um boleto poderá receber a resposta instantaneamente com a implementação de um bot que faça este processo automaticamente.

E para fornecer o boleto, é preciso que a plataforma de atendimento ao cliente consiga acessar o sistema de gestão do negócio.

Oferecer relatórios completos

O sistema de atendimento precisa disponibilizar informações sobre o setor de maneira facilitada. Com isso, o acompanhamento do desempenho do setor é otimizado, permitindo que necessidades de ajustes sejam identificados mais rapidamente.

Sem contar que tendo em mãos dados sobre o negócio para ter como base, qualquer tomada de decisão fica ainda mais consistente e segura.

Suporte de qualidade

Esteja atento sobre o acompanhamento que será oferecido pela empresa que fornecerá a plataforma de atendimento digital. O suporte precisa ser eficiente para qualquer contratempo que impacte o atendimento do negócio seja resolvido com presteza e rapidez.

Além disso, que acompanhe a utilização da plataforma e ofereça dicas para ter o melhor aproveitamento da solução.

Conheça a Neppo Omnichannel

Todas estas dicas são aplicáveis a qualquer tipo de negócio e indicam as principais características a observar no momento de escolher a plataforma de atendimento ao cliente para um negócio.

O que não vale é atrasar a transformação digital da empresa e a melhoria do atendimento ao consumidor por ter dúvidas.

Para deixar o processo de contratação ainda mais otimizado, conheça a Neppo Omnichannel. A plataforma de atendimento digital inteligente da Neppo é omnichannel, flexível, oferece relatórios completos e permite integração com diversos sistemas de gestão (CRMs, ERPs).

Por trás da solução há um time de especialistas em diversas áreas da tecnologia que oferecem suporte de qualidade com foco no sucesso do cliente. Para fazer um teste grátis da plataforma é só falar com a gente clicando aqui.

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