Com a popularização dos aplicativos de mensagem, como o WhatsApp e o Telegram, conversas por SMS se tornaram algo incomum. Ainda mais com a chegada da conexão móvel, que permite o uso dessas ferramentas a qualquer momento, os apps de mensagens instantâneas conquistaram de vez a preferência da população. Entretanto, o disparo de SMS ainda é uma estratégia que vale a pena para empresas.
Mesmo que a maioria das pessoas não envie SMS para falar com os amigos, esse meio não deve ser desprezado pelas empresas. Afinal, ainda há diversas formas de utilizar esse tipo de mensagem para conversar com clientes e garantir uma boa experiência para o consumidor. Então, porque é uma vantagem considerar o disparo de SMS, e como implementá-lo no seu negócio? Vamos falar sobre isso!
Como até já adiantamos, mesmo que as pessoas não o utilizem para conversar diariamente, o SMS ainda é relevante. Principalmente para o envio de informações importantes, como por exemplo, códigos de verificação, aviso de débitos, aviso de transferências bancárias, entre outros dados relevantes.
Como não estamos acostumados a usar diariamente o SMS, quando uma mensagem chega, logo ficamos preocupados em verificar o que de importante está sendo enviado pela mensagem. Dessa forma, a estratégia de disparo de SMS funciona para cobranças e avaliações, porque não funcionaria como estratégia de vendas?
Dados da pesquisa “Mensageria no Brasil“ da Mobile Time e da Opinion Box, de agosto de 2022, apontam que a proporção de brasileiros que enviam SMS todo dia ou quase todo dia é de 2%. E aqueles que afirmam receber SMS todo dia ou quase todo dia é de 48%.
Ou seja, esses dados mostram que mesmo que a pessoa não envie mensagens por SMS todos os dias, ela ainda verifica e afirma que recebe SMS todos os dias. Assim, é perceptível que os disparos de SMS podem ser efetivos para sua empresa, principalmente para compartilhar avisos com os consumidores. Então, vamos entender melhor sobre esta estratégia e os benefícios.
Sabia que o primeiro SMS foi enviado no ano de 1992, na Inglaterra, pelo engenheiro Neil Popworth? E assim surgiu essa tecnologia que revolucionou a forma de comunicação pelo telefone, pois eliminava a necessidade da ligação.
Com o tempo, essa tecnologia foi aprimorada e a comunicação via mensagens se tornou bem mais viável, para o que estamos acostumados hoje em dia. Um fato interessante é que em 2007, o número total de mensagens de textos enviadas chegou a 1,8 trilhões. E, em 2010, esse número triplicou, alcançando a marca de 6,1 trilhões.
O SMS chegou a ser o serviço de troca de dados mais usado no mundo. E o SMS marketing é uma estratégia que utiliza o disparo de SMS, ou o disparo em massa de mensagens, como meio para divulgação de promoções, cupons de descontos e avisos de produtos para os números cadastrados.
Existem muitos benefícios em utilizar o disparo de SMS, seja nas estratégias de marketing, de cobrança, ou outro departamento. Confira as quatro principais vantagens que separamos:
Um dos principais benefícios da estratégia é o alcance, pois o SMS não requer uma rede de internet ativa no dispositivo dos usuários para que estejam aptos a recebê-lo. Assim, se a pessoa tiver um número de uma operadora de telefonia móvel em um telefone que funcione, a mensagem vai chegar. Dessa forma, aumentam as chances de efetividade e de sucesso dos comunicados e campanhas.
Ainda de acordo com a pesquisa “Mensageria no Brasil“, 90% das mensagens enviadas são lidas em até 3 minutos. Reforçando o que falamos anteriormente, como não estamos acostumados a receber SMS, quando chega uma mensagem pelo canal, é natural que o público vá imediatamente checar por já esperar avisos importantes neste meio. Ou seja, o disparo de SMS será eficiente na confirmação de leitura.
O disparo de SMS é o canal mais barato para comunicação em massa: o disparo de mensagens custa apenas centavos para as operadoras de telefone. Além disso, quando se compra pacotes de envio de mensagens costuma baratear ainda mais o valor unitário. Ou seja, uma possibilidade de grande impacto com baixo investimento.
Assim como e-mails podem ser personalizados, o disparo de SMS também permite inserir variáveis como nome, CPF, entre outros dados do usuário, conforme o tipo de comunicação, e o assunto requerer.
Enviar mensagens curtas, principalmente, destinadas a comunicar oportunidades, ofertas, atualizações e alertas relevantes aos seus clientes são algumas das possibilidades para usar o disparo de SMS no seu negócio.
Uma forma muito comum é no pós-venda, principalmente no caso de vendas online. Para incrementar a experiência do cliente, enviar alertas sobre a entrega de produtos é uma prática comum. E de acordo com a pesquisa Customer Engagement Benchmarks, conduzida pela empresa MoEngage, o SMS está entre os canais que o brasileiro prefere receber notificações sobre o processo de envio do item adquirido em lojas online, sendo mencionado por 14,4%.
Outra dica valiosa para aproveitar da melhor forma o disparo de SMS no seu negócio é contar com a tecnologia e ter uma solução que facilitará a gestão e a realização deste envio. Para isso, conte com a Neppo Omnichannel, nossa plataforma de atendimento inteligente que permite otimizar a comunicação da sua empresa, melhorando a produtividade e potencializando seus resultados.
Além do SMS, vários outros canais de relacionamento com clientes e colaboradores são integrados para concentrar dados e a operação destes meios. Você pode fazer um teste gratuito da plataforma para saber, na prática, como a experiência do seu cliente pode ser aprimorada. Deixe o seu contato clicando aqui, que a nossa equipe vai falar com você.
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