Por que apostar no uso de chatbots no Telegram?

Por meio do Telegram é possível adotar importantes estratégias de comunicação para manter o cliente engajado com a sua empresa, e para aproveitar ao máximo o uso do aplicativo, uma saída é o uso de chatbot no Telegram. 

O app permite criar listas de transmissões e conversas em grupos, sendo que os grupos, canais e comunidades podem ter até 200.000 mil pessoas. Inclusive criar essas comunidades é uma maneira de manter um relacionamento próximo com o seu possível cliente, estabelecendo um canal aberto para trocar informações e até mesmo mandar promoções. Essa é uma proposta para aumentar o nível de fidelidade do consumidor com a sua marca. 

Se a sua ideia é adotar alguma dessas estratégias, o Telegram é o melhor aplicativo para ter grandes grupos com vários usuários. Entretanto, mesmo que o aplicativo facilite muito na hora da comunicação, existem recursos que ajudam ainda mais na otimização do atendimento por ele, como os chatbots no Telegram. 

Independente que os bots  atuem nos grupos ou em conversas individuais, eles otimizam a comunicação com clientes. Assim, vamos falar um pouco sobre o Telegram e porque usar chatbots nessa plataforma. Continue a leitura!

Por que usar um chatbot no Telegram?

Primeiramente, de acordo com uma pesquisa da Mobile Time, o Telegram está agora presente em 65% dos smartphones do país e 54% dos usuários usam a plataforma para falar com marcas. Ou seja, o aplicativo vem conquistando cada vez mais o apego dos brasileiros, principalmente por ser uma plataforma com recursos avançados de privacidade e criptografia, além de ter suporte para grandes grupos.

Como adiantamos, a ferramenta permite criar grupos com uma grande capacidade de usuários, ou para quem gosta de números, com até 200.000 usuários. Imagine, quase um país de porte pequeno em um único grupo? Interessante, não é? 

Além disso, o Telegram também permite criar canais, que funcionam como uma lista de transmissão, sendo ideal para promoções ou avisos que não necessariamente precisam ser comentados. 

O aplicativo também permite o recurso de gestão de comunidades. Com a funcionalidade “thread”, os usuários conseguem comentar em alguns posts específicos de um canal. Com todas essas possibilidades, um chatbot no Telegram mudaria completamente a experiência do cliente com a sua marca. 

Quais os benefícios de usar o chatbot no Telegram? 

Agora que você conhece algumas das funcionalidades do aplicativo, é importante entender os benefícios de usar chatbot no Telegram. E a automatização de respostas e de processos na plataforma de mensagens é uma grande vantagem. Inclusive, é um caminho para otimizar a comunicação com os seus clientes, e consequentemente, garantir uma melhor experiência para os consumidores.

Assim, para te ajudar a ter ainda mais claro as possibilidades do uso do Telegram, listamos alguns serviços e procedimentos que você pode implementar para facilitar a interação e relação com seu cliente. E como te adiantamos, com a implementação do chatbot no Telegram, eles podem ser ainda mais eficientes com a automação. 

  • Aceitar pagamentos dos clientes;
  • Enviar notificações e novidades sobre sua empresa;
  • Criar alertas e outros serviços customizados e até construir jogos; 
  • Respostas automáticas; 
  • Responder e gerenciar as reclamações dos clientes;
  • Oferecer suporte ao consumidor;
  • Tirar dúvidas pontuais com os cliente; 
  • Além da integração com outras plataformas. 

Bom, já que você entendeu todas essas vantagens, que tal aprender a criar um chatbot no Telegram? 

O que é preciso para criar um chatbot no Telegram?

O próprio Telegram permite que sejam criadas automações e mensagens automáticas diretamente na plataforma, com poucos passos:

  • 1° Passo: crie uma conta da sua empresa no aplicativo. 
  • 2° Passo: depois, você será encaminhado a uma conversa com o bot do próprio Telegram, nomeado @botfather.
  • 3° Passo: ao clicar em iniciar, você deve optar pelo comando newbot e escolher o nome que dará ao seu chatbot (pode ser o nome da empresa, um nome engraçado ou o mascote da empresa). 
  • 4° Passo: faça as configurações gerais e comece a usar.

Mas, apesar dessa possibilidade, queremos te contar que você pode ir muito além no aproveitamento e gerenciamento do aplicativo. Um caminho para ter chatbot no Telegram, garantindo a qualidade na implementação desta solução, é contar com um sistema que vai integrar o aplicativo com outros canais e permitir a automatização de forma mais robusta.

Contando com uma plataforma que te auxilie, sua empresa consegue monitorar e gerenciar o relacionamento com o público, além de obter os dados necessários para tomadas de decisão mais assertivas. 

Ou seja, além de fazer parte e ajudar no dia a dia da comunicação com seu cliente, usar chatbot no Telegram por meio da utilização de uma plataforma que implemente a solução, otimiza as suas estratégias de atendimento ao cliente. Por isso, se o planejamento da sua empresa precisa de uma comunicação eficiente e que facilite a vida do seu cliente, a ideia de integrar o chatbot do Telegram a uma plataforma de atendimento digital inteligente é ideal. 

Para colocar isso em prática, conheça a Neppo Omnichannel. Nossa solução é integrada ao Telegram e possibilita aproveitar todos os benefícios de maneira efetiva e prática. Quer saber mais e até mesmo fazer um teste? Fale com a gente!

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