Em um mercado cada vez mais competitivo, nada pior do que oferecer um atendimento ruim. Uma experiência negativa pode ser decisiva para que o cliente procure o concorrente. Princípio que não é diferente nas instituições de ensino! Para o setor, o uso de bots no atendimento também será uma solução para uma melhor experiência do cliente e até mesmo alunos já matriculados. Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da tecnologia para a educação.

Imagem de aluno sobre uso de bots no atendimento de instituições de ensino

A comunicação em instituições de ensino é ampla, sendo direcionada a várias atividades, como o atendimento a clientes e ainda a manutenção de portais acadêmicos, que mantém professores e alunos atualizados.

Em qualquer área, é preciso o cuidado para oferecer uma experiência de qualidade. No atendimento ao cliente, é fundamental para conquistar novos alunos e no dia a dia dos estudantes, será necessário para a retenção deles.

Segundo pesquisa divulgada pelo portal Mercado & Consumo, um bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% das pessoas. A agilidade está entre os principais quesitos para que o atendimento ao cliente seja considerado satisfatório.

Diante disso, é preciso dar atenção a esta área do negócio e até mesmo buscar formas de aprimorar e ganhar destaque no mercado. Para isso, a tecnologia é grande aliada e oferece ferramentas para gestão e otimização do processo de interação, como é o caso dos bots no atendimento. Vamos entender o que é esta solução.

Bots: o que é?

Bots são ferramentas baseadas em inteligência artificial que são capazes de processar um volume grande de informações com agilidade. Uma capacidade que promove resultados imediatos.

A utilização mais comum desta tecnologia acontece mesmo no atendimento ao cliente, com a automatização  de interações de usuários.

Os bots têm recursos automatizados para responder à interações com rapidez. O propósito é solucionar questões de consumidores no menor tempo possível, o que resulta em uma melhor experiência no atendimento.

A base para funcionamento de bots no atendimento são palavras-chave e o padrão de navegação do usuário. No momento da implantação deste recurso também é iniciada a construção de um banco de dados com perguntas frequentes de usuários e suas respectivas respostas, em links, imagens, vocabulário, entre outros.

Dessa forma, as empresas conseguem estabelecer uma comunicação com os clientes e redirecioná-los para páginas, links ou mesmo outros locais para solucionar a solicitação do consumidor. E ainda, com cada interação realizada, os bots no atendimento são  aprimorados e com o tempo fornecerão respostas ainda mais precisas.

Como os bots contribuem no atendimento de instituições de ensino?

Bom, sabemos o quanto a burocracia irrita, não é mesmo? E como já reforçamos aqui, o atendimento de qualidade, com agilidade, é necessário para oferecer uma boa experiência para o cliente.

Garantir essa experiência positiva no atendimento é uma forma de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Para se ter ideia do quanto há oportunidade de ter mais evidência no setor de educação por meio de um atendimento de qualidade, a Mkt4Edu promoveu uma pesquisa sobre o uso de chats para a captação de alunos nas 500 maiores instituições de ensino superior do Brasil e identificou que mais de 60% delas não utilizam o canal.

E mais da metade das instituições com tecnologia de chat não tinham qualquer interatividade, ou seja, eram incapazes de dar resposta em tempo real aos clientes e alunos.

Com o uso de bots, o atendimento ficará mais dinâmico e rápido. As respostas às interações serão ágeis e certeiras, e quando necessário, farão inclusive encaminhamentos. Sem contar que com esta tecnologia, o atendimento do negócio fica disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Inclusive, é uma forma de atender quem faz pesquisas em horários pouco convencionais. Por exemplo, na madrugada, apesar do horário, caso algum aluno faça contato terá uma resposta ou uma promessa de retorno.

Mas as vantagens do uso de bots vão além do atendimento. A instituição de ensino também conseguirá otimizar tarefas, e assim reduzir esforços e custos, possibilitando que a equipe se dedique a outros processos.

Outro ganho para a instituição é na coleta de dados. O bot pode ser integrado a portais e sistemas de gestão, e assim, acessar e incluir informações no banco automaticamente. Além disso, com a integração ainda se aproveita da base de dados já criadas para seguir fluxos de conversas.

Enfim, com a automação, as tarefas repetitivas que travam a rotina são eliminadas, colaboradores podem focar em outros processos e o cliente não fica esperando.

6 dicas de processos que podem ser automatizados em instituições de ensino com o uso de bots

Colocar processos rotineiros no automático será uma grande vantagem para o negócio. Você já soube que resulta em menos custos, mais produtividade e melhor atendimento.

Por isso, separamos 6 dicas de processos que podem ser automatizados com o uso de bots:

Dá para perceber que o uso de bots ajuda universidades e escolas em tarefas que vão desde o processo de seleção, respostas a dúvidas, até no dia a dia de alunos e professores. Sem dúvidas, há muitos ganhos com o uso de bots no atendimento e demais rotinas da instituição.

E se você ainda tem incertezas sobre essa tecnologia e até mesmo associa o uso de bots com um atendimento frio e engessado, saiba que com a inteligência artificial, eles têm Processamento de Linguagem Natural (PLN). Com isso, aprendem com a interação de usuários e tornam-se ainda mais inteligentes, o que resulta em mais fluidez.

Assim, os bots no atendimento conseguem acertar o tom da instituição e será capaz até de mantê-lo ao longo da conversa, com uma abordagem cordial e concisa. O cliente ou aluno nem conseguirá identificar que foi atendido por um robô. Há também algumas práticas que podem ser adotadas que ajudarão a ter um atendimento ainda mais humanizado.

Como ter bots no atendimento de uma instituição de ensino?

E para colocar tudo isso em prática? É necessário uma plataforma que faça a automatização de interações e processos do negócio, junto com uma inteligência artificial.

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