Como preparar seu atendimento para o Natal?

Não é novidade para ninguém que o Natal é uma das épocas mais esperadas do ano para o comércio. Atualmente, existe a tendência do aumento de vendas pelo ambiente online, algo que mantém as expectativas altas em relação a este formato. Por isso, os estabelecimentos devem se preparar o quanto antes para manter a qualidade do atendimento no Natal, mesmo com o aumento nos pedidos feitos em lojas virtuais e redes sociais.

O setor online teve aumento de 72% em seu faturamento em 2021, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de e-Commerce). Com isso, a expectativa é que o e-commerce se mantenha no caminho do crescimento das vendas para as festas de final do ano. Colocando em outras palavras, se a sua empresa tiver presença digital, há chances de vender mais. 

Porém, com a presença digital e para empresas que possuem lojas físicas, o gestor tem que se preocupar com o atendimento físico, sem se esquecer do online. Afinal, oferecer uma boa experiência de compra é essencial para obter bons resultados com as vendas de Natal. 

Por isso, o conteúdo de hoje é especial para a empresa que precisa preparar seu atendimento para o Natal. Continue lendo para entender mais sobre o assunto. 

Qual a importância de um atendimento de qualidade?

Para você não ter dúvidas da importância de um atendimento de qualidade, separamos alguns dados que reforçam a necessidade de cuidar deste setor. Principalmente em datas comemorativas, como o Natal, em que há maior número de vendas e consequentemente mais chances para que novos clientes conheçam seus negócios: 

  • 96% dos consumidores acreditam que o atendimento é um elemento fundamental para decidirem se vão se tornar clientes fiéis de uma marca ou não, de acordo com um estudo da Microsoft.
  • Com o aumento das taxas de retenção de clientes em 5% é possível ter um aumento de lucros de 25% a 95%, de acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business School.
  • 86% dos consumidores migram para a concorrência quando são mal atendidos, segundo levantamento feito pela consultoria Accenture.

Com esses dados, já dá para ter uma noção da importância do atendimento no Natal, então confira as três dicas que separamos para você garantir uma melhor experiência para o seu cliente. 

Atendimento disponível 24h

O primeiro pensamento é que seria necessário aumentar o seu time de atendimento para manter sua marca disponível 24 horas por dia durante o Natal. Porém, basta investir em bots de atendimento. 

Os chatbots permitem que as suas empresas tenham atendimento ao cliente de forma eficaz, 24 horas por dia, 7 dias por semana e ainda com linguagem natural e abertura para o aprendizado contínuo. Eles são treinados por meio da inteligência artificial para solucionar as mais variadas demandas e têm a capacidade de aprender a cada novo contato e assim, ampliar seu conhecimento e estar ainda mais aprimorado para as conversas seguintes. 

Por exemplo, durante o Natal, dúvidas sobre formas de pagamento, troca, devolução e frete se tornam frequentes e podem ser facilmente resolvidas pelos bots. Com isso, os operadores humanos poderão focar em interações mais complexas, estratégicas e não há necessidade de manter uma equipe trabalhando na parte da noite. 

Esteja preparado para imprevistos

Os imprevistos sempre acontecem, principalmente pensando em atendimento em um período tão movimentado, como o Natal. Mesmo se preparando com antecedência ou mapeando com bastante atenção o que pode ou não acontecer nas datas comemorativas, ainda podem acontecer surpresas. Por isso, tenha em mente um plano B. 

Esteja preparado para realocar colaboradores, mudar processos e até mesmo contratar mais pessoas caso seja necessário, pensando sempre que o cliente não pode esperar para ser atendido e para que suas dúvidas e problemas sejam sanados de forma assertiva e rápida.  

Tenha vários canais de comunicação, mas integre eles

Por último, lembre-se de ter vários canais de comunicação. Por exemplo, seu cliente está no WhatsApp, Instagram e e-mail, então utilize muito bem esses canais, principalmente em datas como o Natal, em que há maior fluxo de contatos e mais pessoas podem conhecer a sua marca. 

Mas, é fundamental enfatizar que não adianta ter meios de comunicação diversos sem que eles estejam integrados. Quando isso acontece, a experiência do cliente será negativa, pois ele terá que iniciar do zero a interação todas as vezes que mudar de canal para contatar a sua empresa.

Desse modo, ter uma boa plataforma omnichannel em seu atendimento no Natal e durante todo o ano é essencial para melhorar a experiência dos clientes. Afinal, por meio dessa tecnologia, sua empresa consegue integrar em um mesmo sistema todos os canais utilizados para interagir com os consumidores, de telefone a chatbot.

Para isso, integrar seus canais e garantir um atendimento mais rápido, personalizado e assertivo, temos a nossa plataforma de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel, que você pode testar e ver na prática como a comunicação do seu negócio pode ser transformada. Deixe o seu contato aqui que nossa equipe vai falar com você.

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