Não é novidade para ninguém que o Natal é uma das épocas mais esperadas do ano para o comércio. Atualmente, existe a tendência do aumento de vendas pelo ambiente online, algo que mantém as expectativas altas em relação a este formato. Por isso, os estabelecimentos devem se preparar o quanto antes para manter a qualidade do atendimento no Natal, mesmo com o aumento nos pedidos feitos em lojas virtuais e redes sociais.
O setor online teve aumento de 72% em seu faturamento em 2021, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de e-Commerce). Com isso, a expectativa é que o e-commerce se mantenha no caminho do crescimento das vendas para as festas de final do ano. Colocando em outras palavras, se a sua empresa tiver presença digital, há chances de vender mais.
Porém, com a presença digital e para empresas que possuem lojas físicas, o gestor tem que se preocupar com o atendimento físico, sem se esquecer do online. Afinal, oferecer uma boa experiência de compra é essencial para obter bons resultados com as vendas de Natal.
Por isso, o conteúdo de hoje é especial para a empresa que precisa preparar seu atendimento para o Natal. Continue lendo para entender mais sobre o assunto.
Para você não ter dúvidas da importância de um atendimento de qualidade, separamos alguns dados que reforçam a necessidade de cuidar deste setor. Principalmente em datas comemorativas, como o Natal, em que há maior número de vendas e consequentemente mais chances para que novos clientes conheçam seus negócios:
Com esses dados, já dá para ter uma noção da importância do atendimento no Natal, então confira as três dicas que separamos para você garantir uma melhor experiência para o seu cliente.
O primeiro pensamento é que seria necessário aumentar o seu time de atendimento para manter sua marca disponível 24 horas por dia durante o Natal. Porém, basta investir em bots de atendimento.
Os chatbots permitem que as suas empresas tenham atendimento ao cliente de forma eficaz, 24 horas por dia, 7 dias por semana e ainda com linguagem natural e abertura para o aprendizado contínuo. Eles são treinados por meio da inteligência artificial para solucionar as mais variadas demandas e têm a capacidade de aprender a cada novo contato e assim, ampliar seu conhecimento e estar ainda mais aprimorado para as conversas seguintes.
Por exemplo, durante o Natal, dúvidas sobre formas de pagamento, troca, devolução e frete se tornam frequentes e podem ser facilmente resolvidas pelos bots. Com isso, os operadores humanos poderão focar em interações mais complexas, estratégicas e não há necessidade de manter uma equipe trabalhando na parte da noite.
Os imprevistos sempre acontecem, principalmente pensando em atendimento em um período tão movimentado, como o Natal. Mesmo se preparando com antecedência ou mapeando com bastante atenção o que pode ou não acontecer nas datas comemorativas, ainda podem acontecer surpresas. Por isso, tenha em mente um plano B.
Esteja preparado para realocar colaboradores, mudar processos e até mesmo contratar mais pessoas caso seja necessário, pensando sempre que o cliente não pode esperar para ser atendido e para que suas dúvidas e problemas sejam sanados de forma assertiva e rápida.
Por último, lembre-se de ter vários canais de comunicação. Por exemplo, seu cliente está no WhatsApp, Instagram e e-mail, então utilize muito bem esses canais, principalmente em datas como o Natal, em que há maior fluxo de contatos e mais pessoas podem conhecer a sua marca.
Mas, é fundamental enfatizar que não adianta ter meios de comunicação diversos sem que eles estejam integrados. Quando isso acontece, a experiência do cliente será negativa, pois ele terá que iniciar do zero a interação todas as vezes que mudar de canal para contatar a sua empresa.
Desse modo, ter uma boa plataforma omnichannel em seu atendimento no Natal e durante todo o ano é essencial para melhorar a experiência dos clientes. Afinal, por meio dessa tecnologia, sua empresa consegue integrar em um mesmo sistema todos os canais utilizados para interagir com os consumidores, de telefone a chatbot.
Para isso, integrar seus canais e garantir um atendimento mais rápido, personalizado e assertivo, temos a nossa plataforma de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel, que você pode testar e ver na prática como a comunicação do seu negócio pode ser transformada. Deixe o seu contato aqui que nossa equipe vai falar com você.
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Uberlândia /MG