Para um negócio que visa ter um bom atendimento, estar onde o cliente está deve ser uma premissa. E isso, na era digital, é sinônimo de oferecer diversas opções de canais para o consumidor entrar em contato através do meio que ele preferir. Neste cenário, um aplicativo tem conquistado espaço na preferência dos brasileiros e merece atenção. Confira este conteúdo para saber como usar o Telegram para empresas.
O Telegram está entre as 10 redes sociais mais populares do mundo. Algo que não é diferente no Brasil, pois de acordo com o levantamento Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, 60% dos smartphones do país tem o aplicativo instalado.
Mas o que mais chama a atenção nos números sobre o aplicativo é a escalada que ele vive no mercado brasileiro. Em 2019, o número de aparelhos que tinham o Telegram instalado era de apenas 13%.
Bom, diante deste dado, fica claro que o aplicativo tem conquistado a preferência dos brasileiros e empresas têm de estar de olho nisso.
Um fator muito importante para o atendimento de negócios, que até já mencionamos aqui, é a necessidade de oferecer diversas opções de canais de contato para o consumidor. Isso nada mais é do que adotar a estratégia da multicanalidade, algo que é primordial para os negócios e impacta diretamente a satisfação do cliente.
Inclusive, se quiser saber mais sobre a importância da multicanalidade para empresas, você pode conferir nosso conteúdo sobre o tema clicando aqui.
Diante disso, um negócio que visa um atendimento multicanal eficaz e tem foco na experiência do consumidor, leva em consideração as ferramentas de conversa mais populares entre a população. E nesta circunstância, o Telegram deve ser ponderado. Até porque, pode ser uma ferramenta poderosa se os recursos que ele oferece forem bem aproveitados. Vamos entender um pouco mais sobre o aplicativo e como usar o Telegram para empresas estreitarem o relacionamento com cliente e com isso, melhorarem as vendas.
O Telegram é um aplicativo para troca de mensagens, que possibilita a criação de grandes grupos, e envio de mídias, como áudios, fotos e vídeos. Em algumas funções, o canal sai na frente em relação aos seus concorrentes, sendo uma delas o tamanho de arquivo que pode ser compartilhado entre os usuários.
No Telegram, mídias de até 2GB podem ser enviadas e ficam armazenadas na nuvem do aplicativo para sempre. Enquanto isso, no principal concorrente, o WhatsApp, os arquivos devem ter no máximo 100MB e não ficam na nuvem por tempo ilimitado.
Outro destaque dado ao Telegram é em relação às funcionalidades de segurança e privacidade, que são:
Além disso, muitos também atribuem a popularização do Telegram a um recurso que o aplicativo possui e é inexistente em outras ferramentas de mensageria: os canais.
Os canais são grupos temáticos com capacidade ilimitada de participantes em que o conteúdo é controlado por um ou mais administradores. Consideram que esta funcionalidade tem atraído novos usuários da plataforma, pois 67% das pessoas que usam o Telegram estão inscritas em algum destes canais, ainda de acordo com o levantamento Mensageria no Brasil.
Com a possibilidade de enviar grandes arquivos, conversar com mais segurança e ainda o significativo crescimento do número de usuários, é válido considerar o uso do Telegram para empresas. Até porque metade das pessoas que utilizam o aplicativo conversam com marcas por ele.
E mais do que atender as expectativas, satisfazendo os consumidores por oferecer mais variedade de canais e estar presente em um aplicativo que tem grandes chances de estar entre os favoritos daquele cliente, o Telegram oferece outras possibilidades para negócios. Confira nossas dicas:
Fazer uma campanha por meio do Telegram para divulgar um novo produto, por exemplo, pode representar uma economia de tempo e recursos financeiros. No aplicativo é possível fazer a automação de conversas, por meio de chatbots, incluindo o envio de uma mensagem para sua base de contatos contando sobre a novidade da sua marca.
O processo de envio ativo de mensagens pelo Telegram é simplificado, não havendo a necessidade de aprovar previamente as mensagens e imagens a serem compartilhadas com o usuário. Um processo que é necessário em aplicativos concorrentes.
Os recursos financeiros também são poupados, pois atualmente não há a cobrança de taxas por envio ativo de mensagens pelo aplicativo.
Outro detalhe favorável no Telegram para empresas é que a presença de marcas no app ainda não é muito grande, resultando em uma concorrência menor.
Outra dica para incrementar a comunicação do seu negócio utilizando o Telegram, e também aproveitando a possibilidade do envio ativo facilitado, é aplicá-lo para conversas internas, com equipes da organização.
Muitas empresas já utilizam a plataforma como canal oficial para troca de arquivos e conversas sobre assuntos do negócio. Neste caso, muitas vezes a proposta é promover uma separação do que é profissional e o que é pessoal, já que conversas com amigos e familiares geralmente são mais concentradas no WhatsApp.
Sem contar que para essa circunstância, as funções de segurança disponibilizadas podem ser interessantes para compartilhamento de informações que demandam mais sigilo.
Tenha um canal para transmitir as novidades do seu negócio, ou mesmo informações relacionadas ao nicho em que atua, para uma audiência ilimitada. Dessa forma as postagens são feitas pelo administrador do canal, e até pode haver mais de uma pessoa nesta posição.
Para fazer um canal no Telegram basta que você:
1 – Clique no ícone de ‘Nova mensagem’ no canto inferior direito do aplicativo;
2 – Clique em ‘Novo canal’;
3 – Em seguida, selecione ‘Criar canal’;
4 – Por último, o app vai abrir uma janela para você incluir uma foto, o nome do canal e descrição. Assim, aproveite esses campos para reforçar sua marca e deixar claro o propósito desta ferramenta.
Inclusive, separamos alguns exemplos, para que você conheça como grandes marcas aproveitam essa funcionalidade do Telegram e se inspire.
Washington Post: o jornal diário norte-americano que possui a maior circulação em Washington DC e grande audiência internacional aproveita o canal do Telegram para estimular o público a consumir mais o seu conteúdo.
O jornal publica diariamente cerca de 5 breves anúncios com os destaques das notícias mais quentes e atuais. O objetivo é manter os seguidores do canal atualizados caso não tenham tempo suficiente para ler a matéria completa.
Primo Rico: outro grande exemplo é o canal de finanças, investimento e empreendedorismo, Primo Rico. O portal é do empreendedor conhecido por compartilhar dicas de finanças pessoais, Thiago Nigro.
O canal tem o foco em divulgar informações sobre o nicho que atua, dar dicas rápidas, publicar novidades sobre o setor e replicar vídeos que estão conquistando o público no canal da marca no Youtube.
Talvez ao pensar em ampliar os canais de comunicação do seu negócio passe pela sua cabeça que isso signifique ainda mais trabalho. Mas, calma! Não é bem assim. Com a tecnologia, você aumenta a disponibilidade para seu cliente de forma otimizada.
Uma solução para atendimento digital inteligente torna o processo de contato com o cliente mais fácil e organizado. Isso porque, sendo multicanal, ela irá reunir os canais de atendimento do negócio no mesmo sistema. Além disso, também possibilita a automatização de conversas, permitindo que a empresa ofereça um atendimento ágil e até que fique disponível 24 horas por dia para o consumidor.
Assim, fica simples aumentar as opções de contato e não tem desculpas para não incluir o Telegram entre os canais da empresa. Para colocar em prática um atendimento otimizado, tenha a Neppo Omnichannel, a plataforma da Neppo, que facilita o dia a dia de negócios, contribui para reduzir custos, aumentar a produtividade e vai possibilitar a integração do Telegram com outros canais e até sistemas de gestão.
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