WhatsApp X Telegram: Qual a diferença?Qual o melhor para a minha empresa?

Os dois aplicativos de mensagens mais famosos do mundo são o WhatsApp e Telegram. Só para ter uma noção, o WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo, enquanto em torno de 500 mil estão no Telegram.

No Brasil, 99% dos smartphones possuem o aplicativo do WhatsApp baixado, já o Telegram está instalado em mais da metade dos telefones no Brasil (53%), de acordo com a pesquisa Panorama. Esses dados mostram a importância de os negócios estarem presentes nesses canais para oferecer atendimento ao consumidor.

A premissa é: estar onde o cliente está. Portanto, quando se trata de pensar na comunicação com o cliente, é necessário considerar a importância de estar nas plataformas que são mais atrativas. Mesmo que os números mostram a disparada do WhatsApp, o Telegram também está conquistando cada vez mais o seu lugar entre os usuários brasileiros.

Para te ajudar a entender mais os dois aplicativos, e qual será a melhor opção para a sua empresa, confira nosso conteúdo completo com os principais comparativos e informações.

Comparação e principais diferenças

Ambos, WhatsApp e Telegram, possibilitam que as empresas realizem atendimentos ou vendas pelo app. Isso é fundamental hoje em dia. O motivo? Uma pesquisa conduzida pela Infobip mostrou que mensagens por aplicativo são o meio preferido dos brasileiros para receber avisos sobre promoções ou sugestões de compras personalizadas (51%).

Além disso, a mesma pesquisa ainda destaca que 80% dos consumidores brasileiros utilizam o aplicativo de mensagens instantâneas para se comunicar com marcas. Desta forma, utilizar esses apps é uma excelente estratégia para agradar o cliente e aumentar os resultados da sua empresa.

A mensagem que fica é: o seu cliente quer se comunicar com você por aplicativos de mensagens. E com o Telegram caindo no gosto dos brasileiros, e o WhatsApp oferecendo várias vantagens, é necessário que sua empresa entenda qual o melhor aplicativo ou se deve concentrar seus esforços nos dois. 

Então, vamos ao primeiro comparativo desse texto que é a quantidade de usuários em ambos os aplicativos. 

Quantidade de usuários

O WhatsApp é considerado o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado do mundo, com 2 bilhões de usuários que o abrem diariamente. Como dissemos anteriormente, o app está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Ou seja, está em praticamente todos os celulares do país.  

Os dados do Telegram, mostram uma queda de quase 50% em comparação ao WhatsApp, porém, apesar disso, as pesquisas também mostram que ele tem conquistado a preferência dos brasileiros e o número de downloads dele tem aumentado. Em 2021, o aplicativo estava instalado em mais da metade dos smartphones do Brasil (53%), e foi considerado o app que mais cresceu, segundo o relatório da App Annie.  A quantidade de usuários que acessam regularmente o WhatsApp e Telegram, também tem uma diferença entre eles. Mundialmente, cerca de 500 milhões de usuários do Telegram acessam o app com frequência, um quarto da quantidade do Whats.

Segurança de dados e privacidade

Nos dois aplicativos existe a preocupação sob a proteção de dados dos usuários. Até porque no Brasil existe considerarem ao se comunicar com seus clientes pelos aplicativos de mensagem. 

Inclusive os dois aplicativos utilizam criptografia para garantir a segurança de pessoas físicas, empresas, e-commerces e instituições públicas.

Há duas principais diferenças de segurança entre o WhatsApp e o Telegram: 

  • O WhatsApp utiliza o sistema Open Whispers do app Signal, considerado o mais seguro do mercado. Esse sistema é um projeto de código aberto, com criptografia de ponta a ponta aplicada em mensagens de textos, conversas em grupos e chamadas de vídeo. 
  • O Telegram usa o MTProto, um sistema próprio que até o momento não teve vazamento de dados conhecidos. Esse sistema só criptografa bate-papos secretos. As mensagens fora dessa categoria também são criptografadas, mas não de ponta a ponta.

Entretanto, o Telegram possui alguns recursos de segurança adicionais que o WhatsApp não possui: 

  • Proteger chats individuais com senha;
  • Bloquear capturas de tela;
  • Enviar mensagens que se autodestroem;
  • Colocar o teclado no modo anônimo.

Grupos e canais de transmissão

Os bate-papos em grupos são muito populares nos dois aplicativos e as empresas que desejam uma proximidade maior com seus clientes podem usar essa ferramenta para esse fim. Porém, nesse ponto o Telegram tem mais possibilidades que o WhatsApp. 

Por exemplo, no Telegram você pode adicionar até 200 mil pessoas em um único grupo. Mas, caso deseje fazer somente um canal de transmissão, grupos onde apenas os administradores podem enviar mensagens, é possível utilizar o recurso thread, que permite que membros de grupos comentem em posts específicos.

Já o WhatsApp permite grupos com no máximo 256 participantes e canais de transmissões onde somente o administrador manda mensagens. 

Nessa questão, outro ponto perceptível e bem cultural do brasileiro, é o uso de grupos no Telegram para fins empresariais. Por outro lado, os grupos no WhatsApp são mais para família, amigos e etc. Portanto, se a sua empresa deseja criar um canal para comunicação direta é necessário verificar onde é mais confortável para o seu cliente. 

Automação

Tanto o Telegram, quanto o WhatsApp podem ser automatizados por bots. Para as empresas existem várias vantagens de utilizar chatbots nos aplicativos, por exemplo, automatizar ações como: 

  • Atendimento e confirmação de compras;
  • Respostas e perguntas sobre informações;
  • Envios massivos de arquivos;

Dessa forma, é possível transformar o seu atendimento em ambos os canais de comunicação. Porém, a única diferença entre o WhatsApp e Telegram, é que o segundo possibilita programar mensagens.

Imagina conseguir escolher o dia, a hora e o chat para que a mensagem seja enviada? Com o Telegram é possível. Essa é uma ferramenta que pode ajudar em atendimentos futuros, além de ser possível criar lembretes pessoais, enviar textos para seus contatos individuais ou para os grupos que participa. Assim, auxilia na rotina do profissional de atendimento da sua empresa. 

Compartilhamento de Conteúdos

O Telegram possui várias funcionalidades para conteúdos, por exemplo, possui programação de conteúdo, que permite planejar, organizar e agendar as informações que serão enviadas pelos canais de transmissão. 

Na versão web, inclusive, você pode organizar os conteúdos por pastas e visualizar melhor o painel de grupos do app. Além de conseguir gerar relatórios de dados, em que será possível entender melhor o comportamento e engajamento do seu público para aprimorar suas estratégias.

Já o aplicativo mais querido do Brasil, somente permite o compartilhamento normal de conteúdo, sem agendamentos e ou painéis de organização, e o relatório é mais simples, com informações sobre a quantidade de  mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes.

Recursos para empresa

Por último, mesmo que o Telegram tenha algumas funcionalidades a mais que o WhatsApp, o aplicativo que está presente em 99% dos telefones brasileiros, oferece recursos exclusivos às empresas por meio do WhatsApp Business. 

Por exemplo, sua empresa consegue ter uma conta comercial com localização do negócio, catálogo de produtos dentro do app, onde é possível adicionar fotos, descrições, preços e links. 

Além da integração com Facebook para divulgar a conta comercial, ainda existe o WhatsApp Pay, que permite que o vendedor feche vendas diretamente nas conversas. 

Essa é uma grande diferença entre WhatsApp e Telegram! Os recursos para empresas são bem mais estruturados, enquanto o Telegram tem mais funções dentro das próprias conversas. 

WhatsApp ou Telegram? Qual o melhor?

Portanto, mesmo que o WhatsApp deixe a desejar em comparação com as diversas funções extras do Telegram, não podemos esquecer a alta popularidade que o app tem, principalmente entre os brasileiros. 

Além disso, outro traço cultural e muito comum, é não pedirem o número de telefone, mas sim o WhatsApp. Mas isso não significa que sua empresa deve investir somente nesse aplicativo. O objetivo é que quanto mais canais seu negócio tiver, melhor. Afinal, assim seu cliente tem mais possibilidades para falar com sua marca.

Mesmo que o uso do Telegram seja ainda tímido perto dos seus concorrentes, é inegável que a sua popularidade vem crescendo exponencialmente. Por isso, sua empresa não precisa fazer um único investimento no Telegram, pois pode ser que nunca aconteça uma migração completa para o aplicativo, e ele seja utilizado como um complemento para o atendimento ao seu cliente, e um meio de reforçar a sua estratégia de multicanalidade

Seja qual for sua escolha em relação ao uso do  WhatsApp e Telegram, é possível  melhorar o seu atendimento integrando os aplicativos de mensagens com um sistema de atendimento ao cliente como a Neppo Omnichannel. 

Dessa forma, os diversos canais de atendimento da sua empresa ficam concentrados em uma única plataforma, otimizando todas as interações. Além da sua equipe ganhar eficiência e produtividade, já que consegue monitorar, resolver e priorizar os atendimentos no mesmo sistema.. 

Para conhecer todas as funcionalidades e vantagens da Neppo Omnichannel, entre em contato conosco ou faça um teste grátis!

Nossos Produtos

Neppo Omnichannel e Inteligência Artificial

Tecnologia otimizando o atendimento para gerar resultados. Conheça nossas soluções:

OMNICHANNEL MULTICANAL - PLATAFORMA

CHATBOTS WHATSAPP E OUTROS CANAIS

Nosso Blog

Fique por dentro das nossas novidades e da área de tecnologia

Newsletter INSCREVA-SE

Ao se cadastrar, você está de acordo com nossa Política de Privacidade