O que devo analisar para usar chatbots no meu atendimento?

Sem dúvidas os “chatbots” estão presentes nas discussões das empresas atualmente, principalmente nos debates que envolvem relacionamento, interação com consumidores e vendas. Afinal, nunca estivemos em uma época tão rica e acelerada para mudanças, em que as soluções tecnológicas estão cada vez mais entre as pautas para aprimorar processos em negócios. 

Essa tecnologia traz diversos benefícios para a empresa, como aumento da produtividade do time e diminuição do volume de chamados. E esses são só alguns motivos para usar chatbots, pois as aplicações e as vantagens de implementá-los são inúmeras. Assim, podemos concluir que usar chatbots é uma ótima alternativa para evoluir o atendimento. 

Mas, nem sempre é fácil entender o melhor momento de implementar essa tecnologia nas empresas. Por isso, entenda agora o que você deve analisar para usar chatbots no seu negócio. 

Volume de atendimentos

O primeiro ponto a ser analisado para usar chatbots é o volume de atendimento. Por exemplo, se sua equipe recebe muitos chamados diariamente e não consegue responder em tempo hábil, o problema não é a capacidade dos profissionais, e nesse caso, é bem provável que seja necessário um reforço.

Ao usar chatbots sua empresa ampliará a capacidade de resposta, afinal com essa solução poderá absorver uma demanda muito maior de solicitações de uma vez. Além disso, seu negócio terá um atendimento de modelo 24/7, ou seja, a qualquer horário de qualquer dia, seu cliente será atendido. 

Desse modo, ao implementar essa tecnologia na sua empresa, você irá aliar a habilidade técnica do seu time junto às inovações do mercado, elevando o seu atendimento para outro nível. Inclusive, a experiência do seu cliente também é otimizada, já que ele tem as suas solicitações respondidas de forma mais rápida e assertiva, a qualquer momento. 

Tempo médio de resposta

Se você trabalha com atendimento sabe sobre o tempo médio de resposta. Se o período que leva para responder ao cliente está alto ou vem crescendo há algum tempo, é o momento de implementar os chatbots nas suas operações. 

A tecnologia de chatbots tem capacidade de identificar rapidamente do que se trata a demanda do cliente. Ou seja, ela consegue apontar uma solução de forma ágil. Assim, caso o próprio bot consiga responder, o processo é feito automaticamente, diminuindo muito o tempo de resposta. 

E mesmo que o chatbot não consiga retornar, ele irá enviar a dúvida para um agente especialista. Mas mesmo nesse processo, ele pode indicar ao cliente que ele será direcionado para o atendimento humano. 

Assim, o cliente já recebe um retorno imediato, mesmo que não seja a solução final da sua demanda. Com isso, ele não tem tempo longo de espera e não sente um impacto negativo em sua experiência com a marca. Algo que refletirá diretamente no nível de satisfação que ele tem com a sua empresa. 

Ao usar chatbots as filas de atendimento diminuem e, consequentemente, os clientes não precisam esperar muito para terem suas solicitações atendidas. E oferecer uma experiência otimizada ao usuário favorece bastante a imagem da sua empresa no mercado, garantindo credibilidade para o seu negócio. 

Produtividade da equipe

Percebe que a produtividade da sua equipe está reduzida? Quanto tempo eles passam respondendo às solicitações de atendimento (na maioria) repetidas? Além da produtividade do time não ser mais a mesma, ainda percebe que os atrasos nas respostas estão cada vez mais frequentes? 

Esses, com certeza, são indicadores de que sua empresa se beneficiaria com a implementação dos chatbots para atendimento ao cliente. Principalmente quando o time se sente sobrecarregado e a performance de toda a equipe tende a cair. 

Com isso, colocar essa tecnologia ajudará a liberar os profissionais de responderem sempre as mesmas perguntas ou de realizarem tarefas manuais repetitivas. Pois, uma vez que eles tenham mais tempo, a equipe pode se dedicar às atividades que necessitam do componente humano, como pensar e desenvolver estratégias mais eficazes para o negócio. 

Além de que ao implementar o uso de chatbots, as chances de erros, atrasos e retrabalho serão reduzidos, otimizando ainda mais o desempenho do atendimento ao cliente. 

É preciso reduzir custos com trabalhos repetitivos

Todos os pontos colocados acima irão reduzir os custos da sua empresa se bem implementados e monitorados. Até porque, sabemos que grande parte dos atendimentos se referem a consultas de informações simples e que geram um trabalho repetitivo. 

Desse modo, com os chatbots programados para identificar essas dúvidas e respondê-las automaticamente, não existe atendente exausto, não existe fila de atendimento e nem cliente insatisfeito. 

Por isso, automatizar respostas para as dúvidas mais comuns é um ganho imensurável e urgente para a maioria dos negócios. Inclusive, é perceptível o ganho de produtividade para a equipe assim que chatbots são instalados. Além da economia de recursos pela otimização da operação e aumento da satisfação do cliente com uma resposta imediata.

Quer ler mais sobre como os chatbots podem ajudar na sua empresa? É só clicar nas matérias abaixo. 

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