Perguntas e respostas sobre o novo modelo de cobrança do WhatsApp Business API

Com a alteração no formato de cobrança pela utilização do WhatsApp Business API, promovida pela Meta, a empresa proprietária do aplicativo, surgiram algumas dúvidas dos usuários. Confira algumas perguntas e respostas sobre o que muda a partir de 1º de fevereiro de 2022:

Qualquer envio de mensagem será cobrado?

A cobrança será realizada com base em conversas. Assim, no lugar de a empresa ser cobrada por notificações enviadas, passa a ser por conversas, ou seja, as mensagens entregues no período de 24 horas.

As conversas por meio da API do WhatsApp Business se enquadram em duas categorias:

  • Iniciadas pelo usuário, como consultas de atendimento ao cliente e suporte geral.
  • Iniciadas pela empresa, como notificações pós-compra.

Todas as conversas são medidas em incrementos de 24 horas, também conhecidos como ‘sessões’, que iniciam quando a empresa entrega a primeira mensagem. A primeira mensagem pode ser enviada pela empresa (iniciada pela empresa) ou ser uma resposta em até 24 horas a um usuário (iniciada pelo usuário). O usuário é uma pessoa ou entidade com quem a empresa troca mensagens. As cobranças por conversa se baseiam no número de telefone do usuário.

As conversas substituem as notificações?

Sim, não existirão mais as notificações, sendo que será possível o envio de mensagens ativas para os usuários por meio de ‘conversas’.

Haverá conversas gratuitas?

Serão gratuitas as primeiras 1.000 conversas por mês para cada empresa (WABA) que utiliza o WhatsApp Business API.

Também não haverá cobrança de conversas quando um usuário entrar em contato com a empresa usando um botão de chamada para ação em ‘Anúncios de clique para o WhatsApp’ ou uma ‘CTA de Página do Facebook’. Somente o usuário pode iniciar esse tipo de conversa, e apenas a primeira que for iniciada no ponto de entrada é gratuita. As conversas posteriores com o usuário serão cobradas.

Quando o envio de mensagem será gratuito?

A empresa pode enviar mensagens gratuitas dentro de 24 horas a partir da primeira mensagem enviada pela empresa.

Como as conversas serão cobradas?

Esta cobrança das conversas virá junto com a cobrança mensal de plataforma, e terá os mesmos prazos para pagamento.

 Existe como acompanhar a contabilização das sessões?

As sessões serão contabilizadas pela empresa e a Neppo irá providenciar o envio de relatório, por meio da plataforma TM2 Digital, informando sobre estas sessões para o acompanhamento do cliente.

Confira exemplos práticos de cobranças e demais informações no comunicado oficial da Meta sobre esta mudança, clicando AQUI.

Você também pode entrar em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas, ou obter mais informações, por meio do (34) 4003 – 9128.

Estamos à sua disposição!
Equipe Neppo TI

Nossos Produtos

Neppo Omnichannel e Inteligência Artificial

Tecnologia otimizando o atendimento para gerar resultados. Conheça nossas soluções:

OMNICHANNEL MULTICANAL - PLATAFORMA

CHATBOTS WHATSAPP E OUTROS CANAIS

Nosso Blog

Fique por dentro das nossas novidades e da área de tecnologia

Newsletter INSCREVA-SE

Ao se cadastrar, você está de acordo com nossa Política de Privacidade

Black Friday Neppo
R$4.250 em desconto para aumentar suas vendas o ano todo!

Preencha os dados abaixo para aproveitar a Condição Especial de Black Friday da Neppo