Com a alteração no formato de cobrança pela utilização do WhatsApp Business API, promovida pela Meta, a empresa proprietária do aplicativo, surgiram algumas dúvidas dos usuários. Confira algumas perguntas e respostas sobre o que muda a partir de 1º de fevereiro de 2022:
Qualquer envio de mensagem será cobrado?
A cobrança será realizada com base em conversas. Assim, no lugar de a empresa ser cobrada por notificações enviadas, passa a ser por conversas, ou seja, as mensagens entregues no período de 24 horas.
As conversas por meio da API do WhatsApp Business se enquadram em duas categorias:
Todas as conversas são medidas em incrementos de 24 horas, também conhecidos como ‘sessões’, que iniciam quando a empresa entrega a primeira mensagem. A primeira mensagem pode ser enviada pela empresa (iniciada pela empresa) ou ser uma resposta em até 24 horas a um usuário (iniciada pelo usuário). O usuário é uma pessoa ou entidade com quem a empresa troca mensagens. As cobranças por conversa se baseiam no número de telefone do usuário.
As conversas substituem as notificações?
Sim, não existirão mais as notificações, sendo que será possível o envio de mensagens ativas para os usuários por meio de ‘conversas’.
Haverá conversas gratuitas?
Serão gratuitas as primeiras 1.000 conversas por mês para cada empresa (WABA) que utiliza o WhatsApp Business API.
Também não haverá cobrança de conversas quando um usuário entrar em contato com a empresa usando um botão de chamada para ação em ‘Anúncios de clique para o WhatsApp’ ou uma ‘CTA de Página do Facebook’. Somente o usuário pode iniciar esse tipo de conversa, e apenas a primeira que for iniciada no ponto de entrada é gratuita. As conversas posteriores com o usuário serão cobradas.
Quando o envio de mensagem será gratuito?
A empresa pode enviar mensagens gratuitas dentro de 24 horas a partir da primeira mensagem enviada pela empresa.
Como as conversas serão cobradas?
Esta cobrança das conversas virá junto com a cobrança mensal de plataforma, e terá os mesmos prazos para pagamento.
Existe como acompanhar a contabilização das sessões?
As sessões serão contabilizadas pela empresa e a Neppo irá providenciar o envio de relatório, por meio da plataforma TM2 Digital, informando sobre estas sessões para o acompanhamento do cliente.
Confira exemplos práticos de cobranças e demais informações no comunicado oficial da Meta sobre esta mudança, clicando AQUI.
Você também pode entrar em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas, ou obter mais informações, por meio do (34) 4003 – 9128.
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Equipe Neppo TI
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG