Cloud Contact Center: o que é e como favorece o atendimento do seu negócio

Os hábitos de consumo estão evoluindo com o passar do tempo e o atendimento ao cliente é fundamental quando o assunto é finalizar vendas e garantir a satisfação do consumidor. Desse modo, é necessário que as empresas invistam em soluções para aprimorar o processo de atendimento ao público, e uma dessas ferramentas é o Cloud Contact Center.

Como na maioria das tecnologias que oferecem benefícios para o atendimento ao consumidor e as empresas,  a disseminação do Cloud Contact Center foi rápida. De acordo com uma pesquisa feita pela Frost & Sullivan, o mercado latino americano de cloud contact center cresceu 27,5% em 2016.

Pensando nesses dados, queremos que entenda o que é um Cloud Contact Center e seus benefícios para empresas. Continue lendo.

O que é um Cloud Contact Center?

Com o termo “central de atendimento” você já está acostumado. Basicamente,  é um canal em que os consumidores entram em contato para tirar dúvidas ou resolver problemas. Assim, quando falamos o nome Cloud Contact Center, o termo quer dizer algo como “central de contato na nuvem“. Ou seja, essa solução consiste em um mecanismo com diversos serviços integrados e hospedados em uma rede global de servidores.

Para exemplificar os benefícios de um CCC, uma vantagem é a integração de vários canais de comunicação que podem possibilitar o auto-atendimento. Além disso, as soluções hospedadas para gerenciamento de força de trabalho,  monitorização e gestão do relacionamento com o cliente (CRM), são outros pontos positivos. Mas, vamos falar das vantagens depois, agora vamos entender a diferença entre a solução tradicional e o Cloud Contact Center.

Solução tradicional X Solução Cloud Contact Center

A tecnologia de contact center fez com que as empresas tivessem opções limitadas, como a de investir em grandes estruturas, com altos custos e incapacidade de escalar o serviço se necessário. Um exemplo é o call center, entretanto vale ressaltar que ele ainda tem uma grande participação no atendimento ao consumidor. Principalmente quando falamos de atendimentos pontuais e ou problemas mais difíceis de resolver.

O atendimento humano não vai deixar de existir, na verdade, ele será adaptado e é nesse sentido que o cloud contact center entra. A nuvem permite que você acesse e gerencie o seu serviço de qualquer ponto globalmente.

Dessa forma, a solução tradicional de atendimento passa a ter um novo caráter focando mais nas resoluções de atendimentos específicos e difíceis. Enquanto a solução em nuvem traz benefícios com a centralização de informações do cliente e rapidez no atendimento, como podemos ver a seguir.

Vantagens de utilizar o Cloud Contact Center

Já explicamos para você o que é um cloud contact center e a diferença com uma solução tradicional, agora vamos entender as vantagens da solução em nuvem.

Experiência Omnichannel

Imagine que praticidade ter as informações do cliente integradas em um único canal? Pois é, uma experiência omnichannel acontece quando a pessoa entra em contato e o agente tem disponível todos os dados em uma única plataforma. Deste modo, ele consegue estar atento a todas as solicitações do consumidor, oferecer um atendimento mais eficiente e assertivo e ter a produtividade otimizada.

Além disso, com uma plataforma Omnichannel é possível oferecer ao cliente várias opções de canais de atendimento, permitindo que ele use sua maneira favorita de entrar em contato para tirar dúvidas, resolver problemas ou deixar feedbacks.  Assim, a experiência Omnichannel por meio do cloud contact center é uma forma de melhorar a percepção do consumidor em relação a marca.

Soluções de IA

A inteligência artificial e a automação são fatores centrais da nova era dos contact center, até porque, com eles é possível oferecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana e  ainda por cima reduzir custos das operações. Além de conseguir gerar relatórios automáticos,  e o monitoramento de sentimento nas interações.

Segurança das informações

A última vantagem que temos para te contar, é que ao utilizar a solução de cloud contact center é possível recuperar de forma mais fácil informações perdidas, pois a nuvem geralmente fornece os mais altos níveis de disponibilidade e recuperação de desastres.

Assim, ao implantar mecanismos de recuperação, o tempo de inatividade para a resolução desses problemas, que é altamente dispendioso, é minimizado. Desta forma, não se perde tempo no atendimento e há mais chances de satisfazer o cliente.

Assim, ter uma solução que é Cloud Contact Center é uma forma de alcançar o sucesso na experiência do cliente em seu negócio. Para isso, conte com a Neppo. A plataforma de atendimento digital inteligente, Neppo Omnichannel, é uma solução que é cloud contact center e vai permitir usufruir dos benefícios da proposta. Fale com a gente para fazer um teste gratuito clicando aqui.

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