Multiatendimento pelo WhatsApp: como funciona e as vantagens

Oferecer atendimento pelo WhatsApp é indispensável para qualquer negócio. Porém, mais do que estar presente, é preciso ter cuidado para oferecer um atendimento de qualidade no app preferido dos brasileiros. Para isso, algumas estratégias ajudam, como o multiatendimento pelo WhatsApp.

Com essa medida, é possível centralizar o atendimento da organização em um número único e assim, garantir mais agilidade e excelência no contato com o consumidor pela ferramenta. Algo que é fundamental para as marcas pois é um diferencial competitivo, ainda mais no WhatsApp, que tem conquistado cada vez mais espaço entre os brasileiros.

Para se ter ideia da força do WhatsApp e reforçar porque é importante se dedicar a criar e implementar estratégias que possibilitem um bom atendimento pela plataforma, saiba que 86% dos usuários abrem o aplicativo todos os dias e 80% se comunicam com marcas por ele. Os dados são da pesquisa Panorama Mobile Time – Mensageria no Brasil.

O multiatendimento pelo WhatsApp é implementado com o auxílio de plataformas ou softwares e você vai entender como adotá-lo no seu negócio, além de saber quais os benefícios. Basta continuar a leitura.

O que significa um multiatendimento pelo WhatsApp?

Ter um multiatendimento pelo WhatsApp significa centralizar o atendimento dos diversos setores da empresa em apenas um número de contato. Essa medida é uma maneira muito efetiva de otimizar o suporte da marca, tendo em vista que com um único número é possível falar com agentes de diferentes áreas do negócio.

Com isso, o atendimento ganha organização e eficiência. Além de poder conectar diversos atendentes em um mesmo número, a conversa com o consumidor é facilitada, até porque os dados e históricos dos clientes são centralizados. Para entender a importância disso, imagine a seguinte situação.

O consumidor entra em contato com o seu negócio, seleciona para falar com um setor, porém durante a triagem o atendente identifica que a demanda precisa ser tratada por outra área. Apesar desta alteração, com a centralização permitida pelo multiatendimento pelo WhatsApp, a mudança não vai impactar na experiência do cliente. Afinal, a conversa poderá continuar rapidamente e o histórico do contato é acessado facilmente por todos os colaboradores.

Benefícios do multiatendimento pelo WhatsApp

Ter um atendimento descentralizado dificulta o acompanhamento de solicitações. E com o multiatendimento, tendo tudo em apenas uma conta, contribui para proporcionar uma melhor experiência com a empresa, facilita o acesso dos consumidores ao negócio, além de ajudar a integrar os times de diferentes departamentos. Com isso, a empresa tem como resultados:

Fidelização de clientes

A integração possibilitada no multiatendimento pelo WhatsApp vai permitir uma resolução mais rápida dos problemas. E ser atendido com rapidez e cordialidade caracteriza uma experiência positiva para 60% das pessoas, de acordo com a pesquisa Painel de Consumidores do Opinion Box.

E sabemos que quando os clientes têm boas experiências costumam indicar a empresa para familiares e amigos, além de se tornarem fiéis à marca. Algo que significará mais resultados para o seu negócio.

Redução de tempo de espera

Outro fator que contribui para uma experiência positiva para o cliente, possibilitada pelo multiatendimento pelo WhatsApp, é a redução do tempo de espera pelas respostas no suporte do seu negócio. Com a centralização de informações, o trabalho de todos os setores é otimizado e o cliente tem um retorno mais ágil.

Além da integração, vale reforçar que as soluções tecnológicas que permitem implementar o multiatendimento pelo WhatsApp também vão possibilitar usar recursos de automação, como os chatbots. Com isso, o envio de mensagens e processos podem ser automatizados, contribuindo também para a agilidade nos atendimentos.

Como implementar o multiatendimento no WhatsApp

Para implementar o multiatendimento pelo WhatsApp, além de contar com uma solução de atendimento, não basta mudar da versão comum do app para o WhatsApp Business. É preciso contar com a versão mais robusta da ferramenta, o WhatsApp Business API.

Essa versão possibilita o acesso aos recursos e funcionalidades mais robustos do WhatsApp Business por outros sistemas, aplicativos ou serviços. Ela foi pensada para empresas de médio e grande porte que, geralmente, possuem muitas demandas de atendimento.

Então, para implementar o multiatendimento pelo WhatsApp é preciso contar com a ferramenta de atendimento e a API do WhatsApp Business. Agora, não sabe por onde começar para adotar as soluções que vão aprimorar o seu contato com o cliente? A gente tem o caminho, e é só contar com a Neppo.

A nossa solução de atendimento digital inteligente, a Neppo Omnichannel, é integrada com a WhatsApp Business API e vai aprimorar a comunicação do seu negócio. Além de ter múltiplos atendentes no mesmo número de contato pelo aplicativo, você ainda vai aproveitar inúmeras funcionalidades que vão te permitir melhorar o contato com os clientes e vender mais.

Vamos iniciar a transformação no atendimento do seu negócio? Deixe seu contato aqui, que nossos especialistas vão falar com você. 

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