Quando é hora do almoço e você precisa encontrar o restaurante mais próximo de onde está para buscar uma refeição, o que você faz? Provavelmente, usa as plataformas de busca para pesquisar estabelecimentos. E ao encontrar, como você faz o contato com esta empresa? Saiba que o Google tem uma solução para que marcas conversem com clientes diretamente pela plataforma: o Google’s Business Messages.
Algo pensado para otimizar este contato entre consumidor e negócios, afinal, 3 de 4 clientes online usam plataformas de busca para encontrar estabelecimentos. E desta grande parte, a maioria (quase a totalidade) prefere utilizar o Google na hora de uma pesquisa. O que faz com que a empresa seja a maior do mercado de mecanismos de busca.
São mais de 5,5 bilhões de pesquisas realizadas no Google, em todo o mundo, diariamente. Diante de um universo tão grande, nada mais fundamental que ter o seu negócio presente de forma efetiva na plataforma. Portanto, continue a leitura para conhecer mais essa solução e utilizá-la para facilitar a interação dos clientes com sua marca no buscador.
O Google’s Business Messages é uma solução para a troca de mensagens instantâneas entre empresas e consumidores durante uma pesquisa feita no buscador do Google, ou mesmo no Google Maps.
A proposta com a solução é possibilitar que os clientes e as marcas possam interagir de maneira rápida e orgânica diretamente no buscador, sem precisar ir para outros aplicativos de conversa. Sendo assim, uma ferramenta para que os usuários possam tirar dúvidas, fazer compras e até finalizarem uma transação de pagamento.
Na troca de mensagens do Google’s Business Messages podem ser enviadas mídias de apoio, como fotos, arquivos e até vídeos. Algo que possibilita à marca aprimorar o seu atendimento com o cliente, e assim expandir a conversa para gerar fidelidade, compras, agendamentos e upsell.
Para utilizar esta ferramenta, e conversar diretamente com a empresa através da busca do Google, basta que o usuário clique no ícone de ‘Chat’ que aparece junto ao perfil (Google’s Business Profile) do estabelecimento no buscador, e será aberta uma janela, similar a do Facebook Messenger, para iniciar a troca de mensagens. Porém, até o momento, o uso do Google’s Business Messages está disponível apenas para buscas realizadas através do celular.
As empresas podem ter acesso ao Google’s Business Messages de duas formas:
Seja qual for a maneira, o que não vale é deixar de usar a solução. Estar mais acessível no Google é fundamental para a estratégia de comunicação da marca e o fortalecimento da interação com consumidores.
Estar onde o cliente está e na hora que ele está é essencial para o sucesso de qualquer negócio. E o Google é um caminho muito usado por consumidores para conhecer novas marcas e até mesmo já durante a jornada de compra. E os números comprovam isso!
Como adiantamos, são mais de 5,5 bilhões de pesquisas realizadas no Google em todo o mundo diariamente. E 3 a cada 4 clientes online usam plataformas de busca para encontrar estabelecimentos. Confira outros dados para não ficar dúvidas sobre a importância da presença efetiva no buscador:
Além da relevância do Google, outro fator que reforça a importância de ter o Google’s Business Messages entre os canais do negócio, é a preferência dos consumidores por trocar mensagens instantâneas com empresas, no lugar do uso de outros meios de contato.
Segundo o relatório Conversocial’s State of CX Trends, 81% dos consumidores preferem falar com empresas através de mensagens privadas, ao invés de canais tradicionais como voz.
Isso porque, utilizando mensagens, os consumidores têm alguns benefícios como: acesso 24 horas a agentes digitais inteligentes, informações centralizadas, compras com recursos visuais, respostas rápidas e garantia de conversas seguras.
Os clientes querem se comunicar com as marcas de modo eficiente, prático e rápido. Por isso, é necessário ter o cuidado com a gestão do canal. Não basta estar presente, é preciso oferecer um atendimento de qualidade. Afinal, de acordo com dados do Google, 7 a cada 10 consumidores ficam frustrados porque não recebem uma resposta, aguardam muito tempo pelo retorno e não sabem se a solicitação deles foi recebida.
Para entender sobre o uso da solução, dar dicas de como utilizá-la de forma efetiva e assim garantir a satisfação do consumidor, a Neppo, que já oferece a integração ao Google Business Messages em sua plataforma de atendimento inteligente, promove um bate-papo com especialistas no dia 17 de novembro, a partir das 10h.
O evento é online, gratuito e para participar, basta se inscrever clicando aqui. Participam do encontro, o Market Lead responsável pela estratégia e expansão do Google’s Business Messages na América Latina, Kario Marin, e o CEO da Neppo, Rafael Gouvêa. Garanta a sua vaga!
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Uberlândia /MG