Experiência do cliente com chatbots: como fazer uma boa recepção? 

Impactar positivamente o consumidor é indispensável para qualquer negócio que visa ter sucesso, ter uma marca reconhecida e vender mais. Seja no online ou offline, o cliente precisa ter uma visão positiva da sua empresa desde o primeiro contato. E pensando na expansão constante do digital, vamos te dar dicas para garantir uma boa experiência do cliente com chatbots, desde o início da conversa através dos seus canais online. 

A experiência é o conjunto de impressões que um potencial consumidor tem após interagir com uma empresa, então, imagine se de cara ele já tem uma percepção negativa? Isso pode prejudicar todo o futuro relacionamento entre cliente e marca e às vezes ser até irreversível. Portanto, todo cuidado é pouco.

E assim como quando o cliente vai na loja física, que desde a sua entrada no espaço ele deve ser impactado positivamente, o mesmo vale para as interações online. Seja qual for o canal escolhido para a interação, desde a primeira troca de mensagens, o cliente deve ser bem recepcionado e se sentir acolhido. 

E com a demanda sempre crescente do uso dos meios digitais para conversar com empresas, o uso das soluções para ampliar a capacidade de atendimento, como os chatbots, também tem aumentado.

Diante deste cenário, trazemos algumas boas práticas que você pode implementar em seu negócio para que a experiência do cliente com chatbots seja positiva desde o início. 

O que são chatbots?

Para relembrar, os chatbots são um software capaz de manter uma conversa em tempo real por texto ou por voz. São usados em aplicativos de mensagens, sites e programas digitais para estreitar relacionamentos e possibilitar uma comunicação imediata. 

As vantagens para o negócio que aproveita essa solução são várias, e a gente conta algumas no nosso conteúdo sobre chatbot, além de abordar mais sobre os aspectos desta tecnologia. Confira nosso material

Dicas para uma boa experiência do cliente com chatbots 

Gerar uma experiência positiva para o consumidor será o caminho para reter, fidelizar e tornar o cliente um promotor da marca. Inclusive, a pesquisa State of Global Customer Service Report realizada pela Microsoft, indicou que 76% dos brasileiros param de comprar em empresas que deixam a desejar na experiência do cliente. 

E, como já falamos, desde o primeiro passo, a primeira mensagem trocada, o cliente precisa ter boas impressões. Para garantir isso, e aproveitar da melhor forma o chatbot no seu atendimento, confira e coloque em prática nossas dicas para oferecer uma boa recepção ao cliente nos seus canais digitais.

Demonstre interesse e confiança

Ao fazer a programação do seu chatbot, prepare-o para demonstrar confiança e interesse em ajudar o cliente desde a mensagem inicial. 

Para se mostrar disposto, já nas primeiras interações, utilize frases como: ‘como posso te ajudar?’ ou ‘pode dar mais detalhes para compreendermos melhor o seu problema?’ que são exemplos de como colocar-se à disposição do consumidor.

E para demonstrar confiança, é importante que a resposta da mensagem seja dada com rapidez e o chatbot mostre que tem conhecimento sobre as questões levantadas. 

Para isso, é importante que ao fazer a implantação da solução, que as perguntas mais frequentes sobre o negócio sejam mapeadas e configuradas no bot, e ainda, é fundamental que estas informações sejam sempre atualizadas. 

Mantenha uma linguagem natural

Com o avanço das tecnologias, os chatbots têm ficado cada vez mais aprimorados, e por meio da Inteligência Artificial, já é possível que mantenham e compreendam uma linguagem cada vez mais natural.

Esta prática será um diferencial para estabelecer um diálogo mais fluido com o consumidor e assim estabelecer um relacionamento ainda mais próximo com o cliente. 

Personalize o atendimento

Para proporcionar um atendimento personalizado ao seu cliente, programe o bot para sempre chamá-lo pelo nome nas interações. E indo além do momento de recepção do cliente, experimente também oferecer sugestões de novos produtos relacionados à última compra realizada, ou caso precise fazer uma entrega para este consumidor, forneça a possibilidade que ele faça o rastreamento da mercadoria.

Com essas medidas, a marca demonstra que está atenta, conhece bem o cliente, e assim, estreita a conexão com ele.  

Mais dicas para a experiência do cliente com chatbots (além da recepção)

Já comentamos algumas medidas que podem ser usadas nas primeiras interações para conquistar o cliente desde o primeiro passo. Mas, a excelência no atendimento deve ser mantida ao longo de todo o contato com o consumidor.

Inclusive, vamos aproveitar para reforçar outro dado, também da pesquisa realizada pela Microsoft: 85% dos brasileiros consideram uma boa experiência de atendimento como um aspecto primordial para saber se será fiel à determinada marca, ou não. 

Diante disso, separamos ainda mais três dicas para serem aplicadas na jornada com o consumidor, além do momento de recepção nos canais de atendimento online.

Surpreenda o cliente

Faça uma surpresa ao consumidor, oferecendo a ele algo que não esperava. Por exemplo, se o cliente mandou mensagem para saber mais informações a respeito de um produto, mas não fechou a compra, disponibilize um desconto para ele conhecer o item, ou mesmo outras mercadorias da sua marca.

Tenha uma transferência de atendimento ágil

Apesar dos avanços tecnológicos deixarem os chatbots cada vez mais eficientes, em situações mais complexas ainda pode ser necessário o contato com um atendente humano. E nestes casos, procure fazer o direcionamento de forma ágil.

Além de manter a rapidez, procure deixar a transferência de forma natural, deixando claro que ela será realizada. Avise dizendo que um colaborador especializado irá conversar com o cliente e que basta aguardar alguns instantes. 

E assim como o chatbot, atente-se para que o retorno dado pelo agente também seja feito com agilidade. 

Peça feedbacks

Para demonstrar que a opinião do cliente tem valor para sua marca, e ainda manter a evolução do atendimento do seu negócio, faça pesquisas de satisfação. Uma maneira simples para isso, é configurar o bot para perguntar ao final de cada atendimento como foi o contato e se o consumidor resolveu o que precisava.

Mas, estes feedbacks não devem ir para o fundo da gaveta, hein. Mais importante do que ouvir a percepção dos clientes, é colocar em prática as melhorias sugeridas e ajustar as falhas apresentadas pela empresa. 

Conclusão

Enfim, conquistar o consumidor é fazer com que ele permaneça fazendo negócios com a marca. E para garantir isso, adotar as medidas para oferecer uma boa experiência do cliente com chatbots, caso utilize essa solução nos seus canais digitais, será o caminho.

E caso você ainda não aproveite os benefícios da solução para ter um atendimento de excelência no seu negócio, ou mesmo está precisando aprimorar o que já utiliza, conte com a Neppo. 

Nossa plataforma de atendimento digital inteligente, Neppo Omnichannel, vai possibilitar usar os bots nos seus canais de contato com os clientes, e nossa inteligência artificial, vai facilitar ainda mais este processo e permitir uma experiência melhor para o seu cliente. Fale com a gente clicando aqui.

 

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