Já imaginou enviar uma mensagem para quem entrou na sua rede social ou visualizou um dos seus produtos no seu e-commerce? Esta é uma tática de marketing adotada por muitos negócios para incentivar as vendas nas plataformas digitais. Mas, ter esta prática não seria aumentar consideravelmente as demandas da equipe de atendimento? Com o uso da tecnologia, não. Saiba como usar chatbot para marketing e como essa solução pode ajudar na estratégia da área.
Além de ser usado como meio para fomentar vendas, o chatbot para marketing também auxilia em outras etapas da jornada do cliente, podendo oferecer interações com abordagens personalizadas. Algo que o torna fundamental para ajudar a atingir os objetivos do setor de comunicação e fidelizar o cliente nos meios digitais.
Isso sem contar na otimização dos processos. Como já mencionamos, com o uso dos chatbots adotar medidas para fortalecer o relacionamento com o cliente não significa sobrecarregar as equipes com mais demandas, pelo contrário. O uso de chatbots vai facilitar a rotina e tornar as tarefas mais rápidas e eficazes. Confira como você pode usar o chatbot para marketing no seu negócio e alcançar ainda mais resultados.
Também conhecido por bot, o chatbot é um software em que é estabelecido diálogo com um usuário humano, mantendo uma linguagem natural. Assim, eles são usados em aplicativos de mensagens, sites e programas digitais para estreitar relacionamentos e possibilitar uma comunicação imediata. É possível criar chatbots integrados com diversas plataformas, como:
Pensando em chatbot para marketing, o assistente virtual oferece diversas possibilidades e integrações para aumentar a interação com seus clientes. Além disso, também tem vários recursos para enviar conteúdos relevantes pelos canais mais utilizados pelo consumidor, e reter usuários com o relacionamento satisfatório entre empresa e cliente.
O propósito principal do uso do chatbot no marketing é converter as oportunidades em vendas e melhorar a experiência do cliente. Porém, como fazer e quais os caminhos é o que vamos te contar a seguir. Saiba como o chatbot para marketing pode ajudar a sua empresa a aumentar as vendas.
Entre as estratégias que o chatbot para marketing pode auxiliar no aumento de vendas é utilizá-lo para fazer os contatos iniciais com clientes em potencial. Por exemplo, você percebeu que um cliente visitou seu site, ou suas redes sociais e fez algum movimento de compra mas não fechou o carrinho, o chatbot pode iniciar um novo diálogo a fim de resgatar esse cliente.
Sabe aquela caixinha de mensagem do lado direito da tela? “Olá, posso te ajudar?”, é exatamente isso que o chatbot para marketing pode fazer. Assim, ele auxilia na comunicação para tirar dúvidas e ainda conversar com novos clientes.
Uma das qualidades do chatbot é a coleta e armazenamento de dados. Dessa forma, uma forma que sua empresa pode utilizá-lo é enviando mensagens para captar informações relevantes para saber mais sobre o lead. As principais dores e necessidades, por exemplo, podem ser alguns dos dados captados.
Com essas informações no banco de dados, você pode direcionar ainda melhor a sua comunicação com este consumidor, oferecendo algo como conteúdos ricos ou descontos exclusivos no produto ou serviço que a empresa comercializa. Assim, a estratégia é começar a personalizar as mensagens e qualificar os leads a cada interação, levando-os diretamente para o fim do funil.
Outra forma de utilizar o chatbot para marketing em busca de melhorar suas vendas é no aumento do engajamento de prospects, leads, e claro, os seus clientes com a sua marca. A proposta é manter um contato como se estivesse conversando com um amigo, gerando proximidade, e dessa forma o consumidor tem uma aproximação e identificação maior com a empresa.
O chatbot permite que você automatize o envio de mensagens de bom dia com frases interativas, mensagens de feliz aniversário e até de comemoração, por exemplo. Tudo isso de forma personalizada de acordo com gostos e preferências do usuário, afinal você tem essas informações no banco de dados. Assim, o chatbot para marketing também é uma ferramenta para incentivar o engajamento com a marca.
Por último e uma das vantagens mais importantes, é usar o chatbot para marketing para o pós-venda e fidelização. Por exemplo, o próprio bot pode entrar em contato com o cliente para enviar uma pesquisa questionando sobre satisfação, produtos, possíveis reclamações ou até mesmo um mimo (quem sabe um desconto para a próxima compra).
Dessa forma, sua empresa demonstra estar disponível para esclarecer quaisquer dúvidas e atenta à experiência do usuário, algo que contribui para a fidelização do consumidor. E o resultado é um ótimo relacionamento com o cliente.
Implementar um chatbot para facilitar a execução da estratégia de marketing é algo que o seu negócio precisa? Aproveite já as vantagens desta tecnologia e incremente suas ações de fidelização do consumidor com praticidade. A gente pode te ajudar nisso!
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