O segundo semestre tem importantes datas para o comércio: Natal, dia das crianças, entre outras. E nos últimos anos, uma celebração tem ganhado força e vem aquecendo as vendas no período entre o dia dos pais e a Black Friday. É o dia 15 de setembro, considerado o Dia do Cliente.

A data fortalece o calendário do segundo semestre e oferece mais oportunidades para estreitar o relacionamento com o consumidor, e claro, vender mais. Inclusive, com um ponto bem positivo! Diferente do dia das mães, das crianças ou dos pais, por exemplo, não é preciso focar apenas em parte do público, basta ser cliente para ser celebrado.

Então, não fique de fora do Dia do Cliente 2022 e aproveite mais uma oportunidade para fidelizar os consumidores e aumentar os resultados. Continue a leitura e confira nossas dicas para começar já seu planejamento de ações.

O que é e porque investir no Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro no Brasil. A data foi criada em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo especialista em Marketing e em Recursos Humanos, João Carlos Rego. A ideia de que os clientes são o maior motor do mercado, responsáveis pela existência de empresas, foi o propósito que levou à criação da data.

O especialista percebeu que deveria homenageá-los, e com isso, escreveu materiais defendendo a ideia e enviou para câmaras e assembleias legislativas de todo o país. Dessa forma, o Dia do Cliente foi entrando no calendário de cidades e estados, até que em 2019 a data foi estipulada pela Câmara Federal.

Desde então, este dia vem ganhando ainda mais popularidade e ajuda a movimentar o mercado em um período que antes, faltava uma data marcante e havia um fluxo de venda menor. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Google Trends, em 2016 houve um aumento de 64% na quantidade de buscas pelo termo ‘Dia do Cliente’ em relação ao ano anterior, com tendência de crescimento para os demais anos.

Diante disso, não dá para deixar de celebrar a data. O consumidor já espera o período e tem expectativas! Sem contar que é uma importante oportunidade para promover ações para satisfazer o cliente, e consequentemente, alcançar a fidelização dele.

Cliente satisfeita durante pagamento de compra para ilustrar dicas de ações para o Dia do Cliente

Dicas de ações para celebrar o Dia do Cliente

Separamos algumas dicas de ações para homenagear e encantar consumidores no Dia do Cliente, e assim ajudar na fidelização e aumentar vendas. Confira:

Ofereça descontos exclusivos

Quem não gosta de bons descontos, não é mesmo? A data é uma oportunidade para oferecer produtos e serviços com valores reduzidos. Que tal preparar uma lista destes itens que estarão em promoção e compartilhar com consumidores da sua base?

No caso das vendas online, oferecer frete grátis é uma ação interessante para o dia. Inclusive, ofertar este benefício possibilita atrelar o desconto na entrega a um valor mínimo de gastos, incentivando que o consumidor encha o carrinho.

Aliás, recado aos e-commerces! Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, aponta que 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet. Esteja pronto para atender os clientes e reforce a equipe em datas comemorativas, como o dia 15 de setembro.

Dê brindes

Oferecer brindes exclusivos também é uma forma de encantar e valorizar os clientes. Para esta ação, é importante planejar com antecedência para preparar o item e ainda, divulgar os brindes para atrair o consumidor para comprar no Dia do Cliente. Neste caso, uma dica é apostar em brindes personalizados com a marca, pois além de presentear o cliente, faz com que ele lembre da marca enquanto utiliza o item.

Promova sorteios

Outra forma de movimentar a data e presentear o consumidor, é promover sorteios de prêmios. Esta opção oferece inúmeras possibilidades de presentes, como cupons promocionais, viagens ou até mesmo itens. O importante é que o prêmio escolhido tenha relação com as preferências do cliente no negócio.

Envie mensagens comemorativas

Aproveite o momento para demonstrar gratidão ao cliente pela confiança no negócio. Vale enviar um e-mail, compartilhar mensagens nas redes sociais ou em aplicativos de conversas. O que não pode acontecer é deixar de expressar carinho e cuidado com ele.

Com isso, o consumidor se sente valorizado e o relacionamento com a marca é estreitado, o que contribui para a fidelização do cliente com o negócio. 

Que tal já preparar e deixar programado um envio ativo de mensagem para sua base de clientes pelo WhatsApp? Você sabe que com o uso da API da plataforma, é possível programar o envio automático, né?

Com ideias na mão, é hora de colocar em prática o planejamento para o próximo dia 15 de setembro, garantir clientes mais satisfeitos e boas vendas!

E além disso, aproveite o momento para aquecer para a Black Friday, e já fazer testes de produtos que estarão em promoção em novembro.

É importante se organizar com antecedência, e assim, garantir a melhor experiência para o cliente.

Nestes períodos em que o fluxo aumenta, também intensifique a atenção ao atendimento. Deixe a equipe preparada para não perder oportunidades. Além disso, conte com a tecnologia para otimizar processos e oferecer retornos com agilidade e efetividade.

Para isso, tenha ferramentas que otimizem, e até mesmo automatize, processos para que colaboradores possam focar em atividades mais complexas. Saiba como uma plataforma de atendimento digital inteligente pode oferecer soluções para negócios de todos os nichos e tamanhos.

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