O cross-selling no WhatsApp é uma estratégia que aumenta o ticket médio da sua empresa, incentivando o cliente a levar mais produtos em sua compra pelo aplicativo de conversas. Diante disso, sabemos que o WhatsApp é bastante utilizado pela população brasileira e o aplicativo, quando usado de forma adequada, abre diversas oportunidades de vendas.
Continue o texto para entender mais sobre como realizar cross-selling no WhatsApp.
As práticas de cross-selling aprimoram a experiência do cliente para incentivá-lo a adicionar produtos complementares em seu carrinho de compras. Também chamado de venda-cruzada, o cross selling também pode atrair consumidores e contribuir para a fidelização de clientes, aumentar as vendas e gerar leads.
Um exemplo muito comum ao vermos o cross-selling no WhatsApp é quando vamos fazer um pedido de sanduíche, seja por meio da conversa com um funcionário, ou pela interação com o WhatsApp, site ou aplicativo, e recebemos a oferta para adquirir o combo de produtos complementares, como refrigerante e um acompanhamento.
Usar cross-selling é uma ação que ajuda a compor uma comunicação mais assertiva com o seu cliente. Podemos observar uma loja de roupas, por exemplo, que junto à calça oferece um cinto e uma blusa para completar o traje, gerando mais vendas.
Cross-selling e up selling são dois termos comuns no meio comercial e muitas pessoas podem confundí-los. Para não errar mais, confira, abaixo, a definição de cada um deles.
Enquanto o cross-selling reúne as práticas que tendem a incentivar o cliente a levar produtos complementares, o up selling é uma estratégia que tem o objetivo de convencer o cliente a levar um produto melhor, com mais funcionalidades.
O WhatsApp é uma das plataformas de comunicação mais utilizadas pelos brasileiros. Em meio a um cenário de mercado competitivo, é fundamental que você use o cross-selling para engajar os clientes, promovendo mais negociações.
O cross-selling, quando usado corretamente, pode melhorar significativamente a experiência do cliente com a sua loja. Logo abaixo, vamos conhecer algumas práticas que contribuem para essa estratégia.
Agora que o cliente já tomou a decisão pelo produto e a compra está garantida, é a hora de você mostrar outros produtos que podem ser adquiridos. Sendo assim, umas das principais vantagens do cross-selling é o aumento da lucratividade e do ticket médio.
Boas práticas de cross-selling vão proporcionar maior satisfação do consumidor, abrindo portas para interações futuras e melhorando o relacionamento com os clientes.
Agora que você conheceu o que é cross-selling e as suas vantagens, está na hora de usar a estratégia de forma mais assertiva. Para isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a implementar essa estratégia no seu WhatsApp.
Além de conhecer o produto que você vende, também é importante saber quais são os gostos e preferências dos seus clientes para sugestões assertivas que opções que eles certamente vão considerar acrescentar na compra.
Pelo WhatsApp, você pode implementar pesquisas de feedback para conhecer mais o seu cliente. Isso vai abrir oportunidades de vendas futuras e melhorar as suas sugestões.
Conhecer as preferências do cliente facilita o atendimento personalizado, construindo um relacionamento com ele e garantindo que as suas necessidades sejam supridas.
Outra maneira de demonstrar que cada cliente é importante para a sua empresa, é usando a linguagem ao seu favor, com algumas frases que reforçam a individualidade de cada pessoa, como “temos uma oferta especial para você”.
Uma das ferramentas que o WhatsApp Business disponibiliza é uma vitrine virtual, que funciona igual a um catálogo. Você pode colocar a imagem de vários produtos com a descrição deles.
Colocar seus produtos à mostra no WhatsApp é uma maneira de atrair a atenção do usuário para novos produtos, aumentando a lucratividade da sua empresa e permitindo que os clientes visualizem mais produtos da sua marca.
Um dos obstáculos que atrapalham as vendas é o abandono do carrinho, que pode acontecer por diversos motivos, sendo um deles a dificuldade de negociar um pagamento ideal.
Para evitar esse problema, tente facilitar o pagamento com mais possibilidades de parcelas ou oferecendo descontos progressivos na compra de mais produtos, por exemplo. É vantagem para o seu cliente e também para você!
Demonstrar cuidado com o seu cliente é essencial para fortalecer a sua relação com ele, incentivando que ele se sinta querido pela empresa e volte a negociar com você. E um dos modos de valorizar o pós-venda é o envio de mensagens personalizadas no WhatsApp do cliente, agradecendo a compra e sugerindo outros produtos que possam ser do interesse dele.
A tecnologia é uma grande aliada para facilitar e tornar mais rápidos os processos que fazemos na rotina da nossa empresa, como captação de leads, atendimentos, pagamentos, cobranças, entre outros.
Automatizar os processos pode otimizar o seu tempo e tornar o seu dia a dia mais prático, simplificando o cross-selling ao enviar mensagens automáticas de pós-venda, por exemplo.
Quando um usuário envia uma mensagem, ele deve ser atendido de prontidão para evitar que ele perca o interesse pela compra. Uma solução é automatizar o atendimento no WhatsApp, viabilizando o atendimento todos os dias, a qualquer hora.
Além disso, automatizar o atendimento no WhatsApp potencializa o cross-selling e fornece várias vantagens que aprimoram a experiência do consumidor com a marca, promovendo mais satisfação nas vendas e conquistando novos clientes.
Veja aqui como o chatbot no WhatsApp ajuda a melhorar o seu negócio.
Acima, você conferiu algumas dicas para utilizar a estratégia de cross-selling na sua empresa. Uma forma prática de executar as tarefas que explicamos é com o uso da tecnologia.
A API do WhatsApp é uma versão para empreendimentos que permite a implantação de várias funcionalidades que fornecem um melhor atendimento ao cliente. Clique aqui e saiba mais sobre essa versão do aplicativo.
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